Share Button

Um suposto ex-funcionário da Irrational Games, que prefere se manter anônimo, disse em uma postagem no site hackernoon que a publisher 2K tomou várias decisões ruins que levaram ao fechamento da 2K Australia (conhecida também como Irrational Games), criadora de jogos como Freedom Force e a série Bioshock.

Segundo ele, as coisas começaram a desandar com o desenvolvimento de The Bureau: XCOM Declassified e após o jogo vender mal, a culpa foi aparentemente posta na 2K Marin, que foi fechada.

Depois que a 2K Australia desenvolveu Borderlands: The Pre-Sequel, também fechou as portas. O motivo dado para isso foram os custos de desenvolvimento.

De acordo com o ex-funcionário, uma equipe de 40 pessoas levou 18 meses para fazer o jogo, que vendeu 1,7 milhão de unidades, juntamente com “vendas significativas” por parte dos DLCs. Estes funcionários recebiam muito menos do que seus colegas norte-americanos, então para ele não faz sentido a desculpa que a 2K deu sobre fechar o estúdio por causa dos custos que foram utilizados para criar o jogo.

Sobre Mafia 3, ele disse que o estúdio Hangar 13 gastou “dezenas de milhões de dólares” para criar o game, que foi bastante criticado nas análises, acabando com as chances do dinheiro investido ser recuperado.

“Precisaria vender aproximadamente 8 milhões de cópias para pagar os custos, e até o momento vendeu menos do que 1 milhão de unidades.”

“[XCOM se deu mal pois] era o único título onde a 2K se sentiu obrigada a sujar suas mãos com o desenvolvimento. Eles mudaram o produto várias vezes para reboots, e tomaram completamente o controle criativo das mãos das desenvolvedoras. Talvez seja por isso que Mafia 3 e Evolve também perderam tanto dinheiro. A 2K não parece se preocupar em testar sua veia artística – mesmo que isto custe aos acionistas centenas de milhões de dólares, custe os empregos de centenas de desenvolvedores e custe a reputação da 2K como empregadora.”

A postagem é bem extensa e fala sobre os últimos 10 anos da 2K, contudo o designer de níveis de Bioshock Infinite, Steve Lee, contesta a veracidade das informações, alegando que é bem provável que seja algo falso devido às “discussões e observações entre os muitos ex-funcionários da Irrational.”

Por outro lado, o fundador da 3D Realms e criador de Duke Nukem, George Broussard, disse em seu Twitter que a 2K “é realmente uma merda de empresa. Algum dia eu escreverei sobre o quão diabólica eles foram conosco.”

Via VG247