Entrevista

Confira entrevista com Robson Santos, o “Super Pai” que colocou o filho dentro de uma animação inesquecível de Dragon Ball

por Márcio Alexsandro Pacheco

Você que tem filhos, qual seria o melhor presente para ele em seu aniversário? Um PlayStation 4 ou um Xbox One? Errado! O melhor presente é dar o seu próprio episódio de Dragon Ball, com direito a pai e filho animados, lutando contra vários vilões do clássico e amado anime. E o responsável por tal proeza foi o animador paulista Robson Menezes dos Santos, que ganhou fama mundial ao colocar há um mês atrás a animação que fez como presente de nono aniversário para o filho, Rasdael, no Youtube.

O trabalho, simplesmente sensacional, com uma qualidade gráfica que não deixa a desejar em nada ao anime original (e até melhor que muitos animes atuais que vemos por aí) levou cerca de cinco meses e meio para ser concluído, trabalho esse que Robson fazia em seu tempo livre. O projeto ainda contou com as participações especiais de Wendel Bezerra e Tânia Gaidarji, os dubladores oficiais dos personagens Goku e Bulma aqui no Brasil.

Em apenas um mês, o vídeo já conta com mais de 1.311.094 de visualizações, no momento em que esta matéria foi escrita, e caso você ainda não a tenha visto, pode assisti-la logo abaixo. O vídeo foi mostrado pela primeira vez ao Rasdael em sua festa de aniversário, que contou ainda com as presenças de Tânia “Bulma” Gaidarji e Figueira Jr, o dublador do Android 17. Um vídeo mostrando a reação de Rasdael foi gravado e pode ser visto clicando aqui.

E confira mais abaixo como foi a produção e os bastidores desse presentão de aniversário mais do que especial em nosso entrevista exclusiva com o Robson! E Parabéns ao Rasdael e ao seu “Super Pai“!

Entrevista

GH – Primeiramente gostaríamos de te agradecer pela entrevista e para os nossos leitores te conhecerem, faça a sua apresentação, fale um pouco da sua vida pessoal e profissional.

R: Sou o Robson Menezes dos Santos, animador desde 1998, cursei técnico de animação na HGN Produções em 1998/1999 (estúdio estilo Disney no Brasil, trabalhamos na Princesa e o Sapo em 2009/10) e na Doga Kobo em 2001 (estúdio responsável por episódios de Pokémon, Dragon Ball GT e um dos longas de Naruto).

GH – Quando você teve a ideia de fazer o vídeo de DBZ? Qual a relação do anime com você e o seu filho?

 R: Tive a ideia durante uma transição de projetos no estúdio que trabalho atualmente. Pois nesta transição tivemos um certo tempo livre. Daí fui rabiscando esboços num sulfite, em sequência, e de repente tinha toda sequência do clipe.

Dragon Ball eu curto desde 2000, em 2011 o Rasdael conheceu através de um game do PS3, e logo em seguida acompanhamos o Kai em 2012, claro que ele também ficou encantado por Goku e cia. Este foi o 1º anime que acompanhamos juntos.

Tânia “Bulma” Gaidarji (à esquerda) e Figueira “Android 17” Jr (à direita) compareceram na festa de Rasdael

GH – Como foi a produção da animação? Você teve ajuda de outras pessoas, quanto tempo demorou?

R: Produzi durante 5 meses e meio, chegando em casa após o horário de trabalho e finais de semana. Deixei de me divertir muito, parei de jogar o PS3, tudo por dedicação a este presente. Quando iniciei a finalização das cenas pedi ajuda a duas amigas, Paula Urbinati e Miza Imaizume, para colorizarem as duas primeiras cenas, pois eram as cenas com maior quantidade de desenhos e isso me atrasaria um pouco nas demais. De bom coração, elas também aceitaram fazer parte deste presente. Da mesma forma o Rosinaldo J. Lages que fez uma reprodução da minha sala e também o céu azul da cena que voamos. Depois senti falta de efeitos e pedi a outros dois amigos que eu sabia serem capazes de me ajudar também. O Felipe Marcantonio fez a luz do sol que reaproveitei nas cenas da Genkidama e as partículas que formam a mesma e o Rogerio Ferraz da Silva fez os hit combo para cada golpe atingido, dando sensação de um game sendo jogado.

GH – E como você conseguiu o áudio com os dubladores originais? Eles cobraram alguma coisa? Chegou a conhece-los pessoalmente?

