Lançado em 1992 para Arcades, desenvolvido pela Capcom, Cadillacs and Dinosaurs tenha sido talvez, pelo menos aqui no Brasil, o único game Beat´n Up que tenha feito tanto sucesso nas casas de jogos (fliperamas viu?), bares, rodoviárias e afins quanto o sucesso anterior da produtora de mesmo gênero, Final Fight.
Motivos para isso não faltam, Cadillacs and Dinosaurs é um game extremamente competente em todos os quesitos!
Um pouco de ficção
O game se passa no futuro, em 2513 para ser mais preciso, em uma época em que o mundo acaba de passar por um cataclismo provocado pela própria natureza, em resposta ao homem, que não raramente, está sempre a tentar burlar as leis da natureza.
Para equilibrar a balança entre homem e natureza, a mesma “deu seu jeitinho” para as coisas entrarem no eixo, depois que o ser humano conseguiu, 400 anos antes da data presente do game, mudar os passos de sua própria evolução. Uma catástrofe a nível global ocorreu, matando muitos humanos e trazendo de volta à vida os dinossauros, para que, a vida volte ao seu eixo natural.
Assim, na presente civilização, humanos e dinossauros “convivem” juntos sob a orbe terrestre, o que, por certo, deu idéias a cientistas pródigos das idéias pré-cataclismo sobre evolução da espécie. Um deles, está muito próximo de novamente burlar as leis da natureza de formas perigosas.
Pau nele!
Agora é hora: Hands on
Essa é a história do game, que não possui muita variação ou surpresas no seu decorrer, afinal de contas, em um Beat´n up o que importa é quantos serão os mortos e feridos ao longo do caminho primordialmente. Dessa forma, você me pergunta, mas como é Cadillacs and Dinosaurs com o controle na mão?
Calma que estamos chegando lá…
Seguindo o esquema básico de Final Fight, o jogo conta com mais de uma lista de personagens para a escolha, cada qual com sua força e sua fraqueza, dentro dos escopos já conhecidos e clássicos: Força, velocidade e agilidade. Vamos a eles:
O mecânico Jack Tenrec, personagem “principal” do game, é o personagem mais equilibrado do game, algo como Cody é para Final Fight. Equilibra força física e velocidade na medida certa para que um não se sobressaia sobre o outro.
A cientista Hannah Dundee é a gata deliciosa (opa!) do game; Ela e sua blusa amarrada mostrando sua barriguinha, aiai… É a segunda personagem mais rápida do game, e a mais ágil, qualidades essas que fazem sua diminuta força física compensada.
Mustapha Cairo, o melhor amigo de Jack e o engenheiro da equipe é o personagem mais popular do game. Ruim com socos, mas um monstro com chutes e voadoras, é o personagem mais ágil de Cadillacs and Dinosaurs. Chega a ser até mesmo um pouco desequilibrado se comparado com os demais.
Mess O´Bradovich é o mastodonte da equipe. Extremamente forte mas muito lento, a nível de comparação é Mike Haggar de Final Fight. Assim como Mike Haggar, seu grande trunfo são os throw moves, que dilaceram os inimigos.
Essa é a equipe de brigões de Cadillacs and Dinosaurs.
Após escolher um deles, o que se sucede é o que já se espera de um bom Beat´n Up, ou seja, porrada do começo ao fim. E o sistema é clássico, um botão para bater, outro para pular e o direcional move o personagem. Ponto final. Final Fight “na veia”.
Os controles são fluentes, com respostas precisas e pontuais, ou seja, ele jamais o deixará na mão. Além da sequência particular de cada personagem tem pressionando tão simplesmente o botão de ataque, cada personagem possui um hall interessante de movimentos.
Pressionando o botão de ataque e o de salto simultaneamente temos o tão conhecido “especial”, que se resume em um ataque rotatório, que derruba todos em volta do personagem que o efetuou, sendo um ataque muito forte e que tira um pouco da vida do jogador. Clássico.
Em Cadillacs and Dinosaurs é possível correr pressionando duas vezes rapidamente o direcional para o lado em que se deseja correr, no caso, esquerda ou direita. Enquanto se corre, basta pressionar o botão de ataque e teremos um ataque único que derruba os inimigos de imediato e interrompe a corrida em seguida. Um dos melhores golpes de Mustapha no game.
Também é possível aplicar uma voadora mais poderosa, pressionando o botão de ataque no ponto correto durante o salto.
Nesses aspecto o game é superior a Final Fight, pois o hall de ataques a se efetuar é bem maior, apesar de sua estrutura básica se basear diretamente no game anterior da Capcom.
