r7Tops

Os 10 melhores clássicos de fliperama da Capcom que você precisa conhecer

A Capcom é uma das pioneiras no mundo dos jogos eletrônicos, com uma história que remonta a décadas e inclui uma ampla variedade de títulos lançados em consoles e arcades, também conhecidos como fliperamas. Seu legado é marcado por inúmeras contribuições para a indústria, desde jogos de luta até aventuras de ação e survival horror.

Neste contexto, decidimos elaborar um Top 10 que celebra alguns dos clássicos lançados pela Capcom nos saudosos fliperamas. Optamos por destacar alguns títulos menos conhecidos, deixando de lado os óbvios, para oferecer uma perspectiva mais abrangente e diversificada do catálogo da empresa.

Acompanhe-nos nesta jornada e descubra os tesouros escondidos nos corredores dos fliperamas da Capcom!

1942

Um dos primeiros sucessos da Capcom, foi lançado originalmente para as máquinas devoradoras de fichas em 1984 e ganhou várias versões em plataformas caseiras assim como sequências. Acompanhando a tendência da época em jogos de nave horizontais, 1942 tem como cenário a Segunda Guerra Mundial (e não conflitos espaciais futuristas), onde o jogador pilota um avião conhecido como o “Super Ace” – mas com aparência inspirada no modelo do caça bimotor norte-americano Lockheed P-38 Lightning.

Ghosts ‘n Goblins

Em 1985 a Capcom lançou outra grande sucesso: Ghosts ‘n Goblins. O jogo de plataforma tem como protagonista o cavaleiro chamado Sir Arthur, que deve derrotar zumbis, ogros, demônios e outras criaturas demoníacas para salvar a sua amada que foi raptada pelo próprio Satanás, rei do submundo. Em 1988 a empresa lançou a sequência Ghouls ‘n Ghosts, que se tornou ainda mais popular do que o antecessor, ambos conhecidos pelo seu alto grau de desafio. Arthur ainda apareceu em vários games de luta da série versus.

Commando

Também de 1985, Commando popularizou o gênero run & gun (correr e atirar) com visão aérea e deslocamento vertical, onde o jogador comanda um soldado contra um exército inimigo e com ação intensa. Sua sequência, Mercs, também foi um grande sucesso em 1989.

Black Tiger

Lançado em 1987, foi um dos primeiros games ambientados em um universo de fantasia medieval da companhia japonesa, onde o jogador assume o controle de um guerreiro que deve restaurar a paz em seu reino. O estilo plataforma e gameplay são semelhantes ao de Castlevania, da Konami.

Strider

Strider foi lançado em 1989 e conquistou muitos fãs ao apresentar um ninja do futuro em um jogo de plataforma 2D. O título ganhou versões caseiras em plataformas da época, em especial o Mega Drive, onde fez um grande sucesso. Além disso, o personagem principal apareceu em vários games de luta da empresa, como Marvel vs Capcom, entre outros.

Magic Sword

Em 1990 chegava mais um arcade de fantasia e plataforma 2D, onde o herói deve subir em uma gigantesca torre mística e acabar com as hordas de monstros para salvar o mundo. Até dois jogadores podem jogar juntos.

The King of Dragons

Lançado em 1991, The King of Dragons é um beat-‘em-up com elementos de RPG ambientado em um universo de fantasia medieval, com fortes inspirações no mundo de Dungeons & Dragons. Até três jogadores podem jogar cooperativamente e escolher entre cinco personagens diferentes (Fighter, Dwarf, Elf, Cleric e Wizard).

Knights of the Round

A Capcom gostava do gênero fantasia medieval e em 1991 lançou mais um título, Knights of the Round, que é baseado na lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda – basicamente o Golden Axe (1989, Sega) da Capcom. Também apresenta muita pancadaria 2D com elementos de RPG e até três jogadores podem se ajudar simultaneamente.

Dungeons & Dragons: Tower of Doom

Com tantos jogos de fantasia medieval, é claro que não poderia faltar um Dungeons & Dragons nesta lista. Tower of Doom foi lançado em 1993 misturando a fórmula de sucesso beat ‘em up + RPG, com a possibilidade de até quatro jogadores simultâneos na tela. Ganhou uma sequência em 1996, também muito elogiada, chamada Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara – um dos últimos arcades de plataforma 2D lançado pela Capcom.

Alien vs. Predator

E para finalizar a nossa lista o beat ‘em up de 1994 Alien vs. Predator. A Terra foi invadida pelos terríveis Aliens, sendo que um grupo de humanos lutam contra eles. Buscando diversão e novas caçadas, um grupo de Predadores ajuda os humanos a dizimar o bichos mortais. Até três jogadores podem entrar na caçada juntos, escolhendo entre quatro personagens (dois humanos e dois Predadores).

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!