Share Button

Depois do anúncio da nova plataforma de jogos do Google, muitos consumidores acham que o streaming vai ser utilizado, futuramente, como o estilo de transmissão principal das desenvolvedoras e empresas da área.

Apesar do impacto do anúncio partindo de uma empresa que não é necessariamente ligada de maneira integral com o mundo dos videogames, como foi o caso do Stadia, tecnologias do gênero, para a realizações de tarefas similares, estão sendo desenvolvidas há anos por outras empresas competidoras.

Reafirmando a sua presença, também, nos modelos futuros de competição de mercado, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox e admirado por muitos jogadores da comunidade, confirmou o papel importante da Microsoft nos games transmitidos por nuvem.

O Google foi grande hoje e nós temos alguns meses até a E3, quando vamos crescer muito”.

Com essas palavras, ele deixou clara a sua intenção de competir diretamente com o Stadia. Há mais de dois anos, pelo menos, a divisão Xbox trabalha no xCloud, sistema bastante similar ao apresentado ontem pelo Google, mas com a intenção de rodar os jogos com muito menos latência.

A plataforma em questão será o mecanismo de streaming exclusivo dos responsáveis pelo Xbox. O objetivo final será o mesmo: executar jogos complexos por meio de equipamentos mais simples do que um aparelho com o poder de fazer uma renderização local, em tempo real, dos dados – como temos hoje em dia com praticamente todos os consoles e equipamentos modernos.

Sendo assim, tudo leva a crer que, principalmente durante a próxima geração, a briga entre as empresas será para conquistar a melhor plataforma de streaming – com a menor latência e servidores bem estruturados.

A Sony e a Nintendo já demostraram interesse na tecnologia de transmissão remota, então, é esperada a participação das duas corporações na próxima fase da “briga tecnológica do mundo dos videogames”.

Apesar das novidades serem animadoras para muitos, uma parcela dos jogadores atuais está bastante preocupada com a suposta “evolução”. Afinal, sem uma boa conexão de internet, e até mesmos servidores construídos em lugares próximos ao seu usuário, nada disso será viável para a jogatina diária que muitos esperam e estão acostumados.