Uma das franquias mais únicas da Bandai Namco é, sem dúvidas a “.Hack“, uma série de games de RPG de ação desenvolvida pela CyberConnect2 e que muitos de seus games possuíam um “jogo dentro do jogo”, já que há um mundo ficcional de MMORPG chamado “The World” que paradoxalmente não necessitava que o jogador conectasse a internet. Além disso, os jogadores também podem transferir personagens e dados entre os jogos da série, e cada game também vem com um DVD extra contendo um episódio do anime .hack//Liminality. No entanto, você já se perguntou da onde vem tanta inovação?
O desenvolvimento começou no início dos anos 2000 e a ideia, desde o princípio, era criar um produto bastante diferente de tudo que havia no mercado até então. O presidente da CyberConnect2, Hiroshi Matsuyama, foi o responsável em desenvolver o conceito das série. A ideia era fazer algo “maluco” mesmo, e várias ideias foram pensadas, incluindo a derrota de dragões sendo um ladrão na cidade de Londres, mas eventualmente eles chegaram ao conceito de um jogo que fosse ao mesmo tempo online e offline.
Matsuyama disse que isso daria a oportunidade para que os jogadores mais novos tivessem a oportunidade de jogar o título sem precisar fazer uma assinatura mensal ou sem precisa de boas conexões com a internet, algo que era relativamente raro no início dos anos 2000. Na época, os desenvolvedores estudaram vários MMORPGs contemporâneos, como o Phantasy Star Online, Ultima Online e Final Fantasy XI, enquanto o mundo sofreu inspiração de Neon Genesis Evangelion e Ghost in the Shell. O fato de ter um jogo dentro do jogo, o The World, cria uma situação de história que leva o jogador mais profundamente no enredo.
Desde o começo do desenvolvimento, a série .Hack foi idealizada para ser quatro jogos que iriam contar a história de quatro mangás. Matsuyama então deu a ideia de transferir os dados entre os quatro jogos da série, já que isso daria um senso dramático dentro da história do jogo e faria com que os jogadores investissem na narrativa. Além disso, os jogos também foram desenvolvidos em paralelo com outros produtos, como o caso do anime .hack//Sign, que passava na televisão, e o já citado .hack//Liminality, que é um OVA que conta os eventos dentro dos games. Já os japoneses que comprassem os quatro games eram presenteados com o .hack//gift, um OVA que faz uma paródia com a série .hack.
As ideias tão inovadoras acabaram rendendo sucesso comercial. E os games da série Hack ultrapassaram 1.73 milhão de cópias.