TopsYahoo

Veja 10 RPGs japoneses imperdíveis do Steam

Durante os anos 80/90 o Japão dominava o mercado de videogames e foi quando surgiu o gênero RPG com títulos marcantes como “Dragon Quest“, “Final Fantasy“, “The Legend of Zelda” e “Phantasy Star“.

O gênero era um verdadeiro fenômeno em terras nipônicas, mais do que qualquer outro lugar do mundo, por apresentar histórias épicas, personagens marcantes, um mundo gigante e uma trilha sonora magistral.

Porém, com o passar do tempo e com a grande quantidade de RPGs lançada, o gênero acabou preso em seus próprios clichês (universo de fantasia medieval, personagens coloridos tipo anime, narrativa que apresentava um jovem comum em uma longa jornada para salvar o mundo, encontrando o cara fortão, a mocinha tímida, a mascote animal fofinha e assim por diante) e foi perdendo o seu público e espaço no mercado.

Foi quando o ocidente, lá pelos anos 2000, começou a desenvolver RPGs de grande qualidade também, que eram bem diferentes dos japoneses, agora conhecidos como JRPGs (sim, o “J” é de japonês).

Nesta lista, temos alguns títulos bem conhecidos, outros nem tanto, mas todos recomendamos que vocês corram atrás, pois eles apresentam tudo que um bom JRPG deve ter: personagens marcantes estilo anime, um mundo de fantasia envolvente que te faz querer viver a aventura e narrativas épicas capazes de fazer os marmanjos derramar uma lágrima ou sorrir como uma criancinha.

Só para lembrar, são títulos que estão apenas no sistema Steam e escolhemos apenas um por franquia. Vários clássicos estão disponíveis por lá, inclusive! Por fim, a lista não está em ordem de preferência!

TOP 10

Phantasy Star IV – The End of the Millennium – 1993

rpgs1

Um dos maiores clássicos do Mega Drive e do mundo dos RPGs. A série “Phantasy Star” inovou o mercado com o seu primeiro jogo, lançado para o Master System, ao mostrar personagens e uma narrativa épica como poucos RPGs fizeram na época. O quarto e último episódio da saga é considerado por muitos como o melhor jogo da franquia, recheado de personagens carismáticos, belos visuais, trilha sonora emocionante e uma história envolvente onde você começa como um aprendiz de caçador de monstros e deve passar por uma aventura épica para evoluir suas habilidades para então poder salvar todo o sistema solar!

Final Fantasy VII – 1997

rpgs2

O que falar de “Final Fantasy VII“? Simplesmente um dos melhores RPGs de todos os tempos! O primeiro da série a apresentar um universo 3D e para muitos gamers, o primeiro contato com os JRPGs, nos tempos áureos do PSOne. A versão para Steam é praticamente idêntica a do Play, com algumas poucas melhorias visuais, sistema de conquistas e salvamento em nuvem. Seja para conhecer ou para reviver a nostalgia, FFVII é mais do que recomendado para você quer se emocionar com as histórias de Cloud, Sephiroth e cia antes do lançamento do remake.

The Legend of Heroes: Trails in the Sky – 2004

rpgs6

Lançado no Japão em 2004, somente em 2014 o jogo foi traduzido para o inglês e lançado no PC. Ele é o primeiro de uma trilogia, sendo os outros dois “Trails in the Sky Second Chapter” (também disponível na Steam) e “Trails in the Sky Third Chapter” (disponível apenas em países asiáticos). O jogo foi aclamado pela crítica e fãs de JRPGs e certamente esse será um dos melhores que você vai encontrar para o gênero. Uma coisa é certa: no fim, você vai querer mais!

Valkyria Chronicles – 2008

rpgs8

A aclamada série de estratégia da Sega “Valkyria Chronicles” fez sua estreia nos consoles em 2008 e chegou em 2014 no PC com o primeiro título. Apresentando um universo fictício, sua narrativa é inspirada na Segunda Guerra Mundial, onde duas super potências batalham pela supremacia, quando uma arma secreta é descoberta, conhecida como “Valkyria” – uma antiga raça com poderes especiais que existiam apenas em lendas. O jogo possui um sistema bem estratégico, mas seu grande destaque é o seu visual estilizado de anime e personagens envolventes.

