EspeciaisGamesNotícias

Conheça ‘Labyrinth’, jogo baseado em filme estrelado por David Bowie

O mundo acordou mais triste nesta segunda-feira (11), com o anúncio da morte do cantor David Bowie – leia mais sobre o assunto em nossa nota especial. Bowie foi um artista que se dedicou não apenas à música, como também buscava inspiração na arte, literatura, cinema e teatro, o que lhe valeu o apelido de “Camaleão” na cultura pop.

E foi por isso que em 1986 ele estrelou o filme “Labyrinth” (no Brasil conhecido como Labirinto: A Magia do Tempo), que trazia uma aventura de fantasia dirigida por Jim Henson (criador dos bonecos Muppets) e produzido por Eric Rattray em conjunção com George Lucas (sim, o mesmo de Star Wars).

Apesar de ter sido um fracasso de bilheterias, o filme conquistou uma legião de fãs e acabou virando um filme cult e ganhou uma adaptação em versão de jogo para os sistemas Commodore 64 e Apple II em 1986, além de versões japonesas para o NES e MSX, chamado simplesmente de “Labyrinth: The Computer Game”.

O jogo é diferente dependendo do sistema em que se joga. No C64 e Apple ele foi produzido pela Lucas Arts (na época LucasFilms Games), o primeiro título a ser produzido na história da empresa.

O game era um embrião do viria a ser os adventures games de sucesso da companhia como “Maniac Mansion” (seu segundo jogo) e o famoso “Monkey Island“, trazendo uma aventura com muitos textos e escolhas feitas pelo jogador, enquanto anda em um labirinto e resolve quebra-cabeças. Recebeu boas críticas quando foi lançado e fez mais sucesso do que o filme. Confira o game no vídeo abaixo:

Já a versão para MSX, lançada apenas no Japão, trazia uma aventura com vista lateral 2D, mas sem a ação típica dos jogos de plataforma da época. Ao invés disso, também trazia textos e opções para o jogador escolher. Confira no vídeo abaixo.

Por fim, o Nintendinho 8 Bits também recebeu uma versão do filme, mas desta vez com uma visão aérea e ação ao estilo de “The Legend of Zelda“. Também foi lançado apenas no Japão. Confira no vídeo abaixo:

Portanto, fica aí o nosso registro dessa curiosidade envolvendo David Bowie e o universo dos games, já que poucas pessoas devem se lembrar da existência do filme “Labirinto”, e menos ainda devem saber que existiu adaptações dele em games.

Confira abaixo as capas das caixas dos jogos:

versão C64/Apple

LabyrinthBox

versão NES

nes_labyrinth_front

versão MSX

labyrinth_msx

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!