Share Button

O universo fora, uma vez no passado, uma terra de paz; a República era comandada por Atreus. Porém, seu invejoso irmão, Taros, tomou o poder de forma violenta e inesperada. Ele aprisionou Atreus, deixando a República coberta pelo caos. Agora cabe a Atreus, junto de seus leais companheiros, dar um fim a esta tirania.

É com este pano de fundo que começa Star Battalion, a primeira investida da Gameloft no mundo do espaço. A intenção era criar algo épico, com diversos personagens, naves e até uma história em quadrinhos (gratuita), que funciona como um prólogo. Apesar da boa produção, o enredo é bem raso e clichê e, para piorar, as dublagens são ruins e ajudam a destruir o clima.

Você passará por 6 planetas a bordo de diferentes naves com diferentes características, apesar destas serem poucas. O acelerômetro é usado para controlar suas direções, enquanto a barra da direita determina sua velocidade – basta deslizar o dedo para cima ou para baixo. Nas batalhas, você têm à disposição uma metralhadora e  mísseis teleguiados – e os inimigos também. Por conta disso,será necessário usar habilidades de defesa para escapar da chuva de tiros. Você pode girar a mesma (o famoso barrel roll) ou inverter totalmente sua posição, bastando uma simples arrastada de dedo na horizontal e na vertical, respectivamente. Para os mais saudosistas, a jogabilidade e liberdade dentro de cada cenário lembra o clássico  Star Fox 64 – o que é uma boa notícia. Tudo funciona muito bem e em poucos minutos você dominará todos os comandos. Caso tenha dificuldades, pode configurar a sensibilidade, o que aconselho pois a padrão é um bocado sensível demais.

Os gráficos, otimizados para a Retina Display do iPhone 4, apresentam belas texturas e efeitos, e com certeza estão entre os mais caprichados já feitos pela Gameloft. Os cenários são variados,  de canyons a terras geladas e, claro, o espaço. Para aumentar a imersão, é possível mudar para a câmera de cockpit. Os objetivos, entretanto, poderiam ser mais variados – praticamente todos  consistem em apenas ir a pontos específicos e eliminar naves inimigas. Faltou um pouco mais de ousadia. As batalhas contra chefes também não impressionam.

Star Battalion é o primeiro jogo da Gameloft compatível com o Game Center. Através dele, é possível conferir suas proezas, pontuações e o melhor, jogar online cooperativo por toda a campanha, uma opção muito bem-vinda. Caso ainda não tenha criado sua conta no serviço da Apple, pode optar por logar no Gameloft Live!. Aqueles que buscam competição, entretanto, ficarão desapontados, pois não existe nenhuma opção de deathmatch ou similares.