Pier Solar and the Great Architects – 2010/2014

rpgs9

Pier Solar” é um jogo inédito que foi lançado para o Mega Drive em 2010 (com caixa, cartucho, manual e tudo) e que tem como um dos principais designers um brasileiro. O jogo tem fortes influências dos JRPGs da geração 16 Bits, especialmente da série “Lunar” e sua versão para Steam permite visuais em HD, ou pixelado no bom e velho estilo 16 Bits. Possui uma história épica com mais de 50 horas de jogo, uma excelente trilha sonora e personagens carismáticos. Se você deseja matar as saudades dos bons antigos e bons tempos, e ao mesmo tempo conhecer um jogo inédito, experimente “Pier Solar”. Se quiser saber mais sobre ele, leia aqui nossa entrevista exclusiva com o criador do jogo.

Hyperdimension Neptunia Re:Birth 1 – 2010

rpgs10

Remake do “Hyperdimension Neptunia” lançado originalmente para o PlayStation 3 em 2010 e que traz um enfoque bem interessante em sua narrativa: a batalha de grandes produtoras de videogame. O jogo se passa no universo Gamindustri (indústria de jogos), onde quatro deusas lutam em uma batalha quase eterna. Cada uma deles representa famosos consoles: Lastation, o PlayStation (Sony), a Leanbox o Xbox (MIcrosoft), a Lowee o Wii (Nintendo) e Neptune (Sega). O jogo segue o estilo visual e sua narrativa não chega a ser grandiosa como outros JRPGs, mostrando apenas uma história divertida e cheia de humor e fofurices típicas de animes e mangás, com um sistema de batalhas por turnos. E como o tema deixa claro, pode esperar toneladas de referências do universo dos games. Jogo perfeito para você fã de animes, mas não se engane pela aparência de “menininha” dele, possui chefes bem cabulosos no meio do caminho que vão te dar dor de cabeça.

Dragon Quest Heroes Slime Edition – 2015

rpgs3

Esse spin-off da popular série “Dragon Quest” foi lançado no começo de 2015 para PS3/PS4 e chamou a atenção por trazer uma ação hack ‘n slash da Koei Tecmo, mesma desenvolvedora da série “Dynasty Warriors”. “Dragon Quest Heroes” coloca os jogadores no controle dos famosos personagens da franquia onde se deve matar centenas de monstros, com uma ação frenética. A versão para PC, “Slime Edition”, inclui 11 armas especiais e dois mapas bônus, além de trazer visuais retrabalhados para suportar máquinas robustas.

Secrets of Grindea – 2015

rpgs4

Este jogo ainda está em fase de desenvolvimento, mas com Acesso Antecipado disponível. Com gráficos e trilha sonora ao estilo da geração 8 e 16 Bits, o jogo é descritos pelos seus desenvolvedores como “uma homenagem, e as vezes uma paródia, aos clássicos JRPGs do SNES“, onde até quatro jogadores podem jogar simultaneamente. Se você é fã de clássicos como “The Legend of Zelda”, “Chrono Trigger” e “Secret of Mana”, certamente este é um jogo para se conhecer.

Tales of Zestiria – 2015

rpgs5

A série “Tales of” é uma das mais famosas e duradouras do universo dos JRPGs, sendo “Zestiria” o décimo quinto título da franquia, lançado no começo de 2015 para PlayStation 3 e recebendo versões no final do ano para PS4, e pela primeira vez no PC, inclusive com legendas em português. Certamente o seu grande destaque, como nos outros jogos da série, é o seu sistema de batalha, onde o jogador tem total controle sobre um dos personagens, enquanto os outros são controlados pela IA. Ele traz tudo o que se pode esperar de um típico JRPG, mais do que recomendado.

Grandia II Anniversary Edition – 2015

rpgs7

Um dos melhores games do console Dreamcast, lançado originalmente em 2000, ele recebeu recentemente uma edição especial remasterizada de 15 anos, exclusiva para PC. Essa versão inclui várias melhorias além dos gráficos melhorados, como suporte a controles, além do teclado e mouse, dublagem em japonês e um modo mais difícil adicional. O jogo marcou toda uma geração ao mostrar personagens memoráveis, uma narrativa madura e uma belíssima trilha sonora. Um jogo obrigatório para qualquer fã de JRPGs!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!