Share Button

Metal Gear Survive é o primeiro jogo da série lançado após a saída de Hideo Kojima da Konami em 2015. O game se passa entre os eventos de Ground Zeroes e The Phantom Pain, relatando fatos pseudo-históricos dentro de um buraco de minhoca que está sendo inspecionado por uma base secreta americana. No jogo você assume o papel de “Capitão” e parte em missões sugeridas por “Good Luck”, um homem misterioso que sabe mais do que aparenta.

MGS é uma história nova, sem os tradicionais personagens da franquia principal. O game é realmente um jogo de sobrevivência baseada em mundo aberto com jogabilidade em terceira pessoa. O foco é a experiência cooperativa (embora exista a jogabilidade single player com apoio de I.A.) para até quatro jogadores ao mesmo tempo, infiltrando em bases e lutando contra “zumbis” batizados de Wanderes.

Além do Wanderer padrão existem outros inimigos para se eliminar. Bomber, um inimigo explosivo; Armoured, cujo corpo é resistente a armas de fogo; Tracker, que graças as pernas modificadas consegue correr mais rápido e dar saltos maiores; Mortar, que atira granadas pelo seu braço deformado; Crawler, um tipo de aranha modificada; Watcher, que são inimigos menores voadores. Como é de se esperar, para eliminar cada uma destas criaturas é necessário acertar seus pontos fracos.

Baseado na Fox Engine temos um game graficamente idêntico aos dois últimos jogos da série Metal Gear. Ou seja, é um jogo bonito que mantem os padrões estéticos de 2015. Devido a atmosfera melancólica do mundo alternativo o jogo tem, de forma predominante, cores tristes, que não dá vez aos efeitos vividos e iluminação vistos em Phantom Pain. Quanto a jogabilidade não há nenhuma novidade, por isso, quem jogou os dois últimos jogos se sentirá familiarizado com os comandos que mantiveram a mesma estética e qualidade.

O enredo em si não é memorável. Ele está ali, de fundo para o que realmente importa e funciona, que é a sobrevivência. É preciso ficar atento aos sinais vitais, ao cansaço, a fome e sede, pois estes status têm seu limite e precisam ser reabastecidos constantemente, caso contrário seu personagem irá morrer. Este realismo leva o jogador a constante caça por alimentos e bebidas, bem como medicamentos e também a construção de novas armas, já que elas também têm prazo de validade.

O primeiro passo para se divertir e gostar de Survive é desassociar a imagem do universo conhecido de Metal Gear. O game é sobre enfrentar horda de inimigos e lutar pela sobrevivência enquanto se recolhe loot e crafita itens novos para resistir até o próximo dia. Tudo isso feito com jogabilidade e recursos já experimentados na pele de Big Boss e Venom Snake. Mesmo com alguns momentos repetitivos ele é cativante o suficiente para motivar o retorno para mais uma missão. Survive não é a continuação da franquia, mas um jogo novo baseado nos elementos de sucesso de seus antecessores, cujo foco é entregar diversão descompromissada com recursos de qualidade, boa engine gráfica e experiência cooperativa.

Uma cópia de Xbox One foi cedida para análise deste jogo.