EspeciaisTops

Top 10: melhores jogos do Nintendo 3DS

O Nintendo 3DS é mais um portátil bem sucedido da BigN, sucedendo o Nintendo DS com o diferencial de colocar um efeito tridimensional nos jogos sem a necessidade dos óculos.

Ele foi descontinuado em Julho de 2017, mas até hoje continua fazendo sucesso devido a uma vasta biblioteca de jogos com qualidade. É tanto clássico “para cá” e “para lá” que fica difícil fazer uma lista com os dez melhores games. No entanto, o Gamehall aceitou o desafio, e listamos um TOP 10 melhores games do Nintendo 3DS.

Caso discorde da lista, deixe sua opinião nos comentários!

10 – Cave Story 3D

Sendo um remake do clássico lançado em 2004, o Cave Story 3D é um dos jogos mais aclamados do 3DS. O jogo original foi desenvolvido pelo japonês Daisuke “Pixel” Amaya durante seu tempo livre, prestando uma homenagem a dois games de muito sucesso durante os anos oitenta: Metroid e Castlevania.

Já a edição “3D” foi desenvolvida “do zero”, trazendo novos modelos de personagens, câmera dinâmica, uma fase inédita, e a trilha sonora foi inteiramente remixada. Além disso, o game chama a atenção pela boa história e pelo alto nível de dificuldade.

9 – Resident Evil: Revelations

Reprodução

Utilizando a câmera “acima dos ombros” como em Resident Evil 4 e mais recentemente no remake do 2 e do 3, o Revelations procura sair um pouco do rumo da ação que os games da série andavam tendo e volta a ficar mais focado no terror e resolução de enigmas.

Se passando entre os episódios 4 e 5 da série, controlamos a Jill Valentine em uma aventura com vários chefes, resolução de enigmas, pegar “chaves aqui” para destravar “portas acolá” e bastante exploração. Além do modo principal, há o Raid Mode que é orientado mais para a ação e dá a possibilidade de um segundo jogador controlar, visando atingir também aos fãs dos games mais recentes da série.

8 – Super Smash Bros for 3DS

Aquela série de luta que dispensa apresentações, o primeiro jogo da franquia lançado para o portátil, o Super Smash Bros for 3DS mantém todos os elementos que deram sucesso aos jogos lançados para consoles.

Inclua neste pacote partidas engraçadas, o elenco com os personagens mais famosos da Nintendo e de outras empresas, um vasto sistema de customização, e uma quantidade bem impressionante de destraváveis. Super Smash Bros é sempre diversão garantida, e no 3DS não é diferente.

7 – Metroid: Samus Returns

Remake do jogo Metroid II: Return of Samus lançado para o Game Boy em 1991, o game é fruto de uma parceria entre a Mercury Steam e a Nintendo.

Os desenvolvedores optaram em manter a jogabilidade do título original praticamente intacta exceto uma ou outra modernidade como tiros mais precisos e rápidos. Isso significa que o estilo é aquele típico dos anos 90 de correr e pular em visão lateral, onde você deve explorar o cenário para passar de um lugar “aqui” e depois outro “acolá”.

Apesar disso, há uma quantidade enorme de cenários inéditos e chefes também, e muitos consideram o título mais um reboot do que um remake. Como é de esperar, o destaque vai para os gráficos e sons atualizados, dando uma nova roupagem ao game original. Sem dúvidas, mais um clássico do 3DS.

6 – Monster Hunter 4 Ultimate

Monster Hunter 4 Ultimate é considerado um dos melhores do Nintendo 3DS
Reprodução

Sendo uma atualização do RPG Monster Hunter 4, a versão Ultimate foi pensada em ter um apelo mais ocidental quando comparado aos jogos anteriores, se tornando mais acessível, mesmo que a complexidade característica da série se mantenha. Ou seja, os sistemas continuam muito ricos, mas agora é mais fácil entendê-lo.

Além disso, o game é conhecido também pela sua longevidade e um jogador que queira fazer tudo pode demorar mais de 100 horas para finalizá-lo. Some isso a um vasto sistema de personalização, sistema de combates muito bem feitos e lutas muito frenéticas, e temos um dos melhores jogos do Nintendo 3DS.

5 – Animal Crossing: New Leaf

Animal Crossing New Leaf
Reprodução

A série é uma espécie de simulador de vida onde você deve conviver em uma comunidade. O protagonista é o único humano, enquanto os outros são animais antropomórficos, e a ideia é que você vá construindo uma cidade e viva dela, construindo pontes, fontes etc.

O New Leaf para Nintendo 3DS é considerado um dos melhores da série, sendo que o destaque é que ele funciona em tempo real. Ou seja, se você ligar o jogo de manhã, estará sol, de madrugada a população estará dormindo, e a estação do ano presente na vida real também se reflete no jogo.

