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7 jogos que foram banidos nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a liberdade de expressão é garantida pela Primeira Emenda da Constituição.  As empresas de videogame podem lançar praticamente qualquer jogo que desejarem, mas isso não significa que não enfrentarão consequências no mercado quando lançarem um produto que é abertamente violento, controverso ou de mau gosto. Indivíduos, cidades e o sistema judiciário entraram em ação algumas vezes para tentar recorrer, cancelar ou destruir os jogos considerados inadequados para o público – e separamos aqui alguns dos exemplos mais memoráveis.

The Guy Game

Os jovens heterossexuais emocionados sempre estarão desesperados para ver as mulheres tirarem suas roupas, embora o método de entrega assumiu diferentes formas ao longo dos anos. No início dos anos 2000, os caras conseguiam se dedicar à nudez com o “Girls Gone Wild“, a linha de pornografia softcore mais vendida, consistindo principalmente em imagens de jovens universitárias festejando e se despindo durante as férias de primavera. Os copycats da GGW também chegaram ao mercado, incluindo o título interativo “The Guy Game” de 2004.

Lançado por uma editora chamada Top Heavy Studios, o jogo exigia que os jogadores adivinhassem como as mulheres seminuas responderiam a uma pergunta trivial. Após cada pergunta, de diferentes categorias, há imagens de vídeos das jovens – filmadas durante as festividades na Ilha de South Padre no Texas. Se elas errarem as respostas, são obrigadas a mostrar seus seios. Porém, antes de dar suas respostas, a filmagem é pausada e o jogador é solicitado a adivinhar se elas vão acertar ou não. Quanto mais vezes o jogador for capaz de prever corretamente o resultado da meninas, mais alto um medidor será carregado e mais expostos serão os seios, até finalmente atingirem o nível “sem censura” visual.

Depois que o jogo chegou às lojas, uma das jovens de topless do “The Guy Game” processou – porque ela tinha apenas 17 anos quando se despiu para a câmera. Vendo como “The Guy Game” agora era pornografia infantil, o juiz do Condado de Travis, no Texas, ordenou que todas as cópias fossem removidas das lojas.

Thrill Kill

Em agosto de 1998, a gigantesca Electronic Arts adquiriu grandes áreas de Virgin Interactive, adquirindo não apenas um extenso catálogo de jogos, mas também os direitos de títulos ainda a serem lançados, como o “Thrill Kill“. Um jogo de luta extraordinariamente violento e sangrento na veia de “Mortal Kombat” ou “Street Fighter“.

“Thrill Kill” foi ainda mais violento e sangrento. Ele colocou os competidores enviados ao inferno uns contra os outros, lutando pelo direito de retornar à Terra, empregando estratégias como arrancar o braço de um oponente e espancá-lo com ele, ou empurrar um aguilhão na garganta do adversário. Por esse conteúdo, o “Thrill Kill” obteve uma classificação AO ou “Adults Only” (Somente para Adultos) da ESRB.

Isso apenas confirmou a decisão da EA de retirar o jogo do cronograma de lançamento. “Temos que ser responsáveis ​​pelo conteúdo que disponibilizamos para o mercado“, disse Pat Becker, diretor de comunicações corporativas da EA. “Sentimos que esse não era o tipo de título que queríamos ver no mercado.

Clones do Pac-Man

No início dos anos 80, o “Pac-Man” era um fenômeno cultural – e uma vaca leiteira. Sem surpresa, outras empresas lançaram seus próprios jogos de “círculo-come-pontos-em-um-labirinto“, e os titulares de direitos do “Pac-Man”, Atari e Midway, defenderam ferozmente suas propriedades no tribunal, buscando e recebendo liminares para acabar com a venda de clones.

Entre os jogos disputados, estavam o título de arcade “Mighty Mouth” e um jogo portátil chamado “Packri-Monster“. Não era apenas o nome do jogo, mas também a premissa: a embalagem do jogo mostrava uma bolha redonda, uma criatura parecida com um fantasma e o slogan “Devore ou seja devorado!“.

A Midway também parou uma empresa chamada Arctic, que vendia placas de circuito impresso com as quais os entusiastas de computadores poderiam criar seu próprio videogame chamado “Puckman. Era uma cópia tão completa do Pac-Man que levou o título original do jogo e incluiu uma falha no código do Pac-Man.

Custer’s Revenge

Apesar dos gráficos pixelados, típicos de 1982, a “Custer’s Revenge” não deixou muito para a imaginação. O jogador controlava o líder militar do século 19, o general George Custer, que está nu, excitado e tentando estuprar mulheres nativas americanas.

Não é necessário dizer que o jogo foi altamente controverso. Foi construído para jogar em videogames fabricados pela Atari, que processou o fabricante Mystique de “Custer’s Revenge“, para impedir que o jogo chegasse às lojas. Em alguns lugares, como Oklahoma City, estava disponível apenas em livrarias para adultos. O conselho da cidade de Oklahoma City também aprovou uma resolução que considerava a “Custer’s Revenge” “desagradável” e “desinteressante para a comunidade“.

Outros grupos que protestavam contra o jogo incluíam a Urban League, a YWCA e várias associações de nativos americanos. Embora nenhum governo tenha proibido tecnicamente o jogo, o fabricante de “Custer’s Revenge” respondeu à atenção negativa ao encerrar voluntariamente a produção do título.

Baby Shaker

Em geral, os jogos para celulares são simples, diretos e fáceis de jogar. O objetivo do “Angry Birds” é fácil de entender (arremessar pássaros nas coisas), assim como o “Baby Shaker” da Sikalosoft. A imagem de um bebê aparece na tela e ele chora e grita. O jogador sacode o telefone até o bebê parar de chorar e dois Xs vermelhos aparecerem sobre os olhos – porque ele está morto.

