GamesNotíciasr7

Metal Gear Solid 4 rodava perfeitamente no Xbox 360, diz produtor

O produtor assistente de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Ryan Payton, disse no livro The Ultimate History of Video Games Vol 2, de Steven L Kent, que o jogo rodava perfeitamente no Xbox 360, mas o formato de disco usado no console da Microsoft impediu que ele fosse lançado lá, com ele alegando que não havia um contrato de exclusividade com a Sony para lançar o jogo somente no PS3.

Payton disse que em um dado momento a Konami montou uma equipe dedicada a ver se o jogo poderia ser portado para Xbox 360.

“Apesar de quão oprimidos meus colegas estavam com o desenvolvimento no PS3, a maioria deles ainda eram fãs hardcore da Sony e não eram a favor de gastar recursos em tal teste”, explica Payton no livro. “Eles acreditavam que Metal Gear Solid 4 pareceria e rodaria de forma terrível no hardware mais antigo e inferior da Microsoft”.

“Em um dia fatídico, a equipe de P&D da Konami organizou uma reunião onde pudemos ver os frutos de seu trabalho – Metal Gear Solid 4 rodando lindamente e sem problemas em um Xbox 360.”

De acordo com Payton, embora o port fosse possível em um ponto de vista técnico, não era viável no ponto de vista físico.

Os jogos de PS3 utilizavam discos BD-ROM (Blu-ray) com capacidade de armazenamento de até 54GB, enquanto que os jogos de Xbox 360 vinham em discos DVD-ROM nos quais cabiam somente 8,4GB. Com isso, Metal Gear Solid 4 no console da Microsoft iria requerir diversos discos, algo que a Konami não estava disposta a fazer.

Curiosamente, o então presidente e CEO da Sony, Jack Tretton, disse na época que “Metal Gear Solid 4 não é apenas exclusivo do PS3, ele é possível somente no PS3 graças, em parte, ao Blu-ray”.

Recentemente a Konami anunciou o remake de Metal Gear Solid 3 para PS5, Xbox Series e PC juntamente com a Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1, que contém os jogos Metal Gear Solid 1-3 assim como Metal Gear e Metal Gear 2.

Falando um pouco mais sobre Metal Gear Solid 4, ele continua sendo exclusivo do PS3 até hoje. Resta saber se a Konami pretende lançá-lo em outras plataformas em uma suposta Master Collection Vol. 2, agora que o problema envolvendo o número de discos não existe mais.

Via VGC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!