Notícias

PS4 pode ter sido usado para planejar atentados terroristas em Paris

ps4-corte-preco-japao

Atualização 18:52 – A Sony enviou uma declaração ao site Eurogamer a respeito da suspeita de que o PS4 poderia ter sido usado pelos terroristas para planejar os ataques em Paris.

“O PlayStation 4 permite a comunicação entre amigos e gamers e, em comum com todos os aparelhos modernos conectados, há um potencial para que abusos sejam cometidos. Entretanto, nós levamos extremamente a sério nossas responsabilidades para proteger nossos usuários e urgimos que nossos usuários e parceiros comuniquem atividades que possam parecer ofensivas, suspeitas ou ilegais. Quando nós identificamos ou somos notificados a respeito de tais condutas, nós nos comprometemos a tomar as devidas ações em conjunto com as autoridades competentes e continuaremos a fazer isso.”

Notícia original:

Os recentes ataques terroristas do Estado Islâmico em Paris, que deixaram mais de 120 pessoas mortas e mais de 300 feridos na última sexta-feira (13), podem ter tido auxílio do PS4 para que pudessem ter sido planejados.

A informação foi dada pelo governo da Bélgica, mas especificamente por Jan Jambon, ministro do interior daquele país, ao afirmar no sábado (14) que os terroristas usavam o console da Sony para poder se comunicar.

A escolha do PS4 pode ter sido feita pois é extremamente difícil de monitorá-lo. “O PlayStation 4 é ainda mais difícil de rastrear do que o WhatsApp,” disse Jambon.

Com o lançamento da nova geração de consoles, haviam preocupações sobre a privacidade dos usuários. Aparelhos como o Kinect do Xbox One ou a câmera do PlayStation 4 abriam discussões sobre, por exemplo, se seria possível o governo usá-los para espionar a casa dos jogadores. Ainda não sabemos quanto controle as autoridades norte-americanas e europeias possuem nestes sistemas.

Contudo, caso os terroristas tenham mesmo feito uso do PS4 para planejar os ataques em Paris, o fizeram através do envio de mensagens ou chat de voz. Apesar de usarem uma tecnologia mais simples, fornecem uma comunicação mais segura.

Existe também a hipótese de que podem até mesmo ter usado jogos online para se comunicar. Segundo documentos vazados por Edward Snowden, em 2013, a NSA e a CIA se infiltravam em grupos dentro do MMO World of Warcraft para coletar informações em possíveis encontros virtuais feitos por terroristas.

No caso do PS4, é mais provável que tenham simplesmente usado o chat de voz, já que ainda é bastante difícil para os investigadores monitorarem sistemas de voz baseados em IP do que, digamos, uma simples chamada de celular.

Via Forbes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!