Share Button

Um dos principais acontecimentos desta semana para nós que vivemos e respiramos o mundo dos games foi a chegada de Bayonetta para PC, mais de sete anos após ter sido lançado originalmente para PS3 e Xbox 360. Além de seu preço extremamente atraente, trata-se de um dos ports mais bem feitos disponibilizados nos últimos anos para computador e a melhor versão deste clássico.

Logo após a chegada do game em sua nova plataforma, a Platinum, estúdio responsável pelo jogo, disse que só não porta todos os jogos que faz para PC porque não é uma decisão que cabe exclusivamente a ela. Quem dá a palavra final sobre que sistemas receberão os games e em quais eles deverão ser focados é sempre a publisher.

É verdade que, após um certo tempo, existem jogos que seriam impossíveis de serem lançados no computador mas que acabamos podendo jogar nele por causa da emulação. Um dos exemplos mais recentes disso pode ser visto nos títulos de Wii U. Muitos deles já encontram-se totalmente jogáveis no PC, até mesmo com suporte para resolução 4K e o recém lançado The Legend of Zelda: Breath of the Wild deverá estar quase 100% nos próximos meses de acordo com os responsáveis pelo emulador Cemu.

Entretanto, há muitos jogos que os PC gamers adorariam jogar em suas máquinas mas que atualmente é algo impossível, seja por não terem saído para computador ou então não rodam de maneira satisfatória no emulador.

A lista abaixo reúne nove títulos que gostaríamos muito que ganhassem versões para PC. São jogos que fariam muita gente, incluindo este que vos escreve, comprá-los novamente desde que tenham ganhado um port digno e bem produzido.

1- Nioh

Um dos melhores jogos lançados este ano. Sua jogabilidade extremamente viciante o faz ser um título obrigatório para qualquer dono de PS4 e que goste de um bom jogo de ação e RPG que misture elementos de clássicos como Ninja Gaiden, Dark Souls, Onimusha e Diablo. O game já roda bem no console, tendo modos gráficos focados no visual, desempenho e um terceiro que é uma mistura destes dois. Uma versão para PC de Nioh serviria para dar a oportunidade dele ser jogável em 4K nativo o tempo inteiro, com texturas e filtros melhores, sem apresentar quedas na performance, aprimorando ainda mais a experiência.

2- Bloodborne

Outro grande título do PS4. Apesar de não ter Souls no nome, ele carrega a sua essência, e infelizmente vem acompanhado do problema que cada jogo da franquia Dark Souls possui nos consoles, que é rodar a apenas 30 fps. Para jogos deste tipo onde agilidade é essencial, uma boa taxa de quadros por segundo pode não ser um fator determinante nas batalhas, mas ajuda uma barbaridade. Em uma conversão para computador não seria necessário nem mesmo mudar os gráficos e resolução. Bastaria apenas fazer com que este incrível game rodasse a 60 fps para deixar muita gente satisfeita.

3- Red Dead Redemption

Este é um jogo que centenas de milhares de fãs pedem há tempos para que a Rockstar lance uma versão para PC e não é pra menos. Imagine desbravar o Velho Oeste norte-americano munido de todas as melhorias visuais e de desempenho possíveis no computador? Isso sem falar nos mods. Com sua sequência já anunciada e a caminho do PS4 e Xbox One, a qual muita gente acredita que venha posteriormente a aparecer no PC, a Rockstar bem que poderia aproveitar o embalo e anunciar uma remasterização do primeiro jogo não apenas para consoles, mas para computador também.

4- Halo 3

O game que fez muita gente comprar um Xbox 360, considerado por muitos como aquele dentro da série principal que possui a melhor campanha. Particularmente eu gostaria muito que a Microsoft remasterizasse Halo 3 e o lançasse não apenas para Xbox One e Scorpio, mas também para PC. Um dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa já feitos na última década só teria a ganhar com algo assim.

5- The Last Guardian

Após terminar este jogo eu fiquei um tempo pensando na sua magnífica história, o laço de amizade criado entre seus dois protagonistas, na maneira genial em como a aventura deles termina, e também nos diversos problemas de desempenho que o game possui, especialmente se não for jogado em um PS4 Pro. Veja como Shadow of the Colossus se beneficiou imensamente em seu remaster no PS3 e também no emulador de PS2 para PC. Gráficos e performance otimizados que deixaram o jogo ainda melhor. Imagine se a Sony, do nada, decidisse portar The Last Guardian pro PC? Algo impossível, sim, mas que seria incrível se acontecesse.

6- Vanquish

Sem a menor sombra de dúvida um dos títulos que colocou a Platinum Games no mapa. Com a declaração da empresa de que é necessário aprovação das publishers para que seus jogos não saiam apenas nos consoles, comprem Bayonetta no Steam para que a Sega veja que existe sim muito interesse dos gamers em jogar os títulos da Platinum no computador, para que isso talvez aumente a chance de vermos Vanquish dando as caras na plataforma.

7- Ni no Kuni: Wrath of the White Witch

Quem acompanha de perto a emulação do PS3 no PC sabe que este jogo já roda no emulador, mas está longe de ser algo jogável, pois a quantidade de bugs é gigantesca e a performance está péssima. Já que a Bandai decidiu lançar Ni no Kuni II não somente no PS4 mas também no PC, seria uma boa dela portar o primeiro game para ambas plataformas. Com certeza há muita gente, especialmente no PC, que não jogou este que é um dos melhores RPGs japoneses do PS3 e que acabaria se interessando ainda mais pela sequência após experimentar o jogo original.

8- Ninja Gaiden Black

Trata-se de uma versão bastante melhorada de Ninja Gaiden para Xbox. Infelizmente a emulação do primeiro videogame da Microsoft não tem muito suporte, então a chance de vermos este game rodando no computador desta forma é praticamente zero. A Koei Tecmo anda lançando muitos jogos para PC recentemente, como Attack on Titan, Berserk e Nights of Azure, então quem sabe em algum momento ela se lembra que existe um jogo em seu portfólio chamado Ninja Gaiden Black que algumas pessoas dariam uma perna para ver saindo no computador, sem falar que isso também abriria a oportunidade para muitos jogadores conferissem um dos mais aclamados títulos do Xbox.

9- Final Fantasy XV

O jogo da lista que eu acredito ter a maior probabilidade de eventualmente chegar ao PC, pois seu Diretor quer isso e ele já foi mostrado rodando no computador. A Square Enix vem dando bastante suporte para a plataforma através do Steam, tendo lançado nela até mesmo as remasterizações de Final Fantasy X/X-2, algo que seria considerado impensável há alguns anos. É provável que seja uma questão de meses até que a publisher anuncie oficialmente que Final Fantasy XV será portado para PC.

E aí, gostou da lista? Acha que faltou algum jogo que merecia ter sido mencionado? Compartilhe sua opinião através dos comentários na página ou no Facebook.