Análises

Half-Minute Hero

Quando se fala de RPGs eletrônicos, o que vem à mente são aventuras épicas em que o jogador deve sacrificar algumas dezenas de horas em frente à televisão até chegar ao final. Mas, e se toda essa aventura fosse reduzida a, digamos, 30 segundos? Parece impossível, não? Mas é justamente esta a proposta de Half-Minute Hero – a qual o título cumpre muito bem.

O jogo é uma paródia dos RPGs tradicionais, prestando homenagem às histórias e estilo gráfico dos jogos da geração 8 bits. Em vez de aproveitar todo o potencial tridimensional do PSP, o título opta por mostrar uma série de pixels simples, com momentos em que os personagens são mostrados de forma estourada e quase irreconhecível na tela – lendo, pode parecer algo estranho, mas o resultado geral é muito engraçado.

O modo principal do jogo, “Hero 30”, narra a eterna batalha entre o Ultimate Evil e a Time Goddess, em que a destruição do mundo foi várias vezes evitada pela deusa em diversos períodos da história. Agora, o Ultimate Evil está de volta, com um poderoso feitiço capaz de destruir todo o planeta em 30 segundos – cabe a você, no papel de um simples cavaleiro, evitar que um desastre aconteça e trazer de volta a paz ao reino.

O roteiro e os personagens que aparecem são claramente inspirados em títulos clássicos dos RPGs japoneses, com comentários que fazem graça das convenções do gênero. Elementos como ganhar níveis, comprar itens e completar missões estão incluídos, dando a sensação de se tratar de um título convencional – é claro, com a limitação de ter que fazer tudo isso em 30 segundos.

Felizmente, o herói conta com a presença da Time Goddess para dar uma mãozinha – além de parar o cronômetro quando se entra em uma cidade, a deusa é capaz de estender o tempo disponível por mais 30 segundos – é claro, tudo isso em troca de um valor em dinheiro ou todos os equipamentos conquistados até o momento.

Ganhar níveis é uma tarefa fácil, já que a quantidade de experiência adquirida é absurda e não é preciso se preocupar com a inserção de comandos – o personagem simplesmente anda na direção dos inimigos e ambos perdem pontos de vida durante o contato, sobrevivendo o mais forte. Assim que surge a mensagem You > Evil o jogador está preparado para derrotar o chefe de cada cenário e acabar com a ameaça que pretende destruir o mundo.

Além do modo principal de jogo há o “Princess 30”, em que você deve ajudar a princesa a escapar do castelo durante os 30 segundos em que o portão fica aberta, em busca de itens capazes de ajudar a curar a doença de seu pai. A jogabilidade funciona de forma semelhante a um shooter, e a dificuldade geral não é das mais exigentes, permitindo que as 30 missões disponíveis possam ser finalizadas rapidamente.

Completando o pacote há o modo “Evil Lord 30”, que simula um título de estratégia em tempo real bastante acelerado. Funcionando de forma semelhante a um jogo de pedra-papel-e-tesoura, o segredo para ganhar as partidas é utilizar de forma competente as unidades disponíveis para derrotar os inimigos que surgem, apostando nas fraquezas adversárias para ser bem sucedido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!