Análisesr7

Análise | Clive ‘N’ Wrench é homenagem aos clássicos jogos de plataforma 3D

Clive ‘N’ Wrench é um jogo de plataforma 3D que tem como grande inspiração Banjo-Kazooie, o clássico lançado originalmente para o Nintendo 64 em 1998, tendo como protagonistas um coelho chamado Clive e o macaquinho Wrench, que fica em suas costas.

Outro fato sobre o game que merece destaque é que ele é um projeto indie desenvolvido por uma única pessoa, Rob Wass, da Dinosaur Bytes, que trabalhou no título nos últimos 10 anos. O resultado é uma carta de amor aos jogos de plataforma da década de 1990.

Ficou curioso? Confira mais detalhes sobre Clive ‘N’ Wrench em nossa análise a seguir. O jogo está disponível para PlayStation 4, PlaySttation 5, PC e Nintendo Switch.

Coelhos e Viagem no Tempo

A história do game é bem simples e sem grandes enrolações: um dia a coelha Professora Nancy acorda e descobre que seus projetos de viagem no tempo foram roubados pelo maligno cientista Dr. Daucus (que também é um coelho), que partiu em busca das Pedras Antigas, artefatos que darão a ele um grande poder.

Por sorte, Nancy conta com a ajuda de Clive e Wrench, a nossa dupla de heróis protagonistas, para partir em uma perseguição ao perverso doutor, e para isso irão usar como meio de transporte pelo espaço e tempo uma geladeira dos anos 1950.

Agora com o objetivo de colocar um fim nos planos malignos do vilão, nossos heróis vão passar por 11 mundos em diferentes períodos de tempo, enquanto pelo caminho encontrarão uma seleção variada de personagens animais antropomórficos tanto da modernidade quanto de outras épocas.

Mundos Coloridos e Vibrantes

Logo de cara o que chama a atenção no game são os cenários super coloridos e vibrantes, que imediatamente nos levam de volta a clássicos como Banjo-Kazooie, Super Mario 64 e Spyro the Dragon.

O jogador controla Clive, que é bem ágil e atlético, podendo correr, pular mais alto e girar para acertar os inimigos. Seu parceiro Wrench fica em suas costas, e com a ajuda dele os dois conseguem planar pelos cenários, podendo assim alcançar novas áreas.

Os cenários e personagens possuem designs charmosos e com uma boa inspiração, que com certeza vão agradar a criançada (sendo uma boa opção para pais que se preocupam com o que os filhos jogam), enquanto exploram os diversos mundos e resolvem quebra-cabeças com desafios na medida certa.

E claro, como todo bom jogo do gênero, há vários tipos de colecionáveis para o jogador procurar e coletar como as Pedras Antigas, Relógios de Bolso e Chaves, cada um com uma finalidade diferente dentro do jogo.

Algumas áreas contam com personagens NPC que oferecem pequenos objetivos secundários ou simplesmente dão dicas úteis. O jogo está todo em português, o que é muito bom, mas infelizmente não espere por diálogos e conversas mais elaboradas entre os personagens, o que poderia enriquecer ainda mais o universo do game no geral.

Após atingir uma meta de coleta de pedras, uma área para os chefões é liberada, geralmente apresentando uma boa personalidade com os estilos e padrões de ataques que o jogador deve prestar atenção para derrotá-los.

Problemas Irritantes

Infelizmente nem tudo são flores em Clive ‘N’ Wrench e o jogo possui alguns bugs e pequenos problemas que podem incomodar, como uma taxa de quadros instável, animações falhando em transições e câmeras lentas que cortam através de paredes e objetos dos cenários.

Porém, a maior dor de cabeça está nos controles, sendo bem complicado pular em plataformas ou escalar bastões, por exemplo – as áreas em que é necessário nadar são bem irritantes. As caixas de textos são lentas e não há opção de acelerá-las ou pulá-las, outro elemento bem chato.

Os hitbox, que são as áreas de colisão do personagem e dos inimigos, também não estão bem reguladas, sendo que alguns inimigos podem te acertar mesmo estando bem longe ou depois de já terem sido mortos.

Há outras várias pequenas falhas, mas a maioria são problemas que podem ser resolvidos com futuras atualizações – vale lembrar, novamente, que o jogo foi desenvolvido por uma única pessoa, e não por um estúdio AAA com vários funcionários.

Conclusão

Clive ‘N’ Wrench é uma grande homenagem aos clássicos jogos de plataforma 3D dos anos 1990, sendo um título simples, charmoso e cativante. Porém, infelizmente, ele apresenta vários problemas que podem se tornar irritantes e oferecer uma experiência frustrante ao longo do tempo. Um jogo recomendado para fãs nostálgicos do gênero que queiram relembrar os bons e velhos tempos dos jogos de plataforma 3D.

Prós

  • Mundos grandes e vibrantes
  • Estilo 3D retrô
  • Muitos coisas para coletar
  • Possui potencial com futuras correções

Contras

  • Vários bugs e falhas irritantes
  • Falta refinamento em vários setores
  • Taxa de quadros instável
  • História pouco desenvolvida
  • Sem nenhuma inovação

Nota: 6.0/10.0

Uma cópia do jogo foi fornecida para elaboração desta análise.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!