R: Quando o clipe estava animado 100% eu tive um ”sonho acordado”: e se Goku aparecesse na tela e desejasse feliz aniversário para o Rasdael? Pensando nisso, consegui o contato da Tânia com um amigo recente, o Jonas da Split Filmes. Falando com ela pelo Facebook, consegui o contato do Wendel que me atendeu com muita atenção e carinho para com o fã. Aceitou o pedido e dias depois me enviou o áudio sem custo algum, da mesma forma que distribui autógrafos após palestras em eventos e grava mensagens nos celulares dos fãs. Enquanto aguardava do Wendel, conversava pelo Facebook também com a Tânia, e ela perguntou se a Bulma apareceria no vídeo… POR QUE NÃO!?!??! Na verdade fiquei com vergonha de pedir tal favor, pois já estava incomodando o Wendel. Ambos me pediram o texto a ser falado por Goku e Bulma. Para o Wendel eu enviei tal texto pois achei mais fácil de criar. Para Tânia eu disse que ela falasse sentindo o que a Bulma diria. E ela me mandou ”simplesmente” quase 3 minutos de opções de fala para a Bulma. Editei e ficou como está no video. Fiquei pasmo com tanto carinho vindo de ambos, como disse, sem nenhum custo, apenas pela felicidade do fã.

GH – Como se sente com o título de “Super Pai”? Você imaginava que o vídeo teria essa repercussão?

R: Pois é… não esperava esse título não. Cada pai e mãe faz sempre seu melhor para ver seus filhos felizes, disso eu tenho certeza. O que diferenciou no meu presente, é que se trata de um anime famoso mundialmente e mexi com o sonho de muitas crianças pequenas e grandes (risos) ao se imaginarem dentro do universo de Dragon Ball. Inclusive eu mesmo.

GH – Os amiguinhos do seu filho já pediram pra fazer animação com eles? Ou os pais deles pediram algumas dicas?

R: Ele mora no interior com a mãe, pois nos separamos um ano atrás, então lá as pessoas não são tão ligadas a isso tudo que está acontecendo. Mas alguns professores e o próprio diretor da escola sabem do vídeo e ficaram impressionados.

E sim, muitos marmanjos e crianças têm pedido para que eu os adote só pra ganhar uma animação dessa. Alguns pais e mães também têm sondado por quanto eu faria uma animação dessa para seus filhos. No momento estou muito ocupado com os trabalhos do estúdio que estou atualmente e com alguns freelances desde antes divulgar o vídeo. E na verdade não tenho interesse em fazer isso por encomenda.

GH – O autor de DBZ, ou alguém da produção do mangá/anime, ficou sabendo da sua animação e entrou em contato com você?

R: Isso ainda não aconteceu, mas seria muito bom! Quem sabe?

GH – Pretende fazer futuras animações para o seu filho?

R: Eu diria que todo desenhista de HQ, mangá ou animador 3d e 2d têm seus projetos pessoais. Eu fiquei impressionado pela visualização deste video no youtube e principalmente pela aceitação do meu trabalho, em termos de qualidade da animação. Isso me motivou a tirar o meu projeto de anime da gaveta. Um projeto que criei em 2000, estarei dando início ainda este mês e pretendo até julho lançar algum material disto no youtube também. Isto seria algo se pensando em mercado mesmo.

Quanto a outro presente em animação, se nenhum imprevisto acontecer, para o 10º aniversário do Rasdael entraremos no universo de Saint Seiya. E daí chega né? rssss

GH – E para terminar, conte-nos como foi a reação do seu filho quando viu o vídeo pela primeira vez.

R: Tem o vídeo desta reação no meu canal do Youtube. Ele ficou muito empolgado, mas sabendo que estava sendo filmado e fotografado, se conteve. Mas dá para perceber que curtiu muito, tanto quanto aos personagens falando o nome dele como quando surge o Bills no video, é possivel ouvir ele dizer o nome deste. Depois voltando pra casa, após a festa, ele me disse que gostou muito quando Goku e Bulma falaram com ele. Juntamente com o priminho Ícaro, assistiram umas seis vezes seguidas quando chegamos em casa. A festa foi no buffet de um shopping aqui na capital e contou com a presença da Tânia que nos levou uma surpresa muuuuuuuuuuuuito bem vinda que foi o Figueira Jr (Android 17). Wendel teve um um compromisso neste dia e não pôde comparecer. Seguindo as dicas da Bulma, fizemos um pequeno bingo na festa e tínhamos pudim, mas o horário se avançou e não deu tempo de servi-lo ( ficou tudo pro Bills, risos). Realmente foi inesquecível. Curiosidade: o 1º prêmio do bingo foram as 7 esferas do dragão e quem ganhou foi o ”Android 17” marcando 7 pontos, perceberam que o número 7 é o número do Figueira Jr? 😀

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!