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Nvidia apresenta nova tecnologia DLSS 3 com desempenho até 4x melhor

A Nvidia anunciou nesta terça (20) o DLSS 3, um multiplicador de desempenho movido a inteligência artificial que inicia uma nova era de renderização neural da Nvidia RTX para jogos e softwares.

O DLSS 3 tira proveito das técnicas de super-resolução aceleradas por IA da empresa para oferecer excelente qualidade de imagem e até 4x o desempenho da renderização por força bruta, além da capacidade de resposta rápida nos jogos.

“DLSS é uma das nossas melhores invenções e tornou possível o Ray Tracing em tempo real. O DLSS 3 é outro salto quântico para jogadores e criadores”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “Nosso trabalho pioneiro em renderização neural via RTX abriu um novo universo de possibilidades no qual a IA desempenha um papel central na criação de mundos virtuais.”

O DLSS 3 foi confirmado nas novas placas GeForce RTX 4090 e RTX 4080 e já está recebendo amplo suporte do ecossistema de jogos, com mais de 35 jogos e aplicativos integrando a tecnologia.

Mais detalhes abaixo, via Nvidia.

Alimentado por Tensor Cores de quarta geração e por um novo acelerador de fluxo óptico nas GPUs GeForce RTX 40 Series, o DLSS 3 é a mais recente iteração da aclamada tecnologia Deep Learning Super Sampling da empresa e apresenta um novo recurso chamado Optical Multi Frame Generation.

A Optical Multi Frame Generation gera quadros inteiramente novos, em vez de apenas pixels, proporcionando aumentos de desempenho surpreendentes. O novo acelerador de fluxo óptico incorporado à arquitetura Nvidia Ada Lovelace analisa duas imagens sequenciais no jogo e calcula dados de vetor de movimento para objetos e elementos que aparecem no quadro, mas não são modelados por vetores de movimento de mecanismo de jogo tradicionais. Isso reduz drasticamente as anomalias visuais quando a IA renderiza elementos como partículas, reflexos, sombras e iluminação.

Pares de quadros de super-resolução do jogo, juntamente do motor gráfico e de vetores de movimento de fluxo óptico, são então alimentados em uma rede neural convolucional que analisa os dados e gera automaticamente um quadro adicional para cada quadro renderizado pelo jogo – algo inédito na renderização de games em tempo real. A combinação dos quadros gerados por DLSS com os quadros de super-resolução DLSS permite que o DLSS 3 reconstrua sete oitavos dos pixels exibidos com IA, aumentando as taxas de quadros em até 4x em comparação com quando a tecnologia está desativada.

Como a geração de quadros DLSS é executada como um pós-processamento na GPU, ela pode aumentar as taxas de quadros mesmo quando o jogo tem um “gargalo” pela CPU. Para jogos limitados na CPU, como aqueles que exigem muita física ou envolvem mundos grandes, o DLSS 3 permite que as GPUs GeForce RTX da série 40 renderizem o jogo em até duas vezes a taxa de quadros do que a CPU é capaz de processar o jogo.

As integrações DLSS 3 também incorporam a tecnologia Nvidia Reflex, que sincroniza a GPU e a CPU, garantindo ótima capacidade de resposta e baixa latência do sistema.

Desenvolvedores de jogos já utilizam DLSS 3. A tecnologia estará presente, em breve, em mais de 35 jogos e aplicações

O poder revolucionário do DLSS 3 é uma benção para desenvolvedores de jogos que desejam expressar sua visão artística. A tecnologia está chegando aos motores gráficos mais populares do mundo, como Unity e Unreal Engine.

O DLSS 3 também recebeu apoio de muitos dos principais desenvolvedores de jogos do mundo, com mais de 35 jogos e softwares anunciando suporte à tecnologia, incluindo:

– A Plague Tale: Requiem
– Atomic Heart
– Black Myth: Wukong
– Bright Memory: Infinite
– Chernobylite
– Conqueror’s Blade
– Cyberpunk 2077
– Dakar Rally
– Deliver Us Mars
– Destroy All Humans! 2 – Reprobed
– Dying Light 2 Stay Human
– F1 22
– F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch
– Frostbite Engine
– HITMAN 3
– Hogwarts Legacy
– ICARUS
– Jurassic World Evolution 2
– Justice
– Loopmancer
– Marauders
– Microsoft Flight Simulator
– Midnight Ghost Hunt
– Mount & Blade II: Bannerlord
– Naraka Bladepoint
– NVIDIA Omniverse
– NVIDIA Racer RTX
– PERISH
– Portal With RTX
– Ripout
– S.T.A.L.K.E.R 2: Heart of Chornobyl
– Scathe
– Sword and Fairy 7
– SYNCED
– The Lord of the Rings: Gollum
– The Witcher 3: Wild Hunt
– THRONE AND LIBERTY
– Tower of Fantasy
– Unity
– Unreal Engine 4 & 5
– Warhammer 40,000: Darktide

Como o DLSS 3 se baseia nas integrações do DLSS 2, os desenvolvedores de jogos podem habilitá-lo rapidamente em títulos existentes que já suportam DLSS 2 ou Nvidia Streamline.

O DLSS 3 está presente nas GPUs GeForce RTX Série 40 e será lançado em 12 de outubro com a disponibilidade das GPUs GeForce RTX 4090.

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