r7Tops

Tentação dos ‘Cheats’: 10 clássicos exemplos de truques nos jogos

Jogos conhecidos pela sua alta dificuldade, como os da série “Souls” ou o mais recente “Sekiro: Shadows Die Twice”, são verdadeiros testes de habilidade para os jogadores, levando muitos a desistir durante o percurso.

Alguns jogadores optam por modificar o jogo para tornar a experiência menos frustrante, especialmente para aqueles menos habilidosos, que ainda assim desejam explorar o universo do jogo.

A prática de utilizar “cheats” para facilitar a jogabilidade tem seus defensores e críticos. Enquanto alguns argumentam que jogos como Sekiro devem ser enfrentados da forma como foram concebidos, outros veem os “cheats” como uma parte intrínseca da cultura dos videogames. Essa controvérsia gerou até um meme popular na internet que diz: “Você trapaceou não apenas o jogo, mas a si mesmo”.

Os “cheats” têm uma longa história nos videogames, desde os dias antigos em que eram fornecidos pelas próprias desenvolvedoras até serem descobertos por acaso, aproveitando falhas na programação do jogo.

A seguir, apresentamos uma lista de 10 “cheats” de jogos clássicos que se tornaram icônicos na história dos videogames. Prepare-se para uma viagem nostálgica!

Mortal Kombat

Quando surgiu em 1992 nos arcades, “Mortal Kombat” foi um sucesso absoluto ao apresentar lutas sangrentas e fatalities que deixavam as mães, e políticos, de cabelos em pé. É claro que, com tamanha popularidade, o jogo rapidamente foi transportado para os videogames caseiros da época, em destaque o Mega Drive e o Super Nintendo, que travavam uma batalha ferrenha pela liderança do mercado de 16 bits. E quem levou a melhor nessa foi a Sega, que liberou todo o conteúdo sangrento por meio de um código – o famoso ABACABB (uma referência ao clássico álbum “Abacab” da banda GENESIS, que era o mesmo nome do Mega Drive nos EUA) -, enquanto a Nintendo optou pela censura, removendo todo o sangue e alterando os fatalities, deixando-os menos violentos.

Doom

Um dos maiores clássicos da história dos videogames foi lançado em 1993 e trazia vários demônios osso duro para serem derrotados. Para facilitar a tarefa dos menos habilidosos, o jogo oferecia vários cheats, alguns da versão PC lembrados até hoje como: IDDQD (invencibilidade), IDCLIP (intangibilidade), IDKFA (libera todas as armas e chaves), IDCLEV## (warp), entre outros.

Sonic the Hedgehog

O primeiro game (e os seguintes também) do ouriço azul mais famoso dos videogames era bem longo e com dificuldade crescente que nem todos os jogadores encaravam ir até o final. Para isso há um código de seleção de fases (incluindo um sound test), na tela título faça: cima, baixo, esquerda, direita (o som de uma argola vai tocar), e então A + START.

Outro código muito legal era o debug mode, também conhecido por aqui como “o truque das mil faces” – transforma Sonic em vários itens do jogo e muda outros aspectos do jogo -, e que também concedia invencibilidade: na tela título aperte cima, C, baixo, C, esquerda, C, direita. Ao ouvir o som da argola, segure A e pressione Start até começar a fase. Esse truque inclusive foi incluído também no recente sucesso “Sonic Mania”.

Street Fighter II

Em 1991 “Street Fighter II” chegou para revolucionar os jogos de luta e no ano seguinte repetiu o feito em uma grande conversão para o Super Nintendo. Os jogadores eram limitados apenas a oito personagens jogáveis, mas com um código maroto era possível dobrar esse número, permitindo que os jogadores controlassem o mesmo lutador em uma partida, o que não era possível na versão arcade original. Para isso basta apertar, durante o logo da Capcom: Baixo, R, Cima, L, Y, B.

