GamesHistória do Videogamer7

Wonderswan: conheça o portátil da Bandai que ficou exclusivo no Japão

Apesar da forte concorrência contra o Gameboy, ele tem sua legião de fãs

Exclusivo do Japão, o WonderSwan foi um portátil desenvolvido pela Bandai cuja principal mente criativa era o Gunpei Yokoi, famoso por ter criado o Gameboy da Nintendo. Sendo o último trabalho de Yokoi antes de sua morte em um acidente de carro no ano de 1997, a ideia do WonderSwan foi competir com o já citado Gameboy e o Neo Geo Pocket Color da SNK.

A história começa quando Yokoi foi responsável pelo “portátil” mais esquecido da Nintendo: o Virtual Boy, que nem de perto conseguiu alcançar o sucesso do Gameboy. Devido ao grande fracasso deste último, considerando que ele tinha um alto custo, era considerado desconfortável para jogar, só tinha duas cores (preto e vermelho) e ele era ruim para transportar, Yokoi decidiu sair da Nintendo e fundar seu próprio estúdio de engenharia: Koto Laboratory.

Nesse contexto que a Bandai se aproximou de Yokoi com a ideia deles desenvolverem um portátil que veio a ser o WonderSwan. Yokoi ficou empolgado com a ideia e esteve nas fases iniciais do desenvolvimento, mas com sua morte, a Bandai acabou sendo a única responsável pelo portátil.

O portátil foi anunciado no dia 8 de outubro de 1998 em Tóquio, e o nome veio para mostrar as capacidades do console, enaltecendo sua estética e suas capacidades técnicas, já que “Wonder” significa maravilha e “Swan” significa cisne, considerando um pássaro elegante e com pernas fortes que nada de forma graciosa. O objetivo era ter uma bateria de longa duração, preço baixo, visuais superiores ao do Gameboy graças a um processador de 16bits, e um lançamento forte com cerca de 50 games.

E em março de 1999 foi lançado o WonderSwan. Na época, a Nintendo tinha lançado a versão “Color” do Gameboy, mas a Bandai estava confiante que os jogos em preto e branco seriam bem sucedidos, considerando que o Game Gear da SEGA e o Atari Lynx eram coloridos, mas não chegaram nem perto do sucesso do Gameboy que era preto e branco.

Inicialmente, a Bandai fez uma parceria com a Mattel para que houvesse um lançamento ocidental, mas por razões desconhecidas, essa última acabou desistindo. Já no final de 1999, a Bandai anunciou a versão “Color” do Wonderswan e, um pouco antes do lançamento deste, a Nintendo anunciou o Gameboy Advance, que teria um hardware superior.

Apesar da forte concorrência, o WonderSwan chegou a vender cerca de 3.5 milhões de unidades, até ser descontinuado definitivamente em 2003. Até hoje, tem uma significativa legião de fãs.

Vale mencionar que os primeiros remakes do Final Fantasy 1 e 2 de forma portátil vieram para o Wonderswan, além de que houve títulos fortes como Klonoa, One Piece, MegaMan, Street Fighter e outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!