Share Button

Com saudades de jogar os antigos games de plataforma do Sonic e Mario? Então “Rayman Legends” é o seu jogo! Além de misturar influências desses dois grandes clássicos, ele ainda apresenta ideias inéditas que fazem dele uma experiência fantástica e imperdível para qualquer gamer oldschool. Inicialmente anunciado como um exclusivo do Wii U, felizmente ele também chega para PS3, X360, Vita e PC, mantendo o nível de qualidade do seu brilhante antecessor, “Rayman Origins”.

A jogabilidade continua a mesma, abra caminho correndo, saltando e esmurrando por cenários com designs incríveis, com ações tanto na horizontal como na vertical, e recolha pontos (os Lums, que podem ser coletados tocando-os, derrotando inimigos ou libertando Teensies capturados) para desbloquear novos caminhos e mundos, que podem ser jogados em qualquer ordem depois de avaliados. E o melhor de tudo, com comandos incrivelmente precisos. Além do herói desmembrado, Globox e os Teensies retornam como personagens jogáveis, acompanhados de uma nova integrante, a viking Barbara e suas irmãs, depois de serem salvas em certos estágios. A fada Murfy também aparece, mas apenas para dar assistências como cortar cordas, ativar plataformas e ajudar na coleta de Lums.

um dos melhores games 2D dos últimos tempos

São mais de 120 níveis (40 deles remasterizados do Origins), que podem ser jogados sozinho ou com até quatro jogadores simultâneos na tela. Diferente de outros games com a mesma característica, Legends consegue oferecer uma experiência multiplayer bem balanceada, apesar do caos com quatro jogadores se movimentando, sendo divertidíssimo. Mas pisaram na bola em não oferecer multiplayer online. É surpreendente como cada fase consegue ser mais incrível do que a anterior, a criatividade da Ubisoft ao criar os cenários, as armadilhas, os inimigos é sem limites e digna de um prêmio. Ao final das fases enfrente os chefões em batalhas épicas, que adicionam mecânicas diferentes ao game, e geralmente representados por monstros gigantescos na tela. Um espetáculo visual.

A apresentação audiovisual de Legends é uma das mais bonitas desta geração. Os visuais, os cenários e designs 2D vão fazer a alegria dos fãs do gênero, que convenhamos, anda meio esquecido pela febre tridimensional. Recheado de cores vibrantes que saltam aos olhos e uma concepção artística criativa e carismática, ele também se destaca pelas inúmeras animações, tanto no primeiro plano, como nos cenários ao fundo, deixando tudo ainda mais dinâmico e “vivo”.

as lutas contra os chefões são um espetáculo visual

A trilha sonora é um deleite à parte, um trabalho fantástico de Christophe Héral, com temas orquestrados que variam do clássico, passando pelo jazz, música celta e claro, sem esquecer o bom e velho rock ‘n roll, que criam uma imersão perfeita com a aventura de Rayman (algumas músicas até lembram um sambinha). Um dos grandes destaques são as fases musicais especiais em que o jogador deve atravessar o cenário e cada movimento seu corresponde a um ritmo, que devem estar em perfeita sincronia com a música ao fundo. Confira o vídeo abaixo com a clássica música “Eye of Tiger”, tocada ao estilo Mariachi, para entender melhor como funciona a coisa.

O jogo é simplesmente imenso, com cenários que não acabam mais e centenas de conteúdos desbloqueáveis que vão garantir muitas e muitas das suas horas na frente da televisão.

Rayman Legends