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Por que o CS:GO continua sendo uma disciplina extremamente popular

Em agosto do ano passado, o Counter-Strike: Global Offensive, da Valve, completou 10 anos. A disciplina de tiro em primeira pessoa continua a evoluir, e sua cena de esportes eletrônicos está em sua melhor forma, mostrando impressionantes números para os fãs e players do mercado. Neste artigo, vamos analisar as razões por trás da popularidade deste jogo de idade bastante avançada.

Estatísticas atualizadas

Durante todo o tempo em que o CS:GO existe, as equipes de esports competiram por mais de $ 116.152.082 em prêmios, o que é o segundo maior número no cenário dos esportes eletrônicos. Ao todo, o calendário do CS:GO contabiliza quase 7000 torneios, dos quais 498 foram realizados em 2022, e os principais campeonatos de CS:GO podem ser encontrados no site SiteCS.

O maior prêmio já oferecido foi distribuído durante o PGL Major Stockholm 2021, quando as equipes lutaram por $ 2.000.000. Curiosamente, a partida mais popular em termos de visualizações foi a final do mesmo torneio entre NAVI e G2, que foi assistida por 2.748.434 espectadores.

Sucesso na simplicidade

A chave para o sucesso e a popularidade do CS:GO foi a simplicidade do seu processo de jogo. Duas equipes de 5 jogadores lutam em diferentes mapas, e a vitória é alcançada sob condições bastante simples. Parece que atirar com diferentes armas e plantar ou desarmar bombas funciona com o princípio de ser fácil de aprender, mas difícil de dominar.

O jogo é acessível tanto em termos de jogabilidade quanto de visualização de partidas. Em alguma disciplina MOBA, o espectador desatento terá dificuldade em entender o que está acontecendo na tela por um longo período, enquanto no CS:GO, o espectador já entenderá os principais aspectos do jogo após alguns rounds.

Status icônico da série

A série de jogos Counter-Strike teve origem como uma modificação do Half-Life, mas depois se tornou um jogo independente. A versão beta do Counter-Strike foi lançada em 1999, e o Counter-Strike 1.6 mais famoso foi lançado em 2003. Existem várias partes da série, tanto para um jogador quanto para vários jogadores, mas os icônicos são o Counter-Strike 1.6, o Counter-Strike: Source e o Counter-Strike: Global Offensive. Os mais populares são CS 1.6 e CS:GO. Originalmente, o jogo era distribuído com base em pagamento, mas em 2018, o projeto mudou para um modelo gratuito.

Abordagem da Valve para eSports no CS:GO

No entanto, não basta lançar um bom jogo para torná-lo uma disciplina de eSports popular e bem-sucedida a longo prazo. A abordagem utilizada para construir e desenvolver a cena de eSports na disciplina também é importante.

A Valve sempre foi conhecida por sua abordagem única para o desenvolvimento de eSports em sua própria disciplina de tiro. Os desenvolvedores soltaram sua criação para navegar livremente, observando de lado e organizando dois torneios Major por ano com a ajuda de operadores de torneios externos. Grande parte dos eSports no CS:GO é desenvolvida pelos esforços de operadores de torneios externos. No estado atual, o segmento de eSports está sendo desenvolvido pelos esforços de empresas como BLAST, ESL, WePlay e muitas outras.

Conclusão

O CS:GO deve sua popularidade à sua simplicidade, acessibilidade, abordagem correta da Valve, que se baseia no interesse financeiro de terceiros com o mínimo de interferência dos desenvolvedores, bem como à longa história da franquia. Não há razão para acreditar que o CS:GO será esquecido em um futuro próximo. Pelo contrário, o jogo continua a crescer, atraindo novos patrocinadores, lançando novo conteúdo e fornecendo uma experiência emocionante para jogadores e espectadores.

Sammy Anderson

Fundador do GameHall e produtor do programa Versus.

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