Fugindo bem dos games tradicionais, este game é ótimo para “passar tempo”, já que a ideia é viver na cidade. Não é uma aventura com começo, meio e fim, mas sim um ambiente onde o jogador vive.

4 – Pokémon Sun e Moon

É quase um clichê associar os portáteis da Nintendo aos jogos dos “monstros de bolso”, já que os games da franquia existem desde meados dos anos noventa e são sempre grandes sucessos de público e crítica.

Pokémon Sun e Moon não fogem a regra, e entram facilmente em qualquer lista dos melhores jogos do Nintendo 3DS. Mantendo a essência que faz a série ser tão amada até hoje, incluindo captura e troca de monstros entre os games, ele também inova em muitos segmentos, trazendo uma das histórias mais bem elaboradas da série, algo atípico nos jogos de Pokémon que geralmente se resumem em passar de oito líderes de ginásio para zerar. Aliás, os líderes de ginásio não existem aqui, sendo substituído por um outro desafio. Destaque também para os belos gráficos, muito bem detalhados, a trilha sonora bem ambientada, e os diálogos dos personagens. Bom em todos os pontos, ele mantém o que devia ser mantido, e inova no que devia inovar. Para muitos, é o melhor game da série nos portáteis.

3 – Fire Emblem: Awakening

O RPG de estratégia desenvolvido pela Intelligent Systems é mais um game obrigatório para os amantes do gênero. O destaque vai para o sistema riquíssimo de customização, podendo mudar até a voz do personagem.

Outro ponto que chama muito a atenção é o sistema de combate, oferecendo uma vasta quantidade de possibilidades para vencer uma partida, dando um sentimento de satisfação enorme ao fazê-lo. De fato, o importante é que a estratégia pensada seja boa. Some isso a uma ótima história, com momentos bem dramáticos e épicos; uma trilha sonora que combina bem com cada ambiente proposto e um visual que facilmente entra nos melhores do 3DS, e temos um dos melhores jogos do portátil.

2 – Super Mario 3D Land

Super Mario 3D Land
Divulgação

A série mais icônica da Nintendo por seus jogos que, em sua maioria, têm muita qualidade, não podia estar de fora dessa lista. Super Mario 3D Land segue a regra que faz os jogos do encanador serem clássicos: simples e intuitiva, em que qualquer jogador pode pegar o portátil e já “sair jogando, porém difícil de masterizar.

Ele é um game de plataforma onde o Mario corre e pula em cenários tridimensionais e deve chegar até o final da fase. Como em bons jogos do gênero, há diversos coletáveis, e como nos bons jogos do Mario há uma grande variedade de cenários e em nenhum momento ele parece repetitivo. Mais um clássico do bigodudo e facilmente um dos melhores jogos do Nintendo 3DS.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D / Link Between the Worlds

The Legend of Zelda A Link Between Worlds é um dos melhores jogos do Nintendo 3DS
Reprodução

Uma lista com melhores jogos do 3DS tinha que ter um jogo da série Zelda, mas ficamos na dúvida se escolhiamos o Ocarina of Time 3D ou o Link Between the Worlds. Isso porque muitos podem argumentar que o Ocarina of Time é o melhor Zelda do 3DS por ser uma atualização de um dos jogos mais aclamados de todos os tempos (lançado originalmente para o Nintendo 64), enquanto o Link Between the Worlds foi feito especialmente para o portátil e para continuar a aventura de A Link to The Past para o Super Nintendo, sendo outro título fortíssimo para conquistar o primeiro lugar.

Devido a indecisão, a Gamehall decidiu inovar e colocou os dois na primeira posição. O Zelda Ocarina of Time é o clássico jogo com visuais atualizados, sendo nota 10 em praticamente todos os pontos sem medo de errar, incluindo gráficos, músicas e jogabilidade, com muitos elementos de exploração. Tudo é lógico, bem pensado e divertido. Um clássico.

Já Zelda a Link Between the Worlds traz de volta o mundo de A Link to The Past, porém não é um remake e sim uma continuação que se aproveita do mesmo ambiente, porém em outra época, com uma nova geração de protagonistas. Este inova ao dar a possibilidade do protagonista virar uma pintura na parede para prosseguir, integrando muito bem a fórmula pré-existente. Assim como o Ocarina, ele é bom em tudo: gráficos, trilha sonora, e resolução de puzzles. A decepção fica quando o jogo acaba, pois mesmo com suas 15 horas em média de duração, tudo é tão divertido e envolvente, que quando você finaliza vem aquele sentimento de “queria mais”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!