Share Button
– continua com uma mecânica de jogo simples e viciante –

A Sony ganhou Ninja Gaiden, jogo inicialmente exclusivo da Microsoft. Agora é a vez do X360 receber um dos grandes títulos de respeito do PlayStation. Uma das séries de luta mais famosa dos videogames está de volta em sua sexta edição, é Tekken 6 da Namco Bandai que chegou ao X360, PS3 e PSP.

Mas ele foi primeiramente lançado para os arcades em 2007. Em 2008 saía um update para os arcades, batizado de Tekken 6: Bloodline Rebellion, que apresentava novos estágios e personagens e a versão para consoles foi anunciada, para PS3 e… X360. Desde então, a série que sempre foi exclusiva do Playstation, receberia uma versão para o X360. Será que Tekken 6 está bom o suficiente para competir com outros consagrados títulos como Street Fighter 4, Soulcalibur 4 e Virtua Fighter 5? É o que iremos analisar agora.

tekken 6

Novos lutadores

Tekken 6 continua após os acontecimentos da sua quinta edição. Jin Kazama que venceu o torneio está agora no comando da Mishima Zaibatsu, com planos ambiciosos de domínio mundial, declarando guerra às  todas nações do mundos. Seu pai, Kazuya Mishima, agora líder da G Corporation, parece ser o único capaz de evitar que Jin tome controle do mundo. No meio desse guerra de família está todos os outros lutadores, que irão participar do novo torneio The King of the Iron Fist Tournament, cada um com os seus próprios planos.

E como todo bom novo torneio de luta que se preza, há novos lutadores com sede de luta e vitória, além claro de velhas caras já conhecidas, com o sensacional número inédito de 42 personagens selecionáveis. É muita gente para se pegar todas as técnicas de luta não? Oito deles são novos, incluindo dois chefes que não podem ser controlados.

Confira a lista dos novos personagens:

1. Bob – Lutador americano, conhecido por ser um gênio em artes marciais. Ele era extremamente popular por seu rosto fofo e equilíbrio corporal. Entretanto, quando ele conhecia alguém maior do que ele, e que não conseguia vencer, Bob adquiria uma certa obsessão em aumentar o poder de seu corpo sem diminuir a velocidade. Por esta razão, Bob sumiu do mundo das artes marciais. Passado um tempo, ele termina seu aperfeiçoamento e, confiante em sua nova força, Bob se inscreve no The King of Iron Fist Tournament 6.

2. Leo – Ela é alemã (não, ele não é homem!) e tem o sonho de ser uma famosa detetive como o pai; assim, quando sua mãe, que trabalhava na G Corporation (na mesma divisão que traiu Kazuya) é assassinada, Leo resolve descobrir o que aconteceu. Em sua busca, ela nota que o nome Kazuya Mishima está inteiramente relacionado a tudo, e a partir disso, resolve se inscrever no torneio em busca de vingança.

3. Miguel Caballero Rojo – Miguel foge de casa, na Espanha, com 15 anos, mas ainda assim mantêm contato com a irmã de quem gosta muito. Muito protetor, Miguel não concorda com o casamento da irmã, mas não a impede, apenas faz questão de vigia-la no dia da cerimônia. Porém no dia, aviões bombardeam a igreja e a irmã de Miguel morre. Com desejo de vingança, ele descobre que o ataque aconteceu a mando da empresa Mishima Zaibatsu, que tem como lider, Jin Kazama, e a partir disso, Miguel entra no torneio para vingar a morte da irmã.

4. Zafina – Ela é a protetora da tumba sagrada que está na aldeia, e já derrotou todos lutadores que tentaram entrar na tumba. Seguindo a profecia dos anciões da aldeia, no dia em que as “duas estrelas malignas” se encontrarem, o selo da tumba sagrada se romperá e o mundo vai acabar. Acreditando nisso, Zafina decide entrar no torneio para impedir que a profecia se realize. O diretor do game Harada comparou seus movimentos com o de uma aranha.

5. Azazel (último chefe) – Sua história parece estar relacionada com a de Julia Chang, Zafina, e também com o confronto entre Jin Kazama e seu pai Kazuya Mishima.

6. NANCY – MI847J (chefe extra que vem antes de lutar com o Jin Kazama) – É uma chefe secreta que, segundo a história, é uma versão melhorada dos Jacks, que são robôs criados pela Mishima Zaibatsu.

7. Alisa Boskonovitch – uma ciborgue que pode usar os braços e cabeça como armas.

8. Lars Alexandersson – um desconhecido descendente de Heihachi Mishima.

Abaixo a lista dos outros lutadores que já apareceram na série:

Anna Williams
Armor King
Asuka Kazama
Baek Doo San
Bruce Irvin
Bryan Fury
Christie Monteiro
Craig Marduk
Devil Jin
Eddy Gordo
Feng Wei
Ganryu
Heihachi Mishima
Hwoarang
Jack-6
Jin Kazama
Julia Chang
Kazuya Mishima
King
Kuma
Lee Chaolan
Lei Wulong
Lili Rochefort
Ling Xiaoyu
Marshall Law
Mokujin
Nina Williams
Panda (Kuma)
Paul Phoenix
Raven
Roger Jr.
Sergei Dragunov
Steve Fox
Wang Jinrei
Yoshimitsu

As personagens clássicas receberam um novo visual e lista de golpes, mas no geral não foge muito do que já foi mostrado no ótimo Tekken 5. Há vários modos como Survival, Team Battle, Arcade, Ghost, Time Attack e claro, o VS para dois jogadores, online ou offline. Há também o divertido Scenario Mode, muito similar ao Tekken Force de Tekken 4 ou de Devil Within de Tekken 5, no bom e clássico esquema beat´m up, mas que não é tão envolvente quanto às lutas principais. Há milhares de itens, roupas e acessórios para desbloquear e personalizar as personagens, o que vai garantir muitas horas de jogatina no modo para 1 jogador. Mas como em todos os outros jogos da franquia, é no modo multijogador que Tekken 6 brilha.

tekken 6

tekken 6

tekken 6

tekken 6

tekken 6

tekken 6

tekken 6

tekken 6

A jogabilidade permance clássica e simples, sem revoluções nos comandos, sendo dois botões para socos e dois para chutes. Continua fácil e extremamente precisa para aplicar os milhares de golpes existentes para cada personagem, mas que vai exigir muito treino e dedicação para serem bem executados durante uma luta. As lutas online podem apresentar lags bem frustrantes, mas na maioria das vezes são velozes e fluídas.

Os gráficos e o visual em geral estão longe de usarem todo o potencial da máquina, mas são muito bem feitos, com texturas agradáveis e efeito de motion blur (ou borrão de movimentos, como preferir), mas em contrapartida apresenta muitos serrilhados. O design das personagens estão bem modelados, os cenários são ricos em detalhes e as animações possuem uma alta qualidade. É uma evolução de Tekken 5 mas sem ir muito longe, mas faz o seu trabalho. As CGs como sempre estão fantásticas e são de se encher os olhos com uma extrema qualidade e bom gosto, que já é marca registrada da franquia. A trilha sonora é bem variada, com vários gêneros que vão agradar alguns e desagradar outros, passando por temas irritantes até composições épicas. A dublagem e efeitos sonoros completa o pacote, com os sons que já estamos acostumados a ouvir sem apresentar nada de especial. Prepare-se para passar raiva diante de Azazel, o chefe final do jogo. Até que você pegue a manha, vai passar um bom tempo esmurrando o ar sem conseguir nada eficiente. Uma dica, use o braço forte de Paul, que na maioria das vezes, resolve o problema.

What Will You Fight For