Share Button

Divulgação

Manifold Garden é um jogo indie em primeira pessoa, desenvolvido pelo artista americano William Chyr e que recentemente foi lançado para PC e sistemas iOS (via Apple Arcade), com uma versão para PlayStation 4 ainda por vir.

A proposta do game é bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí, e tem como base a reimaginação da física e do espaço para criar um mundo expansivo e visualmente impressionante, repleto de quebra-cabeças alucinantes.

O game tem inspiração nas obras do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher, conhecido pelas imagens que representam construções impossíveis e ilusão de óptica, utilizando-se de perspectivas e objetos geométricos – veja o exemplo abaixo.

Com uma fonte de inspiração dessas é claro que só poderia sair um jogo diferentão, e até meio psicodélico e nonsense em alguns momentos, uma aventura artisticamente surpreendente.

Imagine as loucuradas que acontecem em filmes como A Origem e Dr. Estranho, enquanto o jogador brinca com a arquitetura e vai criando novas perspectivas para “ver o mundo de novas maneiras”, como diz o próprio desenvolvedor.

O gameplay é simples, o jogador deve resolver os quebra-cabeças coletando blocos e usar a geometria e gravidade para combinar em outros segmentos e assim liberar acesso para novas áreas. Para ajudar o jogador, o cenário assume cores diferentes, dependendo da direção em que a gravidade é manipulada.

A medida que o jogo avança, os quebra-cabeças se tornam mais complexos, especialmente com o uso da gravidade e da perspectiva, sendo que os mundos frequentemente parecem se repetir no infinito em todas as direções.

Além disso, é possível também cultivar árvores e elementos naturais para “trazer vida de volta ao mundo estéril“.

CONCLUSÃO

Enfim, como você pode perceber pela análise, Manifold Garden é uma game que “viaja na maionese”, onde nada faz sentido e que oferece uma experiência diferente de tudo o que você já viu. Se você gosta de jogos de puzzle no estilo de Portal, certamente esse aqui será uma boa opção que o manterá entretido de forma agradável e sem fritar o seu cérebro.

Prós

  • Conceito inovador
  • Estilo e estética única
  • Testa suas habilidades lógicas

Contras

  • Carece de uma variedade maior em seus quebra-cabeças
  • Sensação de confusão e sem saber o que fazer em alguns momentos

NOTA: 8,5