Share Button

O autismo é um transtorno psicológico que há décadas vem sendo trabalhado em filmes e seriados, e nos games, desde os anos 2000 tem-se a presença de personagens notáveis. Para quem não está familiarizado com o autismo, de maneira breve, pode ser resumido com um transtorno irreversível que afeta a vida do sujeito desde o seu nascimento interferindo em diversas áreas, como a capacidade de socialização e aprendizagem, por exemplo, porém vale ressaltar que cada pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é afetada de forma distinta, podendo variar de sintomas a simples a muito graves. Confira agora alguns personagens dos videogames que são autistas.

ATENÇÃO¹: Esta matéria pode conter spoilers!

ATENÇÃO²: Esta matéria não serve como parâmetro para auto diagnosticar o autismo. Procure um psicólogo e/ou um psiquiatra para averiguar a suspeita do transtorno.

 

Filho de Charlie Kane – Twisted Metal: Black

O filho de Charlie Kane, que não teve seu nome revelado é portador do autismo e savantismo, um “subgênero” que é encontrado em um em cada 10 pessoas autistas. O savantismo é diagnosticado quando a pessoa tem uma alta capacidade de memorização junto a um grande déficit de atenção, como no filme Rain Man.

O filho de Kane é descrito como um garoto bem parecido com as crianças de sua idade, sendo muito respeitável com todos a sua volta e tendo boas maneiras.

Jade – Fahrenheit/Indigo Prophecy

Jade, a Criança Índigo, é uma pequena autista cuja os pais (desconhecidos) abandonaram, o que acabou levando a pequenina a morar o orfanato St. Thomas Orphanage.

Sabe-se que ela é a garota prometida, de alma pura e que nunca reencarnou. Sua chegada é profetizada a mais de 2 mil anos e muitos previram sua chegada. Ela é responsável por carregar o destino da humanidade e o segredo do universo. Não se tem informações detalhadas sobre sua condição ou características específicas.

Drª Brigid Tenenbaum – Bioshock e Bioshock 2

Também conhecida como Mother Goose, Tenebaum é uma geneticista responsável pelo descobrimento de ADAM bem como pelo desenvolvimento industrial e comercialização do mesmo. Ela também é a “mãe” das Little Sisters. Ela desenvolveu as crianças e a tratava como filhas.

Brigid foi disgnosticada como uma autista altamente funcional, o que em outras palavras significa que ela tem uma boa capacidade de socialização e desenvolvimento intelectual. Isso justifica seu potencial de se tornar uma cientista.

River Wyles – To the Moon

 

River Elisabeth Wyles é a esposa de Johnathan Wyles, personagem principal do game indie To the Moon. Ela foi diagnosticada com Síndrome de Asperger, que posteriormente “fundiu-se” ao TEA, sendo considerado um Transtorno do Espectro Autismo. Como a personagem faleceu antes dos eventos do game não se tem muitos dados sobre sua condição, apenas passagens que relatam a experiência de seu marido com ela. Um exemplo é a interpretação literal dos fatos, tento uma dificuldade de entender as coisas no sentido figurado.

Patricia Tannis – Borderlands

Tannis é uma personagem recorrente em Borderlands e Borderlands 2, fornecendo missões. Esta NPC também foi diagnosticada com a antiga Síndrome de Asperger graças a sua dificuldade de demonstrar empatia (embora ainda tenha), necessidade de repetir sua rotina e comportamento e também de permanecer em sua zona de conforto. Patricia Tannis tem altas habilidades em pesquisa e grande dedicação as coisas que são de seu interesse.

Symmetra – Overwatch

Symmetra é uma personagem jogável de Overwatch do tipo suporte. Como arma ela utiliza projetores de raios, tem a capacidade de utilizar escudos para seus parceiros além de construir plataformas de teletransporte e torres sentinela.

Ela foi confirmada como autista pela Blizzard. Dentre as características de sua síndrome nota-se a dificuldade de socialização, desprezo por locais com muitas pessoas, obsessão pela estrutura dos ambientes e dificuldade de expressar empatia.

***

Além destes personagens temos outras figuras notáveis que merecem ser citadas, como Amy, protagonista do jogo Amy; David Archer, NPC de Mass Effect 2Josh Sauchak de Watch Dogs 2Simone Cole de Clive Barker’s Jericho.