Análises

Me & My Katamari

A série Katamari Damacy foi uma das melhores surpresas a surgir na geração de consoles 128 bits, trazendo uma proposta bastante original que atraiu a atenção de muitos jogadores. Controlando um pequeno príncipe, o objetivo do jogador era rolar uma bola (batizada como Katamari) e grudar nela itens espalhados no cenário que a faziam aumentar de tamanho em ritmo constante.

Me & My Katamari preserva a essência original da série, a transportando para a telinha do PSP. O resultado é uma experiência bastante semelhante àquela encontrada nos jogos para o Playstation 2, com algumas adaptações que tornam o jogo mais adaptado a uma experiência portátil.

Férias bem merecidas

Depois de fazer o príncipe rolar uma série de katamaris em suas duas primeiras aventuras, o Rei de Todo o Cosmo decidiu que era hora dele e sua família tirarem um tempo de férias. O local escolhido foi o planeta Terra, devido à suas belezas naturais e oceanos vastos.

Em uma de suas brincadeiras, o Rei causa um tsunami gigantesco que varre do mapa todas as ilhas próximas. Agora, cabe ao príncipe atender ás reinvidicações dos animais que moram no local e rolar várias katamaris que serão transformados em ilhas substitutas para aquelas que foram destruídas. Uma história bastante simplória, mas que se encaixa perfeitamente na proposta nonsense da série.

O jogo é dividido entre cinco mapas principais, cada um com diversas áreas que se adaptam ao tamanho da katamari que se deve criar. No começo, o jogador terá que coletar itens como grampos e pequenos lápis, mas não demora para estar coletando pessoas, casas e até mesmo continentes.

O bom humor que sempre caracterizou a série está presente aqui, seja através dos comentários do Rei de Todo o Cosmo ou nos objetos coletados – prepara-se para encontar várias referências à personagens de desenhos animados japoneses e figuras como o Godzilla. Esse elemento também dá a cara na trilha sonora, com músicas irritantemente felizes e os gritos de animais e pessoas assustadas ao ver que uma bola gigante vem em sua direção.

Uma adaptação quase perfeita

Os gráficos mantém a mesma qualidade dos títulos para o Playstation 2, dando a impressão de que o jogo original foi transferido em sua íntegra para a telinha do aparelho.Infelizmente, isso significa que alguns problemas antigos também dão a cara aqui, principalmente no que diz respeito à câmera que volta e meia fica presa em algum ângulo que dificulta a visualização da ação.

A principal diferença notada no título é o esquema de controles, que teve que ser adaptado para o PSP. Como falta ao console um segundo direcional analógico, os desenvolvedores optaram por utilizar uma combinação dos botões direcionais e botões de comando para controlar o jogo. O resultado emula bem o esquema encontrado no Playstation 2, porém se mostra confuso de dominar e pode gerar bastante dor de cabeça.

E é justamente esse o quesito de Me & My Katamari que vai decidir se o jogador vai ter pela frente uma experiência agradável ou vai desistir depois de poucos instantes. Caso seja capaz de se adaptar ao sistema de controles confuso, em pouco tempo a diversão obtida supera qualquer problema. Porém, para isso é necessária uma dose de dedicação que nem todo mundo está disposto a ter, tornando mais restrito o público alvo do jogo.

Outro ponto que sofreu algumas modificações para se encaixar à experiência proposta foi o tempo de duração de cada fase. Em geral, cada partida não dura mais do que cinco minutos, o que faz com que o nível de dificuldade em algumas fases seja bastante elevado. Portanto, prepare-se para ter que encarar várias vezes o mesmo desafio antes de aprender a ordem certa com que os objetos do cenário devem ser coletados.

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