GamesNotíciasr7

Uso incorreto do SSD em Starfield pode estar por trás de problemas de performance

Até então pensava-se que apenas a CPU, dependendo do modelo, é que estava causando gargalo em certos locais de Starfield por falta de otimização por parte da Bethesda (algo comprovado pela Digital Foundry), mas o usuário de YouTube, Compusemble, descobriu algo ainda mais grave que, segundo ele, está prejudicando o jogo. Ele afirma que Starfield não utiliza o SSD de forma correta, acarretando em problemas de performance, especialmente em cidades como New Atlantis.

Conforme a explicação dada por ele, a situação ocorre porque o sistema de arquivos de Starfield depende de tamanhos de blocos muito pequenos e de uma profundidade de fila baixa para transmitir recursos para o jogo. Compusemble diz que por causa disso o SSD atinge 100% de utilização com leituras bem abaixo de 1GB/s, mesmo se for um SSD PCIe Gen 5, ocasionando queda no uso da GPU e, consequentemente, a taxa de quadros cai.

Compusemble compartilhou um vídeo demonstrando a situação para exibir o comportamento do SSD, taxa de quadros e GPU em New Atlantis. À medida que ele anda pela cidade, a taxa de quadros cai momentaneamente diversas vezes, fazendo com que o uso da GPU despencasse para quase zero devido ao gargalo causado pelo uso inadequado do SSD.

Ele utilizou uma Radeon RX 6950 XT, um Ryzen 7 7700X, 32GB de RAM e um SSD Crucial T700 Gen5 (um dos mais rápidos do mercado) para realizar o teste, ou seja, o problema não é o PC dele e sim o jogo.

A forma como Starfield faz uso do SSD é bastante incomum. Compusemble afirma que muitos jogos hoje leem unidades de armazenamento em blocos grandes para obter o melhor desempenho possível dos SSDs. A Microsoft, inclusive, recomenda um tamanho de bloco entre 32-64k e profundidades de fila muito altas para suporte ao DirectStorage. Starfield não suporta DirectStorage, mas você não precisa otimizar um jogo com a API de armazenamento da Microsoft para fazê-lo funcionar com essa carga de trabalho de entrada e saída de dados mais apropriada.

Infelizmente não existe uma forma para que todos os jogadores consigam contornar esse problema no momento, mesmo se você jogar Starfield com a qualidade mais baixa possível. A Bethesda é quem terá de descobrir como consertar isso.

Atualmente a única maneira de driblar esse empecilho e fazer com que Starfield rode a 60 fps cravados no PC é utilizando o mod de FrameGen (que possui uma versão paga e uma gratuita), mas que precisa de uma GeForce RTX 40 para funcionar.

Via Tom’s Hardware

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!