CuriosidadesTops

Cinco franquias de games mais bem sucedidas comercialmente de todos os tempos

GTA, Pokémon, Call of Duty, Tetris e Mario

O que é um jogo bem-sucedido? Muitos vão argumentar que são as boas notas que ele recebe da mídia, enquanto outros dirão que é o quanto ele significou para o próprio jogador. No entanto, para as empresas é algo bem prático: vendeu bem? É um jogo de sucesso. Pensando nisso, mostramos hoje as cinco franquias de videogames mais bem sucedidas comercialmente de todos os tempos até agora.

5 – Grand Theft Auto : 350 milhões

5 franquias de games mais bem sucedidas comercialmente de todos os tempos (até agora!)

A série GTA foi criada por David Jones e Mike Dailly e seu primeiro game surgiu no dia 21 de outubro de 1997 para computadores. Com gigantesca popularidade, todos os games são fenômenos em vendas, sendo que a última entrada, o GTA V, vendeu 150 milhões de cópias, sendo o segundo título mais bem sucedido da história, atrás de Minecraft.

4 – Pokémon: 380 milhões

A série de monstrinhos criada pela Game Freak em 1996 é uma das mais bem sucedidas não só no mundo dos games, mas em todos os meios em que se mete. O desenho animado para TV também foi um fenômeno em popularidade no fim dos anos de 1990 e continua sendo bem famosa hoje em dia; os mangás, os filmes e as outras mídias sempre são uma “máquina de fazer dinheiro”.

3 – Call of Duty: 400 milhões

5 franquias de games mais bem sucedidas comercialmente de todos os tempos (até agora!)

A série de tiro em primeira pessoa já entrou no Guiness Book, o livro dos recordes, como o jogo de tiro em primeira pessoa mais bem sucedido comercialmente. Além disso, é o jogo de videogame desenvolvido nos EUA com maior número de vendas na história. Além da saga principal, já houve mais de 500 milhões de downloads na edição para celulares, o Call of Duty Mobile.

2 – Tetris: 495 milhões

O clássico jogo criado na época da União Soviética por Alexey Pajitnov em 1984 é o jogo russo mais bem sucedido da história. Dispensando apresentações, o jogo de queda de blocos está distribuída em tudo que é canto, nos mais diferentes videogames, consoles, PCs, celulares, tablets. Vale mencionar que a maioria das vendas são referentes a versão mobile, mas as versões físicas lançadas para consoles alcançam 70 milhões.

1 – Mario: 758 milhões

E é claro, um dos personagens mais icônicos (quiçá, o mais icônico) do mundo dos games está no topo da lista, vendendo impressionantes 758 milhões de cópias distribuídas em várias sub-séries. Existe jogo do Mario de tudo que é tipo, de todos os gêneros, para todos os consoles da Nintendo, e virá um filme por aí.

Artigos relacionados