Curiosidadesr7

Quero trabalhar com videogames! O que devo fazer?

O Brasil é um dos maiores mercados consumidores de games no mundo

Os jogos eletrônicos são uma mídia como outra qualquer e os games dependem de várias competências para conseguirem “ver a luz do dia”, ainda mais em um mundo onde a tecnologia fica cada vez mais sofisticada. Há uma demanda crescente de pessoas para trabalharem nas mais diferentes áreas, como programação, gráficos, músicas, roteiro, etc. Áreas para trabalhar com games é o que “não falta”.

Já o Brasil é, segundo dados coletados pelo SENAC de São Paulo, o terceiro país que mais consome jogos eletrônicos no mundo e, paradoxalmente, é um dos que menos produzem games profissionais, sendo uma “brecha” para que as pessoas invistam nesse cenário. No entanto, é comum que aqueles que queiram trabalhar no ramo não saibam por onde começar e, por isso, selecionamos algumas carreiras.

1 – GAME DESIGNER: CRIANDO REGRAS E MECÂNICAS

O Game Designer é o profissional responsável em dizer “como o jogo funcionará”. Para ficar mais elucidado, um jogo de plataforma bem tradicional teve um game designer que disse “neste game os inimigos serão derrotados com um pulo na cabeça”, “caso o personagem atinja um espinho ele morre automaticamente” ou “caso atinja um espinho ele perderá um pouco de sua energia”.

As empresas exigem, cada vez mais, um curso superior de Designer de Games. O profissional da área precisará tomar decisões que sejam atraentes ao público-alvo para que o jogo faça sucesso.

2 – ARTISTA DE JOGOS: CRIANDO A PARTE VISUAL DO GAME

Essa área abrange várias outras subdivisões, já que criar um jogo em 2D com visuais em pixels demanda competências bem diferentes de um animador 3D. No entanto, o diretor de arte é a pessoa responsável em fazer a parte visual do game, como distribuição de cores, animações dos personagens, o que terá no cenário etc. Projetos grandes geralmente tem diversos artistas responsáveis por diferentes gráficos dentro do projeto.

3 – BETA TESTER: TESTANDO OS JOGOS ANTES DO LANÇAMENTO

Também conhecido como “testador de videogames”, este é o profissional responsável por informar erros de um determinado jogo para assegurar sua qualidade no lançamento para o público. Ele citará onde tem bugs, erros de escrita, problemas de designs e, em alguns casos, também dará sugestões de como o jogo pode melhorar.

4 – PROGRAMADOR: O RESPONSÁVEL POR FAZER O GAME FUNCIONAR

O programador é a pessoa que coloca “em prática” todas as ideias do Game Designer. Ele quem desenvolve o código base para que o jogo “funcione”, incluindo física, mecânica, movimentação dos personagens e por aí vai. Geralmente profissionais da área são formados em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas.

5 – PRODUTOR EXECUTIVO – O “REGENTE” DO GAME

Em termos práticos, o produtor executivo é quem resolve toda a parte burocrática do desenvolvimento de um game. Ele quem capta recursos com patrocinadores, precifica o jogo, negocia contratos, estipula prazos de entrega, organiza a equipe e estuda a viabilidade do sucesso comercial de um determinado título. Em suma, é ele o principal responsável pela entrega e pela qualidade do game.

6 – PROFISSIONAL DE MARKETING – QUEM DIVULGA O GAME

Já diria o velho ditado “a propaganda é a alma do negócio” e com os games não é diferente. O lançamento de um jogo precisa chegar até as pessoas, e o profissional de marketing é o responsável por divulgar o produto.

7 – OUTRAS PROFISSÕES CORRELATAS

O universo dos jogos eletrônicos é cheio de possibilidades, e como dito na introdução, cada equipe de desenvolvimento terá uma demanda de profissionais. Músicos são requisitados para criarem uma trilha sonora, jogos de RPG geralmente tem uma pessoa contratada como roteirista exclusivamente para a história, há também estúdios que contratam um “Social Media” para cuidar das redes sociais do game lançado, etc. Também há os jornalistas de games, que trabalham escrevendo notícias, análises e dando opiniões.

Algumas instituições oferecem graduação superior em Jogos Digitais, onde a pessoa aprende os fundamentos para desenvolver um jogo em equipe ou de modo autônomo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!