Share Button

O criador do jogo mais popular do momento em smartphones, “Flappy Bird“, finalmente saiu de dentro do armário e revelou, em sua primeira entrevista desde que retirou o game das lojas online sem explicações, que tomou essa atitude porque o jogo se tornou um “produto viciante“.

Dong Nguyen, o vietnamita de 29 anos que ficou famoso mundialmente nos últimos dias, conversou com o pessoal da Forbes e disse que ele não tem planos de trazer o game de volta e que o famoso, e odiado passarinho está “morto definitivamente“.

Flappy Bird foi criado para ser jogado em pouco minutos quando você está relaxado“, disse ele. “Mas acabou se tornando um produto viciante. Eu penso que se tornou um problema. Para resolver esse problema, o melhor foi retirar Flappy Bird. Ele se foi para sempre“.

Matando o seu passarinho, aparentemente por motivos altruísticos, Nguyen deixa de ganhar a bolada de US$ 50 mil diários em propaganda, valor estimado por sites especializados. Ele apenas respondeu que “Eu não sei de quanto exatamente era a quantia, mas eu sei que era muito“.

Durante a entrevista ele negou que tenha sofrido pressões legais da Nintendo para retirar o game, devido as similaridades com os canos verdes de “Super Mario Bros“, dizendo que foi tudo uma “coincidência“.

Nguyen foi descrito pela jornalista como uma “pessoa nervosa que fuma muito” , durante os 45 minutos que durou a entrevista. O sucesso foi tão repentino que sua família sequer sabia da existência de “Flappy Bird“, até a imprensa começar a procurá-los.

Nguyen disse que foi a “culpa” que o motivou a retirar o game: “minha vida já não era confortável como era antes. Eu não podia dormir. Eu não acho que seja um erro. Pensei muito sobre isso“, explicou.

Mas ele não pretende desistir da produção de games, dizendo que “após o sucesso de Flappy Bird, eu me sinto mais confiante, e eu tenho liberdade de fazer o que quiser“.

Flappy Bird” se foi para sempre, mas não se preocupem caros viciados, já há vários clones disponíveis gratuitamente nas lojas online, como “Flappy Plane”, “Flappy Whale”, “Flappy Penguin”, “Flappy Angry Bird”, entre outros, só escolher um.

Quando perguntado se teria algum recado para os fãs que ficaram desapontados, Nguyen foi conciso: “Muito obrigado por jogarem o meu jogo“.