Notícias

Xbox One e a polêmica dos 720p

por Márcio Alexsandro Pacheco

A nova geração de videogames está chegando com o Xbox One e o PlayStation 4, e imagens e demos de games para os consoles já estão aparecendo no mercado, juntamente com as comparações nas resoluções gráficas e funcionalidades entre um e outro. E ao que parece, pelo menos por enquanto, é que o XO está com uma pequena desvantagem, isso devido a alguns games multiplataforma como “Call of Duty: Ghosts“, que roda em 720p no console da Microsoft (confirmado pela própria produtora), enquanto que o mesmo game roda a 1080p no PS4.

Um dos vilões responsáveis por essa disparidade gráfica seria o ESRAM –  Embedded Static RAM – utilizado no XO, e apontado pelos desenvolvedores como o maior problema para portar os games para o sistema, como também sendo mais difícil desenvolver os jogos nele. Enquanto o PS4 utiliza o GDDR5tipo de memória voltada a aplicações gráficas que oferece maior desempenho -, o rival utiliza o DDR3/ESRAM, por motivos de custos e desenvolvimentos. Além de ser mais barato que o GDDR5 – voltado mais para jogos e vídeos -, o XO será usado como um sistema de entretenimento que vai além dos jogos, como a própria MS já se pronunciou.

Assim, para o aparelho rodar várias aplicações junto com os games, a única maneira de se fazer isso era usando muito memória. 8GB de RAM era um pré-requisito se eles quisessem rodar games next-gen junto com várias aplicações. A Sony pode escolher ficar com a memória GDDR5 porque ela não tinha o foco numa máquina multitarefa. Inicialmente, o objetivo era usar apenas 4Gb de RAM, mas eles conseguiram espremer 8Gb de GDDR5 no sistema no último minuto. O gasto extra foi compensado com a retirada da câmera no pacote básico do PS4.

BF4 roda a 720p no XO e a 900p no PS4 – mas realmente faz muita diferença?

Infelizmente, a Microsoft não pode fazer o mesmo, pois o XO já viria com a tecnologia do Kinect no pacote – que utiliza cerca de 10% dos recursos do XO – e eles não tinham certeza se o GDDR5 estaria disponível como opção viável na época em que fizeram as escolhas – por volta de 2010, sendo difícil voltar atrás agora. Assim foi escolhido um ESRAM de apenas 32Mbmais do que isso poderia comprometer a performance do CPU – e em comparação com o GDDR5 do PS4, parece ser insuficiente para atender as necessidades de games com 1080p.

Mas não temam fãs do XO, ele realmente pode ser mais complicado do que o PS4 para o desenvolvimento de jogos, mas isso com o tempo será resolvido, com novas ferramentas, motores gráficos e kits de produção. O problema é que os desenvolvedores estão focados em alcançar 720p no console, devido às suas limitações, do que trabalhar mais e tentar extrapolar esse número. E claro, nessa corrida de lançamentos eles estão certos, mas infelizmente a Microsoft acaba pagando o pato. Quem quiser ler mais sobre o interessante assunto, pode ler essa matéria, em inglês, do site Red Gaming Tech (o qual serviu de fonte para esse texto).

E vocês, o que acham das limitações do XO? Pois além de COD: Ghosts, outros games do console também geraram polêmicas por rodarem uma resolução mais baixa de 720p, como “Killer Instinct“, “Tintanfall” e “Battlefield 4“. Para um “jogador comum“, tais diferenças técnicas podem nem fazer diferença, e um jogo pode parecer idêntico em ambas as plataformas para olhos menos treinados. O que pode acontecer futuramente, é dos jogos no XO rodarem a uma resolução próximo dos 900p, com um frame rate mais baixo, de 30 fps, o que geralmente acontece nos consoles atuais em jogos multiplataforma – e ninguém nem percebe.

confira abaixo vídeo comparando as versões de BF4

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!