GamesNotíciasr7

Xbox considerou comprar Sega, Bungie, Crytek e outros estúdios

Documentos da batalha judicial entre a Microsoft e a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos trouxeram algumas informações interessantes sobre quais estúdios a Microsoft estava interessada em comprar, com o principal deles sendo a Sega.

Um documento interno do Xbox enviado como evidência no julgamento mostra a estratégia de aquisição da empresa em maio de 2021. O documento começa recomendando várias aquisições para preencher lacunas de conteúdo percebidas no desenvolvimento de jogos mobile, assim como “franquias com comunidades fortes e envolvimento profundo” e “franquias casuais, sociais e intergeracionais.”

A Microsoft criou uma lista com 100 desenvolvedoras em potencial com base em diversos critérios, depois a reduziu para oito candidatos finais para tentar comprar:

  • Thunderful
  • Supergiant Games
  • Niantic
  • Playrix
  • Zynga
  • Bungie
  • IO Interactive
  • Scopely

Outras desenvolvedoras que quase foram incluídas nesta lista são Behaviour Interactive, Housemarque (comprada pela Sony em 2021), Remedy Entertainment, Larian Studios, Rebellion, Crytek, People Can Fly, Playdead e Paradox Interactive.

Entretanto, a Microsoft ficou bem próxima de uma desenvolvedora em especial, no caso a Sega.

De acordo com um e-mail que foi usado como evidência no julgamento, o chefe do Xbox, Phil Spencer, pediu aprovação para a diretora financeira, Amy Hood, e o CEO, Satya Nadella, para se aproximar da Sega e comprar seus estúdios de jogos.

O gerente geral, David Hampton, respondeu o e-mail dizendo “Game on”, aprovando a ideia.

O e-mail é de novembro de 2020, então não sabemos por que, quando ou mesmo se o plano de Spencer de comprar a Sega fracassou. Podemos supor com base no perfil que a Microsoft compilou sobre a Sega, que ela viu o investimento que a coreana Nexon fez na empresa como um elemento complicador no processo, bem como complicações de outras verticais de negócios da Sega.

Além disso, conforme apontado por Genki_JPN no Twitter, a própria Microsoft reconhecia que não era claro se a Sega Sammy estaria disposta a abrir mão de sua divisão de jogos, já que ela representa cerca de metade da receita da empresa e que um acordo com ela seria bastante complexo.

A apresentação inclui detalhes de 17 empresas (e possivelmente uma 18ª, com o texto disso todo censurado) que a Microsoft estava considerando seriamente em comprar, incluindo discussões sobre seus próximos jogos, riscos envolvidos e outros fatores.

Via IGN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!