Share Button

Na semana passada, a comissão de jogos de azar da Bélgica iniciou uma investigação sobre as caixas de loot presentes em games como Star Wars Battlefront 2Overwatch, para ver se deveriam ser classificadas como jogatina de azar. Ontem, o site VTM News relatou que a decisão foi tomada e a resposta é sim.

“A mistura de dinheiro e vício é jogo de azar,” declarou a comissão, de acordo com a tradução feita através do Google (via PC Gamer). O Ministro da Justiça belga, Koen Geens, também deu sua opinião, dizendo: “Misturar jogos de azar e videogames, especialmente na juventude, é perigoso para a saúde mental da criança.”

Segundo foi relatado, Geens quer banir compras feitas dentro dos jogos, caso você não saiba exatamente o que está comprando, e não apenas na Bélgica. Ele disse que o processo levará tempo, pois tentarão banir isso em toda a Europa.

Falando mais sobre as caixas de loot (via Kotaku), o deputado estadual pelo Havaí, Chris Lee, publicou um vídeo em seu canal de YouTube, anunciando que o Estado norte-americano irá tomar medidas para enfrentar as “práticas predatórias da Electronic Arts e outras empresas”. Ele explicou no Reddit que a “mudança é difícil em um nível federal, mas os Estados podem e estão tomando uma atitude”. Ele também pediu para que as pessoas liguem ou enviem e-mails aos seus deputados para que façam algo a respeito disso.

“Estes tipos de caixas de loot e microtransações são feitas explicitamente para tirar vantagem e explorar a psicologia humana da mesma forma que ocorre em jogos de cassino,” disse Chris.

O congressista acredita que esta é uma luta que pode ser vencida pois “todas as principais bases de apoio político ao redor do país estão do mesmo lado”.