Share Button

Conversando com o pessoal do Planeta Castlevania, começamos a pensar em coisas bem interessantes sobre uma das séries mais tradicionais do mundo dos games. Tendo referências que passam despercebidas pelos gamers, mas não entre os fãs hardcores. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas referências bem interessantes que talvez você nem tenha notado. Se liga!

Castlevania II (NES) e Rondo of Blood (PC ENGINE)
Mesma cidade, épocas diferentes!

Castle8

A primeira cidade que aparece pegando fogo em Castlevania Rondo of Blood para PC-Engine tem o mesmo layout que a Town of Jova do Castlevania II Simon´s Quest. Acredita-se que em Rondo seja o mesmo lugar 300 anos depois, mas alguns fãs mais céticos dizem que eles só reaproveitaram o level design.

Castlevania Rondo of Blood e Symphony of the Night
A torre do relógio

Castle9

O cenário da torre do relógio de Castlevania Symphony of The Night tem o mesmo level design que o de seu antecessor, Rondo of Blood.

Castlevania II
Referência ao Vlad Tepes

castle2

Na tumba do Drácula está escrito “1431 – 1476”. Isso é uma referência a data de nascimento e morte do imperador sanguinário Vlad Tepes Draculea ( essa última palavra significa “filho do Dragão”) , que deu origem a lenda do Conde Drácula.

Castlevania Aria of Sorrow e Symphony of the Nights
O túmulo do Alucard ao fundo

savecastlecastle4

Para salvar a aventura em Castlevania Symphony of the Night do PS1,  é necessário entrar numa sala que que se transforma num  túmulo (foto de cima). Em Aria of Sorrow, este túmulo é referenciado numa das salas de save.

Castlevania Harmony of Dissonance
Eu conheço essas estátuas!

Castle5

Numa das salas de Castlevania Harmony of Dissonance, vemos imagens de duas ossadas que fazem referência ao Slogra e Gaibon, chefes recorrentes da série, mais conhecidos por serem os primeiros do Alucard em Symphony of the Night.
 Castle6

Ainda em Harmony, há uma estátua que faz referência a transformação final do Dracula em Castlevania II Simon´s Quest.

Castle7

E por fim, Harmony of Dissonance também faz referência ao Super Metroid.

Castlevania Symphony of the Night
Arte baseado num ponto turístico da França

   Castle10

A arte americana do Symphony of the Night é uma referência ao Monte Saint-Michel, que é um santuário construído na França entre os séculos VI e VII. Ao longo da história ele foi ampliado e modificado, até que no século XIX ganhou o visual que conhecemos atualmente.

Castlevania Symphony of The Night 
Belmont em 8bits

Castle11

Após derrotar a medusa, a personagem Maria aparece e elogia as habilidades de Alucard. Logo em seguida, ela pergunta se ele conhece o Richter Belmont, que havia desaparecido naquele castelo. Quando Alucard responde perguntando se é do clã dos Belmonts, aparece um balão de pensamento com a imagem de Trevor Belmont, protagonista de Castlevania III Dracula´s Curse. Essa referência vem pelo fato de Alucard ter feito sua primeira participação na série no jogo citado.

Castlevania
Vários jogos, mesmo hall de entrada

castle1
Clique na imagem para vê-la em maior resolução

 E pra fechar, essa foi só percebida pelos mais atentos! Em geral, os jogos de Castlevania possuem halls de entrada muito semelhantes.