Share Button
Clique na imagem para desfrutá-la em tamanho original

 

Nada se cria, tudo se transforma

Pop Chart Lab apresenta este excelente infográfico para pré-venda, estilo “árvore genealógica“, traçando a história e evolução completa dos controles de videogame.

Da mesma forma que os consoles evoluíram desde o seu surgimento, os controles e formas de se jogar também foram desenvolvendo com o passar do tempo. O controle é o objeto que separa e integra o jogador ao mundo virtual, e sem dúvida é uma das partes mais importantes do console. Se o design do controle nos faz sentir como se fosse uma extensão do nosso corpo, a experiência se torna mais divertida. Se o desenho do controle é “desajeitado“, difícil, ou doloroso de manusear, independente do estilo de jogo, tudo pode ir por água abaixo.

Com o tempo, é claro que os controles tiveram que se adaptar por reformas completas, mas de certa forma, eles não deixaram sua essência e originalidade para trás e muito menos perderam seu principal objetivo que é proporcionar a interação com o mundo virtual.

A imagem mostra uma linha do tempo 19582013, apresentando 179 espécies e 12 gêneros de controles em sete décadas da história dos videogames. Desde os antigos controles do primeiro videogame, Tennis 1958 For Two (computador analógico com visor osciloscópio), até o mais moderno revelado,  DualShock 4 do PlayStation 4.

A ilustração inclui todos os tipos de controle de todos os consoles: gamepads (direcional em cruz com botões de ação), joysticks (que possuem analógico), paddles (que apresentam botão giratório), handhelds (portáteis), até os avançados sistemas de captura de movimento.

O infográfico já está disponível para a pré-venda com o valor de US$ 29 e tamanho de 27″ x 39″, será lançado segunda-feira 22 de abril. Cada impressão é numerada e assinada pelos artistas, e vem embalado em um pacote customizado da “Pop Chart Lab Test Tube“.