Curiosidadesr7Tops

Qual a melhor versão de Chrono Trigger lançada até hoje?

Um pouco sobre cada lançamento deste clássico!

Considerado por muitos como um dos melhores jogos de todos os tempos e respeitado pelos gamers devido a sua importância histórica, o Chrono Trigger é um grande clássico dos games que mistura as principais mentes criativas por trás de Dragon Quest e Final Fantasy. Recentemente, foi anunciado que há a possibilidade de um remake, e portanto, nada mais justo que explorarmos todos os lançamentos desta aventura.

1 – Chrono Trigger original do Super Nintendo (1995)

A versão original foi lançada para o bom e velho Super Nintendo em 1995 e, provavelmente, é a mais conhecida pelo pessoal da “velha guarda”. Com uma história que flui muito bem, personagens carismáticos, visual “a cara” de Akira Toriyama (famoso também por Dragon Ball), trilha sonora inovadora e um conceito de viagem no tempo muito bem amarrado, o Chrono Trigger rompeu fronteiras e foi sucesso no mundo inteiro, e não só no Japão como tradicionalmente os games de JRPG o faziam na época.

Apesar disso, ela conta com uma tradução de baixa qualidade feita por Ted Woosley, há diversas censuras de temas religiosos e pubs, além de vários bugs que foram corrigidos em versões posteriores. No entanto, aqueles que querem conhecer a versão “raiz”, deve pegar esse aqui.

2 – Ganhando cenas em anime no PlayStation 1 (1999)

O primeiro relançamento veio em 1999 com “Final Fantasy Chronicles”, acompanhando também o relançamento de Final Fantasy IV. Nesta aqui, há cenas em anime representando os momentos mais icônicos do game, além de uma tradução com melhor qualidade quando comparado ao Super Nintendo, além de que o som é levemente mais cristalino. No entanto, as telas de carregamento acabam quebrando o ritmo da aventura, já que elas acontecem a todo instante: seja entrando em batalha, saindo de batalha ou mudando de tela.

3 – A melhor versão! Nintendo DS (2008)

Considerado pela maioria a melhor versão de Chrono Trigger, a versão de Nintendo DS conta com novas side quests, minigames que utilizam a tela sensível do portátil, uma dimensão inédita chamada “Lost Sanctum”, bugs corrigidos, gráficos e cores sutilmente melhorados, além de um final inédito que conecta com o Chrono Cross.

Some tudo isso ao fato da tradução ser a mais fiel ao enredo japonês, ter batalhas levemente mais rápidas, um mapa na tela de baixo que facilita a exploração, e a possibilidade de por as batalhas no modo clássico ou então com os comandos se aproveitando da tela de toque do DS.

4 – Chrono Trigger no Mobile e Steam (2012-2013)

As duas se tratam da mesma versão, tanto que as atualizações de ambas são compartilhadas, sendo a razão pela qual ambas compartilham o mesmo espaço nessa lista. De todas, essa é a que tem as cenas em vídeo em melhor qualidade, um autosave em todos os momentos, possibilidade da resolução ir até a 1080p, além de todos os extras da versão de Nintendo DS. No entanto, a fonte dos textos, os filtros e a qualidade gráfica dos pixels não ficaram tão legais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!