A quantidade de inimigos é o usual de qualquer Beat´n Up, com certa variação, mas que sempre dá aquela sensação de repetição mais ao fim do game, sensação essa minimizada com o bom ritmo que o jogo proporciona do inicio ao fim. Nesse setor o destaque ficam por conta dos dinossauros que enfrentamos durante o game, sejam eles “puros” ou mesmo simbioses entre homem e dinossauro, simbioses essas normalmente apresentadas como chefes de fases.
Uma inovação muito bem vinda em Cadillacs and Dinosaurs é a adição de armas de fogo a ser usadas durante a jogatina, e a seleção não é pequena. Uzis, M-16, rifles, granadas, entre outros, são armas a se utilizar. Até mesmo uma bazuca pode ser selecionada para a retaliação completa dos inimigos, que aqui sangram e explodem a contento.
Dadas tantas opções de destruição, ou não, o game é bem mais fácil do que um Beat´n Up regular. Não é nada difícil finalizá-lo sem usar continues (fichas, eu sei) depois de um pouquinho de prática, o que para muitos é uma falha, mas se pensado bem, para aqueles que acham Final Fight muito dificil, Cadillacs and Dinosaurs se torna uma opção que cai como uma luva. Particularmente não achei o game entediante, mesmo que fácil, mas isso vai muito de gosto pessoal.
“Olha mãe, um dinossauro!”
Visualmente o game é um brilho. A animação dos personagens é fantástica, quesito esse que para qualquer game em 2D é importantíssimo. É de encher os olhos.
O design de personagens também é muito bom, tanto inimigos como personagens principais, são cativantes e carismáticos. Tudo bem que os personagens não são necessariamente originais, afinal de contas o jogo é baseado em um gibi, assim sendo estes personagens já existiam antes do game, mas isso não deixa de ser em ponto positivo para o game.
Destaque aqui para os dinossauros, que tem um design bem interessante e que nunca dão a impressão de ser estranhos ou mesmo desproporcionais. Além disso, eu gosto de dinossauros, apesar de isso não ter nada a ver com a questão aqui discutida…
O Level Design também ajuda bastante, os cenários são atraentes e casam muito bem com o clima do jogo. Existem objetos interativos ao longo das fases, mas nada que seja exatamente inovador ou original, são barris para se quebrar para coleta de itens e afins. O visual dos cenários é interessante, em especial os externos em que a união entre o “dinossaurico” e o “humanível” se dá de forma interessante.
A área sonora do game foi muito bem trabalhada, com músicas cativantes e que jamais se destoam da ação, apesar de que acredito que nenhuma música do game vá ficar na mente dos jogadores por tempos e tempos. Em resumo, Cadillacs and Dinosaurs é um game que possui uma trilha sonora boa, mas que não é espetacular.
Os efeitos sonoros são muito bons, com explosões, pancadas, tiros e afins sendo muito bem representados.
Um detalhe aqui é o chip de com usado no game. A engine do game é toda baseado na clássica CPS1, mas com a adição do chip de som QSound que garante uma sonoplastia realmente superior aos games que se utilizam da CPS1 sem o QSound, como Final Fight por exemplo. O QSound foi tão bem aceito que foi utilizado também junto à CPS2 em games posteriores.
“Os finalmentes”
Bem medido e bem pesado, Cadillacs and Dinosaurs é um game extremamente competente, que merece o lugar que tem no coração dos gamers e na história do entretenimento eletrônico.
Muitos fãs de Final Fight adoram rebaixar Cadillacs and Dinosaurs, por motivos que sinceramente desconheço, mas isso é birra de “menino de cinco anos”. Por certo Cadillacs and Dinosaurs é um game que é bem melhor do que Final Fight em muitos aspectos, apesar de que, no geral, Final Fight seja um game superior e mais original.
Aliás, gostaria de saber de onde veio essa rixa entre Cadillacs and Dinosaurs e Final Fight, pois já vi em alguns fóruns a briga ficar feia sobre o assunto, vai entender…
Curiosidades
Os personagens e eventos do game são baseados em um gibi chamado Xenozoic Tales, escrito por Mark Schultz. Para quem curte o mundo dos gibis com certeza conhece.
Existe somente uma versão de Cadillacs and Dinosaurs desenvolvida para consoles caseiros oficialmente, versão essa lançada para Sega CD. Inexplicável é o fato de a Capcom não tê-lo lançado posteriormente para outros consoles, mesmo que em coletâneas. Teria sido muito bem vindo.
Existiam versões de máquinas para se jogar com outros dois amigos simultaneamente, o que elevava a diversão ao extremo. Melhor que isso só mesmo TMNT: The Arcade Game com seus quatro jogadores simultâneos. Bons tempos de fliperama que não voltam mais…