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Maior competição multiplataforma de e-Sports do mundo estreia na América Latina com final no Rio de Janeiro

Divulgação

Responsável por reunir jogadores de 125 países, o World Eletronic Sports Games (WESG) chega à quarta edição global, e primeira na América Latina, realizando competições dos games CS:GO, PES 2020, Starcraft 2 e Dota 2. As inscrições já estão abertas ao público em www.wesglatam.com.

Os campeonatos serão divididos em 4 etapas classificatórias online, no Brasil, México, América Latina Norte e América Latina, com disputas entre os dias 12 de dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020. As finais reunirão vencedores de todas as classificatórias, entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro de 2020, em um grande evento na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, com expectativa de receber até 10 mil pessoas . Os vencedores da América Latina disputarão as finais mundiais, na cidade de Chongqing, Meca dos e-Sports na China, em março de 2020. O WESG LATAM é uma realização da agência V3A, Grupo Globo, com apoio da Comércio Brasil-China.

Considerado como os Jogos Olímpicos dos e-Sports, por reunir diversas modalidades em um mesmo evento, O WESG chega ao continente prometendo arrebatar legiões de jogadores e fãs de quatro dos maiores games do cenário esportivo.  As competições de CS:GO, PES 2020, Starcraft 2 e Dota 2 serão abertas em categorias open, para jogadores profissionais e amadores, independente do gênero, disputando juntos e em igualdade. Para o CS:GO, além da categoria open, haverá uma competição exclusiva para mulheres, incentivando o engajamento feminino no universo gamer.

Com mais de 2 bilhões de pessoas, e movimentando 91 bilhões de dólares, indústria dos games é 6 vezes maior do que a da música

A realização do WESG LATAM é reflexo do crescimento exponencial da indústria de games e e-Sports no mundo. Maior mercado da indústria do entretenimento, os games movimentaram 91 bilhões de dólares no último ano (Super Data), equivalente a seis vezes a indústria da música, e três vezes maior do que a do cinema. E o Brasil acompanha de perto esta tendência. Atualmente, cerca de 66% dos brasileiros jogam em algum tipo de tela, segundo dados da Pesquisa Game Brasil 2019, realizada por Sioux Group, Blend New Research e ESPM. Globalmente, mais de 2 bilhões de pessoas são gamers em algum nível, segundo estudo da Newzoo, especializada neste mercado.

Especificamente nas modalidades de e-Sports, que representam os games competitivos, o Brasil já conta com mais de 21 milhões de jogadores (Newzoo 2019), atrás apenas da China e Estados Unidos.

O interesse crescente do público é medido não apenas pelo número de jogadores, mas também pela audiência nas mais diversas plataformas de mídia. Mais de 13% dos usuários de internet do mundo assiste ou joga e-Sports. No WESG LATAM, serão mais de 125 horas de competições integralmente transmitidas ao vivo pela Twitch.TV e Youtube. Já as finais terão também transmissão dos canais Sportv. Estrelas do universo gamer farão parte das transmissões.

“O Grupo Globo vem investindo consistentemente em iniciativas de desenvolvimento dos e-Sports no Brasil. Queremos aproximar gamers amadores dos profissionais, trazendo novas competições através de parcerias estratégicas e contando essas histórias através das nossas plataformas de mídia”, aponta Leandro Valentim, head de Novos Negócios do Esporte da Globo.

Cristiano Botinha, Sócio e Diretor de Projetos Proprietários da agência V3A, aponta o caráter inovador do WESG LATAM para indústria de e-Sports na América Latina. “Nossa expectativa para a primeira edição do WESG na América Latina é a melhor possível. Conseguimos fechar uma parceria importante com o Grupo Globo logo na estreia. Ter o maior grupo de mídia do continente conosco neste projeto é absolutamente estratégico para a difusão não apenas do WESG, mas dos e-Sports enquanto atividade profissional.

O formato da competição, com os gamers representando seus países, também é novidade no cenário de e-Sports no mundo. Acreditamos que o fato de termos brasileiros, e gammers de mais de 30 países disputando as finais da América Latina, e depois os respectivos vencedores representando suas nações em finais mundiais na China, aliada a uma significativa premiação em dinheiro, fazem do WESG LATAM um produto diferenciado na indústria”, afirma o executivo.

Sammy Anderson

Fundador do GameHall e produtor do programa Versus.
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