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Quando é a hora de mudar a fórmula de uma franquia de games bem sucedida?

Ter uma franquia longeva dentro do mundo dos games não é nada fácil! Afinal, a tecnologia muda, o público muda, as percepções das pessoas mudam, os videogames mudam, e até mesmo a equipe que desenvolve os games de uma determinada série, muda.

Se o novo jogo de uma franquia “muda demais”, muitos dirão que ele “perdeu a identidade”, mas se ele “mantém a mesma fórmula”, ele não inova e fica sempre sendo “mais do mesmo”. No entanto, dá pra ter uma visão positiva de ambos os argumentos, já que muitos vão dizer que “em time que está ganhando não se mexe”, enquanto outros vão dizer que “inovação é necessária”.

Daí vem o questionamento: quando é a hora de mudar a fórmula? Essa é uma pergunta particularmente difícil para nós, jogadores, e talvez os próprios desenvolvedores tenham maior noção do que a gente quando o assunto é mudança, afinal, eles que lidam diariamente com o grande público.

No entanto, uma coisa é fato: a partir do momento que houver uma mudança, você nunca irá agradar a todos, e terão aquelas que vão ficar apegados com a versão antiga daquela série famosa. Vemos isso facilmente com Zelda, Sonic, Mario, Final Fantasy, Resident Evil e até mesmo o Tales Of, conhecido por ser bastante tradicional em sua fórmula.

Creio que cada jogo deve ter algum ponto de evolução perante o anterior, e a mudança da fórmula “como um todo” só deve vir quando o público estiver, realmente, se cansando daquela fórmula, que é algo refletido nas vendas e também nas análises dos críticos.  Um caso bem emblemático se dá com a série New Super Mario Bros, em que um representante da Nintendo precisou vir a público dizer que a fórmula repetitiva se dá porque queriam transmitir as pessoas a sensação de “estar jogando Mario”.

O argumento é forte, mas “jogar Mario” não significa necessariamente que todos os jogos terão as mesmas músicas, com cenários praticamente idênticos, se passando sempre em castelos, com os mesmos chefes e os mesmos inimigos. Queremos salvar a Peach do Bowser sempre, mas o “como” fazer isso que deve mudar.

Existe o momento “certo” para a mudança estrutural de uma fórmula, e quem dirá isso é o próprio público. Quando aquele jogo não tiver a mesma força comercial de antes, é o momento dos desenvolvedores pararem, pensarem, e darem uma mudança na fórmula.

https://youtu.be/SGg5ku-u_SQ

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