Share Button

por Márcio Alexsandro Pacheco

O MMORPG “Dofus” vem encantando jogadores desde 2004 (mas só chegou ao Brasil em 2008), lançado pela produtora francesa Ankama Games. O jogo fez um enorme sucesso que dura até os dias atuais, feito totalmente em flash, o seu maior charme é ter um visual 2D em estilo anime/mangás e uma mecânica semelhantes a clássicos da geração 16 e 32 Bits, como “Shining Force” e “Final Fantasy Tactics“. Basta clicar aqui para visitar o site oficial e fazer o registro do jogo.

confira o trailer do game abaixo

A história se passa em um universo mágico e medieval conhecido como “O Mundo dos Doze“, lugar onde se encontram escondidos seis ovos de um poderoso Dragão, nomeados de “Dofus“. Quando unidos, os ovos mágicos irão conceder um poder inimaginável ao seu portador, e por isso, por vários séculos, aventureiros buscam as relíquias em busca de poder e glória, mas ninguém sabe ao certo os seus paradeiros. O povo passa por conflitos internos, e além disso, estranhas criaturas e monstros apareceram por toda parte espalhando o caos entre o povo.

É com essa premissa que o jogador começa a sua aventura. Já no início  podemos escolher entre 15 personagens diferentes, que são divididos em classes e com 22 profissões, dentre as quais o jogador pode escolher e aprimorar três. A customização de personagens é bem limitada, podendo escolher o sexo do personagem, mudar o estilo do seu rosto e as cores de suas vestimentas, pele e cabelos. O jogo está totalmente em português, o que facilita seguir os tutoriais que aparecem nos primeiros minutos de jogo.

Seguindo o estilo tradicional dos jRPGs, “Dofus” possui um visual 2D super colorido, com uma perspectiva isométrica em terceira pessoa. O seu sistema de batalha é baseado em turnos estratégicos, individuais ou em grupos, em que as ações dos personagens são demarcados por quadrados no mapa, como um tabuleiro. Cada personagem possui um número de movimentos (PM) e de ação (PA) que podem realizar durante as batalhas. Ao derrotar inimigos ou completar quests (missões), ganha-se pontos de experiência para subir de nível, e assim evoluir o personagem, deixando-o mais poderoso. Ao ganhar novos níveis, novas habilidades, magias e equipamentos são desbloqueados.

Dofus” oferece variadas missões e calabouços (dungeons) para o jogador se aventurar em busca de pontos de experiência e outras recompensas, além de um mundo com vastas regiões para explorar e possibilidades sociais com outros jogadores como entrar em guildas, formar alianças, criar mascotes e usar um sistema mercante de compras e vendas com a sua própria economia e dinheiro, o “Kamas”.

Desde o seu lançamento “Dofus” já teve mais de 25 milhões de contas criadas, com cerca de 500 mil assinantes ativos em mais de 40 servidores, sendo dois deles brasileiros. O jogo já passou por vários aprimoramentos e extensões, sendo a mais recente a 2.24, disponibilizada em outubro de 2014 com várias novidades. O sucesso foi tanto que o game já passou para outras mídias, como uma série animada de 52 episódios, uma série de mangá e uma animação para os cinemas, prometida para estrear em 2015. Além disso, gerou dois filhotes, o “Dofus Arena”, focado em PvP, e o “Wakfu“, inspirado no mesmo universo, mas mil anos depois.

Valer lembrar que “Dofus” possui dois sistemas de subscrição: um free-to-play, em que os jogadores ficam em uma zona restrita e com um nível que vai apenas até o 70. O acesso a demais modalidades do jogo também são limitados, como os calabouços, a não possibilidade de utilizar montarias, entrar em guildas e acessar o PvP (jogador versus jogador). Já para os assinantes toda a game de possibilidades no jogo estão disponíveis, inclusive chegar até o nível 200, o máximo do jogo.

Finalizando, se você procura ou está com saudades dos antigos RPGs estratégicos em turno, “Dofus” foi feito sob medida para você. Com um visual 2D nostálgico e charmoso, uma mecânica simples que usa apenas o mouse e menu com ícones, ele é bem interessante, sempre recebendo atualizações e expansões para agradar os seus fãs. O único ponto negativo é a sua limitação para jogadores que não são assinantes, mas para quem está conhecendo agora, vale a uma conferida!