O diretor da Nintendo e criador de Mario e Zelda, Shigeru Miyamoto, comentou a respeito da retrocompatibilidade nos consoles dizendo que isso está mais fácil de ser implementado hoje do que antigamente, tendo citado os serviços do Virtual Console e a dificuldade em obter os direitos de jogos antigos, algo que limitava o número de relançamentos.
“É claro que os jogos desenvolvidos para consoles dedicados foram criados em diferentes ambientes de desenvolvimento para cada console”, explicou Miyamoto. “Como resultado, quando o hardware mudou, o ambiente de desenvolvimento não pôde necessariamente ser reutilizado e, portanto, os jogos lançados em consoles mais antigos não podiam ser jogados em consoles mais novos sem modificações adicionais”.
“Recentemente, no entanto, o ambiente de desenvolvimento tornou-se cada vez mais padronizado e agora temos um ambiente que permite aos jogadores desfrutar de jogos mais antigos em consoles mais novos com mais facilidade do que nunca”.
A fala de Miyamoto sugere que talvez o sucessor do Switch seja retrocompatível com o console atual. Entretanto, ele ressaltou que a força da Nintendo é a de criar experiências baseadas nos novos hardwares que lança.
Via VGC