GamesHistória do Videogamer7

Bandai antes da Namco: quando ela entrou nos games?

Um pouco de história

A Bandai foi criada no ano de 1947 por Makoto Yamashina, em uma época em que o Japão estava sofrendo graves problemas financeiros, considerando que a segunda guerra mundial tinha acabado apenas dois anos antes. Inicialmente no ramo da indústria têxtil, Yamashina mudou para o ramo de brinquedos quando um vizinho disse que essa era uma brecha de mercado.

Em 1950, ele criou uma companhia separada, chamada de Bandai-Ya, feita só para produção de brinquedos. Com a popularidade que este foi adquirindo ao longo dos anos, a parte “têxtil” foi extinta, e eles passaram a focar somente em brinquedos, chegando a produzir action figures do Astro Boy nos anos de 1960 e também do Ultraman, que é uma série tokusatsu bem famosa no Japão.

Já em 1980, o filho de Makoto, Naoharu, se tornou presidente da empresa e mudou o foco da empresa. Ele aposentou os funcionários antigos e os substitui por empregados mais novos, já que ele queria novas ideias e também mudar a estratégia de mercado.

Foi nesse contexto que eles viram o mercado de consoles domésticos como um bom ramo que “tinha futuro”, e a Bandai acabou sendo uma das primeiras parceiras da Nintendo para desenvolver games para o Famicom (Nintendinho japonês).

Um dos primeiros títulos foi o Tag Team Match: Muscle, que era uma adaptação de um mangá popular da época, e este vendeu cerca de um milhão de cópias. Além disso, a Bandai desenvolveu um periférico chamado “Power Pad”, que era um tapete onde o jogador tinha que pisar para acontecer uma interação na tela, surgindo daí também os primeiros jogos “fitness” do mercado.

E foi justamente na década de 1980 que a Bandai se consolidou como a principal companhia de brinquedos do Japão e, até hoje, ela lança produtos de franquias licenciadas “aos montes”, incluindo Kamen Rider, Power Rangers, Super Sentai, Gundam etc.

Em meados dos anos de 1990, a Bandai se aproximou da SEGA para ambas se fundirem em uma só empresa, já que a Bandai era muito forte em seu país natal, enquanto a SEGA tinha propriedades que faziam muito sucesso no ocidente. Mesmo com muitas negociações, a união acabou não ocorrendo, mas a SEGA e a Bandai fixaram uma parceria de negócios.

E em 2005, a Bandai adquiriu a Namco para formarem a Bandai Namco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!