Especial (diversos)

A utilização de avatares em diversos tipos de plataformas

No sentido mais tradicional do termo, “avatar” significa a figura que uma divindade assume quando desce à Terra. A internet pegou emprestada essa palavra e lhe deu o significado mais comum hoje em dia, isto é, o de uma imagem que internautas e gamers utilizam para representá-los no mundo virtual, que pode ser uma foto do próprio usuário, o desenho de um personagem ou outra imagem qualquer.

Mais recentemente, com o surgimento de ambientes e jogos em 3D, os avatares atingiram um outro nível, passando a ser criados como personagens em três dimensões, que são usados para circular por esses cenários e interagir com os avatares dos outros usuários.

Como são utilizados

Os avatares têm sido usados desde os primórdios da internet, por exemplo, em sites de fóruns de discussão, cuja criação é atribuída a John Smith no ano de 1987. Muitos usuários tornaram-se celebridades em seus ramos de conhecimento, fornecendo ajuda e ensinamentos aos frequentadores de ambientes desse tipo, como o Reddit, um dos maiores fóruns de discussão do Brasil e do mundo. Com toda a certeza, a utilização de avatares ajudou a criar a identidade visual desses usuários e a associar essa imagem à autoridade que eles demonstraram em suas áreas.

Por falar em redes sociais, a grande maioria delas, se não todas, permitem a utilização de avatares para melhor identificar seus publicadores. Facebook, Instagram e Messenger, para citar algumas, oferecem essa possibilidade aos seus usuários e, recentemente, lançaram um recurso para criar avatares 3D personalizados. Como elas pertencem ao mesmo dono, isto é, a empresa Meta, é possível ao usuário sincronizar seus perfis e, com isso, ter qualquer alteração em seus avatares atualizada em todas as contas automaticamente.

A Meta também é a criadora do Metaverso, um ambiente virtual que combina diversas tecnologias, tais como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), mídias sociais e games online. Essa mistura tecnológica possibilita a interação entre os usuários de uma forma nunca antes experimentada, além de ter potencial para atividades que ainda não foram totalmente exploradas. Com a utilização de óculos VR, os usuários interagem em um ambiente 3D, onde é possível realizar diversas atividades. E tudo isso como se estivessem em um videogame, onde os seus avatares são os personagens.

Os avatares também são usadas em jogos online tanto de consoles quanto de computadores. Com a crescente popularização dos eSports, eles têm tido muito destaque como logos em categorias dessa modalidade nas melhores plataformas esportivas online. Esses sites permitem que os usuários façam suas melhores apostas em eSports durante eventos ao vivo das ligas mais importantes, tais como a ESL Pro League, do CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive) e o CBLOL, Campeonato Brasileiro de League of Legends. Ficar de olho nos avatares das equipes favoritas ajuda a encontrar as melhores odds para eSports.

Imagem: pixabay.com

A função dos avatares

Os avatares são importantes para ajudar a criar a identidade virtual dos usuários, servindo para individualizá-los nos diversos ambientes que frequentam. Quando usados de forma repetida e consistente, fazem com que um determinado usuário possa ser reconhecido em múltiplas plataformas, estabelecendo, assim, sua presença online de maneira marcante.

Os avatares 3D vão ainda mais longe, já que permitem a customização dos personagens com a escolha de características físicas, tais como cor e tipo dos olhos e do cabelo, além de roupas e acessórios. Isso torna essa representação virtual praticamente uma extensão do usuário no universo online ou, de outra forma, a personificação de como ele gostaria de ser.

Para concluir, vale mencionar um recurso interessante, que é a utilização de sites que armazenam o avatar do usuário para utilização em diversos locais da internet. Uma vez criada a conta e o avatar, sempre que o usuário for criar um perfil em um novo serviço, basta indicar a localização do avatar (geralmente por meio do login no site do avatar) para que ele seja utilizado. E, se resolver atualizá-lo, basta fazê-lo uma única vez que todas as contas passam a utilizar a nova versão.

Qualquer usuário que tenha criado uma quantidade razoável de contas na internet provavelmente já criou pelo menos um avatar, seja fazendo o upload de uma foto para o seu perfil, seja escolhendo uma das imagens disponibilizadas pelas plataformas. Fotos ou imagens criadas pelos usuários são com certeza a melhor opção, já que são uma garantia maior de ter um avatar único, que vai representá-lo de maneira mais fiel.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!