Ou seja, o jogador só vence quando o bebê morre. “Veja por quanto tempo você aguenta o choro dele até encontrar uma maneira de fazer esse bebê se calar”, dizia o anúncio do aplicativo, na loja on-line. Logo após a “Baby Shaker” chegar à App Store da Apple em 2009, os protestos começaram. Por exemplo, Patrick Donohue, da Sarah Jane Brain Foundation, um grupo pediátrico de conscientização sobre lesões cerebrais, escreveu uma carta para a Apple decretando como o jogo fazia uma piada de abuso infantil e infanticídio. A Apple rapidamente retirou o jogo.

Too Human and X-Men: Destiny

Inúmeros jogos com os mutantes da Marvel foram lançados ao longo dos anos, então o que houve com “X-Men: Destiny” e o jogo de ficção científica/ ação mitológica “Too Human” que foram arrancado das lojas? Problemas de direitos autorais. Em 2004, a Epic Games estreou o Unreal Engine 3, uma revolucionária ferramenta de desenvolvimento de software que tornou os jogos mais detalhados e realistas.

A Epic teve muito cuidado com qual estúdios usariam o mecanismo (e quando) e uma empresa chamada Silicon Knights ficou tão frustrada trabalhando com a Epic (e com a Unreal Engine 3) que processou por quebra de contrato. Além disso, o processo alegou que a Epic sabotou intencionalmente “os esforços da Silicon Knights e outros para desenvolver seus próprios jogos“.

A Silicon Knights acabou perdendo o processo, e um juiz do distrito descobriu que o desenvolvedor “copiou repetidamente e deliberadamente partes significativas do código da Epic Games contendo segredos comerciais“. A Silicon Knights foi condenada a pagar à Epic nove milhões de dólares, além de recuperar e destruir todas  as cópias não vendidas de “X-Men Destiny” e “Too Human“.

Death Race

Comparado aos jogos de hoje – especialmente os violentos -, o jogo de arcade de 1976, “Death Race”, parece inofensivo e único. Pequenos gremlins brancos correm em torno de um fundo preto, enquanto com um volante montado no gabinete, os jogadores controlam um carro. Quando o jogador atropelava um gremlin, o jogo soltava um grito assustador, e o gremlin era substituído por uma lápide. Em outras palavras, era um jogo de direção em que o objetivo era pregar pedestres. (O criador do jogo Exidy teria desenvolvido o “Death Race” com o título de “Pedestrian”.)

Quando os gabinetes do “Death Race” começaram a aparecer nos fliperamas, bares, restaurantes e parques de diversões, tornou-se o centro de uma das primeiras controvérsias dos videogames. Um político local em Spokane, Washington, citou o Dr. Gerald Driessen, do Conselho Nacional de Segurança, que considerou o jogo “nojento“.

Depois de receber reclamações, um parque de diversões em Illinois removeu o jogo de um fliperama, enquanto um distribuidor em Chicago parou de oferecer o jogo e os proprietários de fliperamas e outras empresas simplesmente se recusaram a comprar ou alugar um gabinete da “Death Race”. É claro que em alguns lugares isso teve o efeito oposto – a Exidy moveu mais de 1.000 máquinas, dobrando seus números de vendas.

Jogos classificados AO (Apenas para Adultos)

Nos EUA, determinar o público adequado para a maioria das obras de entretenimento é bastante simples. A Motion Picture Association of America classifica os filmes de “G” a “NC-17” para ajudar os pais a determinar se são apropriados para seus filhos. Os programas de TV têm uma classificação semelhante, como “Y” (para “juventude”) ou “MA” (para “públicos maduros”). O sistema de classificação da indústria de videogames é mais complicado.

O Entertainment Software Rating Board (ESRB) se autodenomina um “órgão auto-regulador que atribui classificações para videogames e aplicativos para que os pais possam fazer escolhas informadas“. Isso significa que a indústria de jogos se policia. O ESRB não proíbe absolutamente nada, nem tem autoridade para fazê-lo – o máximo que pode fazer com um jogo ultra-violento ou sexualmente explícito é tapa-lo com uma classificação de “AO” ou “apenas para adultos”.

Mesmo assim, não é possível controlar as vendas para menores. Em 2011, a Suprema Corte decidiu que os videogames são uma forma de arte protegida constitucionalmente e restringir sua venda com base em conteúdo violento é ilegal. No entanto, o ESRB opera o ESRB Retail Council, cujas lojas membros prometem não vender jogos com classificação AO para crianças. Algumas lojas, como a GameStop, vão ainda mais longe e não mexem com a venda de títulos AO espalhando controvérsia.

Todos os jogos de Arcade (em Marshfield, Massachusetts)

Os primeiros anos de videogame produziram muitas controvérsias – tanto que uma cidade decidiu que não queria nenhum jogo. Em 1982, os moradores de Marshfield, Massachusetts, decidiram que os jogos de fliperama eram qualificados como “dispositivos de diversão que funcionam com moedas“, que a cidade havia banido uma década antes.

Resultado: Proibição de todos os gabinetes públicos de videogame. Quando empresas locais que queriam oferecer videogames contestaram a decisão, a Suprema Corte confirmou a proibição. Mais duas votações na cidade ao longo dos anos confirmaram a decisão. Por fim, em 2014, a lei foi rescindida e os jogos de arcade – há muito tempo tornados praticamente ultrapassados pelos sofisticados consoles domésticos – finalmente surgiram nos restaurantes e bares de Marshfield.

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