Documentos da batalha judicial entre a Microsoft e a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos trouxeram algumas informações interessantes sobre quais estúdios a Microsoft estava interessada em comprar, com o principal deles sendo a Sega.
Um documento interno do Xbox enviado como evidência no julgamento mostra a estratégia de aquisição da empresa em maio de 2021. O documento começa recomendando várias aquisições para preencher lacunas de conteúdo percebidas no desenvolvimento de jogos mobile, assim como “franquias com comunidades fortes e envolvimento profundo” e “franquias casuais, sociais e intergeracionais.”
A Microsoft criou uma lista com 100 desenvolvedoras em potencial com base em diversos critérios, depois a reduziu para oito candidatos finais para tentar comprar:
- Thunderful
- Supergiant Games
- Niantic
- Playrix
- Zynga
- Bungie
- IO Interactive
- Scopely
Outras desenvolvedoras que quase foram incluídas nesta lista são Behaviour Interactive, Housemarque (comprada pela Sony em 2021), Remedy Entertainment, Larian Studios, Rebellion, Crytek, People Can Fly, Playdead e Paradox Interactive.
Entretanto, a Microsoft ficou bem próxima de uma desenvolvedora em especial, no caso a Sega.
De acordo com um e-mail que foi usado como evidência no julgamento, o chefe do Xbox, Phil Spencer, pediu aprovação para a diretora financeira, Amy Hood, e o CEO, Satya Nadella, para se aproximar da Sega e comprar seus estúdios de jogos.
O gerente geral, David Hampton, respondeu o e-mail dizendo “Game on”, aprovando a ideia.
O e-mail é de novembro de 2020, então não sabemos por que, quando ou mesmo se o plano de Spencer de comprar a Sega fracassou. Podemos supor com base no perfil que a Microsoft compilou sobre a Sega, que ela viu o investimento que a coreana Nexon fez na empresa como um elemento complicador no processo, bem como complicações de outras verticais de negócios da Sega.
Além disso, conforme apontado por Genki_JPN no Twitter, a própria Microsoft reconhecia que não era claro se a Sega Sammy estaria disposta a abrir mão de sua divisão de jogos, já que ela representa cerca de metade da receita da empresa e que um acordo com ela seria bastante complexo.
Microsoft themselves say that it is unclear that SEGA Sammy would be willing to divest its gaming division as it represents about half their income and that such a deal would be very complex. https://t.co/0R851NTI7O
— Genki✨ (@Genki_JPN) June 27, 2023
A apresentação inclui detalhes de 17 empresas (e possivelmente uma 18ª, com o texto disso todo censurado) que a Microsoft estava considerando seriamente em comprar, incluindo discussões sobre seus próximos jogos, riscos envolvidos e outros fatores.
Via IGN