r7Tops

5 séries dos games que inovaram e depois “voltaram atrás”

Nem sempre é necessário "reinventar a roda"

Como dito em outros textos, ter uma série longeva é visivelmente um desafio para os desenvolvedores, já que se o game muda demais, ele “perde a essência”, e se muda de menos, fica sendo “mais do mesmo”. Ou seja, inovar é preciso de tempos em tempos, mas nem sempre “reinventar a roda” é necessário para que os consumidores gostem daquele produto. Pensando nisso, decidimos selecionar 5 séries que tiveram algum game que mudou drasticamente a jogabilidade, e depois eles “voltaram atrás”.

1 – Zelda

O primeiro jogo da série Zelda tinha a “vista de cima” e elementos de exploração. Já o segundo jogo, numa tentativa de inovar, resolveu incluir elementos de RPG como pontos de experiência, dungeons em visão lateral de corre e pula em 2D,  e um mapa do mundo que tem inimigos com direito a transição de tela. Apesar de ter sido bem recebido na época tanto pelo público quanto pela crítica, os jogos subsequentes em 2D voltaram para o estilo do primeiro.

2 – Mega Man X

A série Mega Man é conhecida por ser bastante tradicionalista, em que poucas coisas mudam de um jogo para outro. No entanto, numa tentativa de levar a série para o mundo em 3 dimensões, o X7 acabou falhando em conquistar o público, resultando no Mega Man X8 que volta a um estilo mais tradicional.

3 – Castlevania

O primeiro Castlevania era um jogo de andar e atacar com chicote os inimigos, enquanto o segundo, chamado de Simon´s Quest, resolveu incorporar elementos de enigmas e exploração. Na época foi bem recebido, apesar de não tanto quanto o primeiro. Com isso, os desenvolvedores resolveram voltar ao estilo do primeiro jogo nos jogos seguintes, turbinando seus elementos.

4 – Sonic the Hedgehog

Os jogos do azulão passaram por muitas transformações ao longo dos anos, mas uma em especial ficou marcada negativamente: o Sonic 2006, que contava uma história mais dramática e elaborada e apostava no realismo gráfico para os personagens, incluindo o Dr.Eggman. A partir do jogo seguinte, Unleashed, os jogos voltaram a ter um estilo mais cartunesco, e a partir do Colors eles praticamente voltaram aos elementos que faziam sucesso na época do Mega Drive, onde o objetivo é praticamente apenas correr e pular.

5 – Contra

Depois de duas tentativas fracassadas no universo 3D no primeiro PlayStation, a série voltou a apostar na jogabilidade 2D com Contra Shattered Soldier para o PlayStation 2.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!