Warcraft II

A batalha entre humanos e orcs no clássico da Blizzard está muito difícil? Ou você só quer aproveitar o game de forma mais sossegada? Então basta usar os vários códigos da própria empresa como: Glittering prizes (receba 10 mil peças de ouro e madeira, e 5 mil de óleo); Showmap (para exibir o mapa); It is a good day to die (tornar as tropas invencíveis); Fastbuild (construções e unidades construídas mais rapidamente), são alguns deles.

Age of Empires

Outro clássico do gênero de estratégia em tempo real, “Age of Empires” permite assumir o comando de civilizações antigas para destruir o inimigo. Assim como “Warcraft II”, há vários códigos para aumentar a velocidade de construções, liberar o mapa completo, ter um exército invencível, entre outras mamatas, confira algumas delas: Reveal Map (como o nome já diz, revela o mapa completo); Zeus (tropas invencíveis); Photon Man (soldados usam armas laser); E=MC2 Trooper (soldados usam armas nucleares); Coinage (1000 de ouro); Quarry (1000 de pedra); Woodstock (1000 de madeira); Pepperoni Pizza (1000 de comida).

The Sims

“The Sims”, o “simulador de vida real”, criado pelo famoso game designer Will Wright e lançado pela EA em 2000 conquistou mais de 200 milhões de jogadores e se tornou um dos maiores sucessos da indústria. Para facilitar a construção da sua vida virtual, o jogo oferece vários códigos, bastando apertar simultaneamente, na versão PC, Ctrl, Shift e C para abrir a janela de cheat e então inserir os códigos: klapaucius (adiciona 1000 Simoleons, o dinheiro do jogo); sim_speed [-1000/1000] (altera a velocidade do jogo); interests (exibe a personalidade e os interesses do Sim”; map_edit [on|off] (permite editar o mapa).

SimCity 2000

Outra genial criação de Will Wright, o simulador para construir cidades, lançado pela primeira vez em um longínquo 1989. Mas foi “SimCity 2000”, lançado em 1993, que realmente popularizou a criação de Wright, adicionando várias melhorias e milhares de novas construções, confira alguns códigos pra ele na versão PC (basta digitar durante o jogo): Buddamus (recebe 500 mil de dinheiro); Fund (obter um vínculo de 25%); Damn ou Hell (cria várias igrejas); Gilmartin (cria uma base militar); Gomorrah (inicia um desastre nuclear); Sodom (inicia um incêndio); Moses (para uma enchente).

Mega Man X

Uma das franquias de sucesso da Capcom, “Mega Man X” fez parte da infância de muita gente que tinha um Super Nintendo. O jogo traz vários códigos, que devem ser colocados na opção “Password” na tela inicial, confira alguns deles: 8441 2176 4423 (todos os Sub-Tanks, todos os corações, todas as upgrades de armadura e todos os chefes derrotados); 8447 4666 6156 (todas as upgrades de armadura, corações, Sub-Tanks, todos os chefes derrotados e Buster Zero); 3475 5668 2581 (todos os Sub-Tanks, corações e upgrades de equipamento, sem nenhum chefe derrotado); 3748 8612 5524 (todos os Sub-Tanks e corações).

Konami Code

Provavelmente o código mais famoso no mundo dos games (apareceu inclusive na animação Detona Ralph), criado pela Konami para o clássico game de nave espacial “Gradius” para o NES, em 1986. Durante o jogo, ou nas telas de apresentação, basta pressionar a sequencia: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, para ativar todos os upgrades.

O código ficou altamente conhecido na cultura pop e pode ser utilizado em vários jogos da Konami, confira alguns: Contra (NES): use o código na tela título para ganhar 30 vidas; Castlevania Bloodlines (Mega Drive): use o código na tela título para liberar o modo Expert (simplesmente insano!); TMNT IV: Turtles in Time (SNES): entre o código na tela título com o controle 2, seguido de Start no controle 1, para liberar até 10 vidas no início; International Superstar Soccer (SNES): insira o código na tela inicial e transforme o juiz em um cachorro.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!