Chefe do Xbox no Japão renuncia ao cargo por baixas vendas do Xbox One

JAPAN US GAMES XBOX

A coisa anda feia pro Xbox One. Apesar do console estar conseguindo uma boa quantidade de vendas mundialmente, ainda está atrás do PlayStation 4 (que tem potencial para vencer a nova geração de consoles) e no Japão a situação está bem periclitante. Segundo o Eurogamer, Takashi Sensui, que chefiava as equipes do Xbox no Japão, renunciou ao cargo. Sensui ainda permanecerá na Microsoft, mas irá trabalhar nos escritórios da empresa nos EUA.

A notícia veio junto com mais divulgação de dados de vendas de consoles por lá. As vendas do console estão muito baixas por lá. Desde que o Xbox One foi lançado em setembro, venderam até agora 38.461 unidades, e a maioria delas (23.562) foram vendidas nos primeiros 4 dias de lançamento, se tornando o pior desempenho de um console doméstico nos últimos anos. Para efeito de comparação, o Nintendo Wii-U vendeu cerca de 308 mil unidades (em 2 dias) e o PlayStation 4 vendeu 322 mil em 2 dias, e segundo o Media Create (via NeoGAF) apenas esta semana o console vendeu 776 unidades, enquanto que o PS4 vendeu 12.4 mil e o Wii-U vendeu 9.6 mil.

Já a Famitsu comentou que o cargo agora ficará com o Takahasi Minami, que entrou recentemente na empresa após ter trabalhado por 25 anos na Sony.

A questão dos consoles no Japão é sempre complicada. Com os celulares ganhando mais potência, aliado a questão das conexões de internet serem bem rápidas, o mercado de jogos de celulares no Japão está ficando cada vez mais forte e com mais faturamento a cada ano. Produtoras tradicionais japonesas como a Square-Enix está investindo muito nessa área, já que o custo para desenvolver um game para celular é muito mais baixo que o jogo de um console tradicional, fora a questão dos portáteis, onde muitos compraram Nintendo 3DS e o PS-Vita, mas por lá o 3DS que consegue dar as caras de maneira melhor, ainda mais com jogos como Monster Hunter, Pokémon e o Super Smash Bros, que vendeu muito bem na versão para o 3DS em outubro. Outra questão é que o Xbox One, apesar de ser um console poderoso, não tem tantos atrativos para adquirir ele. Tem poucos jogos exclusivos e apenas recentemente que alguns dos melhores jogos multiplataforma foram lançados, como o Destiny, Assassin’s Creed Unity, Call of Duty: Advanced Warfare, entre outros.

Rodrigo Flausino

Editor de conteúdo do GameHall e do Select Game e desenvolvedor de softwares nas horas vagas. Meio ranzinza de vez em quando, mas é gente boa. Vivia reclamando. Gamer quase hardcore. Tem um PS3, um PlayStation 4 e um PC razoável que roda a maioria dos games atuais!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!