Análises

Chack’n Pop

Chack’n Pop

Nos anos 80 era muito comum jogos de Arcade receberem conversões para outras plataformas. Chack’n Pop é mais uma dessas conversões de um bacana jogo de plataforma/maze, que diverte com boa dificuldade e várias configurações de labirintos; análise da versão para MSX.

Chack'n Pop (1984) (Taito) (J)_0016_09-11-2013

Divertido e difícil

Em Chack’n Pop você encarna uma pequena criatura denominada Chack, que precisa derrotar todos os monstros e escapar do labirinto a tempo, antes que o mago feche sua única passagem. Para completar tal tarefa Chack precisa libertar os corações aprisionados que liberarão a saída para nosso herói amarelo.

Chack'n Pop (1984) (Taito) (J)_0015_09-11-2013

No controle de Chack o jogador pode realizar algumas tarefas, como saltar em paredes, ou seja, Chack é quase um “Shinobi”, já que pode se pendurar no teto e andar pelo mesmo, movimento essencial para conseguir atingir plataformas mais altas.

Chack'n Pop (1984) (Taito) (J)_0013_09-11-2013

Os monstros estão espalhados no mapa em forma de “ovos” primeiramente, e é possível destruir esses ovos antes que choquem. Para tal é necessário usar o único meio de defesa que o jogador tem, que é uma bomba que Chack arremessa, criando uma onda de explosão que destrói quem entrar em contato com ela, inclusive nosso estranho herói.

Chack'n Pop (1984) (Taito) (J)_0010_09-11-2013

Basicamente se resume a isso Chack’n Pop, porém a aventura em si é bem divertida, pois os labirintos não se repetem e sempre trazem novas configurações a cada nível, com mais obstáculos, mais corações para libertar, plataformas móveis e outras destrutíveis entre outras. A dificuldade também é boa, proporcionando um bom desafio para os jogadores testarem seus reflexos e pensamento lógico, buscando sempre o melhor caminho para chegar até a saída.

Chack'n Pop (1984) (Taito) (J)_0008_09-11-2013

Um ponto negativo da versão para NES que não aparece é o atraso na resposta dos controles. No console da Nintendo Chack demorava um tempo para responder a seus comandos, algo bem incomodo e que felizmente não parece afetar o valente MSX. Sem o incomodo problema resta apenas nos divertirmos com os vários labirintos que o jogo traz, que apesar de não se comparar a um “The Castle”, por exemplo, têm seus próprios méritos.

 

Gráficos e Sons

Os gráficos da versão para MSX são inferiores as do Arcade, mas ainda sim apresenta bons gráficos, com labirintos coloridos e uma boa gama de detalhes para o mago que se movimenta lentamente para fechar a saída do labirinto e ao próprio Chack. O efeito da explosão é bacana e os monstros são apenas ok, sem muito destaque.

Chack'n Pop (1984) (Taito) (J)_0003_09-11-2013

A parte sonora é fraca, com uma musiquinha chatinha e alguns outros efeitos sonoros razoáveis.

Chack'n Pop (1984) (Taito) (J)_0006_09-11-2013

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!