Notícias

Lenda comprovada: escavação encontra cartuchos de “E.T.” enterrados pela Atari em deserto

Neste último sábado (26) foi feita a “exumação” de um alienígena em um deserto do Novo México. Mas não estamos falando do “Caso Roswell– um dos mais famosos da ufologia mundial – mas sim de cartuchos do jogo “E.T. The Extra-Terrestrial” do Atari 2600.

Considerada uma das maiores lendas da história dos videogames, a verdade foi finalmente descoberta. Após mais de 30 anos de mistério, uma equipe contratada pela Microsoft foi até um deserto em Alamogordo, Novo México, para fazer explorações – e um documentário – na região, a procura do jogo baseado no longa-metragem de sucesso de Steven Spielberg, supostamente enterrado pela própria Atari em 1983.

Na época a Atari era a maior empresa de games, até o surgimento da crise de mercado conhecida como a “quebra dos videogames” nesse mesmo ano, em que várias empresas do ramo começaram a falir, inclusive a Atari. O título é considerado um dos piores jogos de todos os tempos e sem dúvida o maior fracasso da empresa, títulos nada honrosos que levaram a Atari a se livrar de milhões de cartuchos, enterrando no deserto. Nunca ninguém havia encontrado indícios de que isso realmente tinha acontecido, e assim uma lenda passou a existir.

Além de vários cartuchos do E.T., também foram encontrados cópias de “Space Invaders“, “Centipede“, “Asteroids” e até mesmo joysticks sob a terra e uma grossa camada de cimento e concreto. O documentário realizado em parceria com a Microsoft tem o nome provisório de “Atari: Game Over“, vai contar a história e o fracasso da empresa, mostrando com detalhes a curiosa “caça ao tesouro“. O vídeo será lançado exclusivamente para os videogames Xbox 360 e One, e conta em sua direção com Zack Penn, um dos roteiristas do filme “Os Vingadores“.

De acordo com comentários de Larry “Major Nelson” Hyrb, diretor de programação do Xbox e presente nas escavações, os cartuchos conservavam sua embalagem original e até o manual de instruções, com incrível estado de conservação. Se não fosse pelo estado das caixas e as capas descoloridas pelo tempo, qualquer um poderia pensar que foram enterrados dias atrás.

Ainda é cedo para dizer se realmente há 3,5 milhões de cartuchos enterrados, como reza a lenda, mas é certo que o número encontrado até agora chega na casa dos milhares.

E há quem diga que, se continuarem escavando, ao invés de petróleo a equipe da exótica expedição irá encontrar alguns Wii U da Nintendo enterrados…

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!