História do Videogamer7

Pac-Man: um dos games mais influentes de todos os tempos

O primeiro mascote dos videogames

Considerado o primeiro mascote do mundo dos games, o Pac-Man foi lançado no ano de 1980 e, até hoje, é uma das franquias mais bem sucedidas do mundo dos games, gerando mais de 14 bilhões de dólares em receita e mais de 43 milhões de unidades combinadas. No entanto, você sabe a história por trás da criação dele?

A Namco entrou para o mundo dos games no ano de 1974, quando a Atari fez uma parceria para eles lançarem os games dela no Japão. Logo em seguida, a Namco adquiriu a própria Atari of Japan, e passou a desenvolver seus primeiros games para Arcades.

Nessa época, a indústria japonesa de videogames estava em franca expansão graças ao sucesso de games como Space Invaders, lançado em 1978, e Breakout. No entanto, um funcionário de 24 anos da Namco chamado Toru Iwatani percebeu que os jogos para fliperamas eram majoritariamente destinado aos homens graças a violência e os temas abordados. Foi aí que ele percebeu que havia uma fatia do mercado ainda não explorada.

Pensando em fazer algo diferente, Iwatani pensou em algo que não apostasse na violência e que as mulheres e casais se sentissem engajados em jogar, sendo um título muito mais “family friendly”. Nesse contexto, Iwatani pensou nas coisas que as mulheres gostavam de fazer no momento livre e, segundo ele, elas amavam comer sobremesas e doces, e portanto a temática do game seria essa.

Space Invaders era um dos grandes sucessos da época, mas só atraía o público masculino, segundo o criador do Pac-Man, Toru Iwatani.

O primeiro nome pensado era “Pakkuman“, baseado na onomatopeia japonesa “Paku paku”, que faz referência ao movimento da boca de abrir e fechar em sucessão e que, coincidência ou não, ficou bem semelhante ao barulho que o Pac-Man faria no futuro.

Nessa época, a Namco também estava desenvolvendo um game chamado Galaxian, que usava uma revolucionária tecnologia RGB que dava cores aos jogos, permitindo que os sprites usassem várias cores de uma vez ao invés de apenas um papel celofane na tela. Iwatani usou essa tecnologia no Pac-Man para deixar o game visualmente muito a frente dos outros.

A ideia dos energizadores vieram do marinheiro Popeye, que come espinafre e fica muito forte. Já o design do personagem vem de uma pizza que a equipe de desenvolvimento tava comendo e, faltando um pedaço, Iwatani achou que ele parecia um personagem. Já os fantasmas foram feitos para serem fofos e o “mais expressivo o possível”, se inspirando também na série de TV do Gasparzinho, o fantasminha camarada, e no mangá Obake no Q-Taro.

O presidente da Namco na época, Masaya Nakamura, disse que os fantasmas deveriam ser todos vermelhos, mas Iwatani disse que seria melhor se cada um fosse de cor diferente, e todos os colegas de equipe acharam o mesmo, o que acabou persuadindo Nakamura. Por fim, os efeitos sonoros foi a última coisa idealizada para dar mais singularidade ao game.

Inicialmente o título foi nomeado como Puck Man e foi lançado em julho de 1980 no Japão. Ao chegar nos Estados Unidos em dezembro do mesmo ano, eles mudaram o nome para Pac-Man, considerando que “Puck” poderia ser facilmente confundido com “Fuck Man”, que é uma palavra obscena por lá.

Reprodução

O sucesso inicial foi considerado “morno”, e o já citado Galaxian era muito mais popular que o Pac-Man. No entanto, no longo prazo o game acabou se tornando muito bem sucedido, provavelmente graças a propaganda “boca a boca”, e se tornou  o arcade mais lucrativo do Japão ainda em 1980, e o quarto mais lucrativo em 1981.

Nos Estados Unidos, a responsável por localizar o jogo por lá foi a Midway, mas eles foram “com calma” e inicialmente só produziram 5.000 cabines. Ao longo de um ano, mais de 100 mil cabines já estavam disponíveis em todo o EUA e com o tempo se tornou um grande fenômeno por lá também.

Vale dizer que o Pac-Man é considerado um dos jogos mais influentes de todos os tempos, já que foi pioneiro em ser um game com power-ups, com fantasmas que têm comportamentos diferentes e que reagem as ações dos jogadores, foi o primeiro a ser considerado um mascote, aumentou o interesse das mulheres pelos games, além de ser o primeiro grande sucesso de licenciamento para aparecer em outras mídias.

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