História do Videogamer7

Os mascotes da SEGA antes do Sonic

A empresa tentou emplacar diversos personagens para representá-la

Quando falamos o nome “SEGA” associamos ao seu mascote: Sonic The Hedgehog. Ao contrário do que acontece com muitas séries, o azulão foi pensado desde o início em ser um grande sucesso e, felizmente, caiu “nas graças” do público e é uma das séries mais fortes comercialmente do mundo dos games. No entanto, antes da chegada do azulão, houve outros personagens que representaram a empresa.

Apesar de não oficialmente, o primeiro personagem considerado um mascote para a empresa é o coelho antropomórfico chamado “Professor Asobin“, que aparecia em praticamente todos os manuais dos jogos do SG-1000, um protótipo do Master System que ficou restrito ao mercado japonês. Os manuais dos jogos de 1983 tinham uma imagem do Asobin e um balão onde ele dava dicas referente ao game adquirido.

Os mascotes da SEGA antes do Sonic
Professor Asobin fez uma participação especial no manual japonês do Sonic Mania

No ano seguinte, o professor Asobin foi substituído temporariamente pelo “Dr.Games“, que tinha o mesmo propósito, mas com feições humanas. No entanto, ele ficou apenas alguns meses aparecendo nos manuais e, posteriormente, a SEGA retornou com o coelho, provavelmente pelo público considerá-lo mais carismático.

Dr.Games é um personagem bastante obscuro, já que ficou poucos meses aparecendo nos manuais, e nunca apareceu fora do Japão.

Já o primeiro mascote oficial da empresa veio em 1986 e se chamava “Opa-Opa“, o protagonista dos jogos de Fantasy Zone. A ideia era “alavancar” o nome da empresa e ter um personagem que logo remetesse ao nome SEGA. Apesar do game fazer sucesso nos arcades devido aos gráficos coloridos e jogabilidade bem trabalhada, o mascote em si não era considerado “forte o suficiente” para representar a marca. Poucos meses depois ele foi substituído por alguém muito conhecido de nós brasileiros: Alex Kidd.

O game que veio a se tornar o Alex Kidd in Miracle World teve seu desenvolvimento iniciado em 1984 e o objetivo era ser um jogo para Master System baseado no mangá de Dragon Ball, que na época estava “dando seus primeiro passos”, mas já era famoso no Japão. Ao longo de desenvolvimento, a licença expirou e a SEGA não conseguiu renová-la, necessitando que o projeto fosse modificado para ter personagens originais. Tanto Dragon Ball quanto o Alex Kidd se baseiam no conto histórico chinês “Jornada ao Oeste”.

Lançado em novembro de 1986 para o Master System, o Alex Kidd in Miracle World foi sucesso de público e crítica, recebendo notas bem altas das revistas de videogame da época. Os principais elogios iam para aos gráficos, considerados excelentes para o Master, o carisma do protagonista e o desafio considerado “na medida”. O game também rendeu sucesso comercial e originou algumas sequências.

Curiosamente, cada jogo estrelado pelo personagem é dramaticamente diferente um do outro, com exceção do “Enchanted Castle” lançado em 1989 para Mega Drive que é considerado a sequência direta de “Miracle World”.

Após quase 30 anos sem um jogo inédito, a SEGA surpreendeu a todos ao lançar o remake Alex Kidd in Miracle World DX em 2019.

Apesar de o personagem e dos jogos serem relativamente bem sucedidos, o presidente da SEGA japonesa na época, Hayao Nakayama, acreditava que o personagem era “parecido demais” com o Mario e que não era forte o suficiente para representar a marca, precisando ser substituído por um jogo e um personagem que vendesse, ao menos, um milhão de cópias no recém lançado Mega Drive. Foi aí que começou o desenvolvimento do mascote definitivo da empresa: Sonic the Hedgehog.

Vale dizer que “Toejam & Earl foram cogitados para serem mascotes da empresa também, mas acabaram sendo descartados por Nakayama por serem “americanos demais”, e ele queria um personagem com apelo mais global.

Os mascotes da SEGA antes do Sonic
Toejam e Earl foram cogitados como mascotes, mas descartados por serem “americanos demais”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!