Curiosidadesr7

Cronologia Zelda: como jogar os games em uma história sequencial?

Até divisão com realidades alternativas a série tem!

A Linha do Tempo da série Zelda foi alvo de muitas especulações dos fãs durante anos, que questionavam qual jogo se passava em qual período. Por mais que o primeiro game tenha saído no ano de 1986, foi somente em 2011 que a Nintendo publicou a cronologia oficial no livro “Hyrule Historia”, mostrando que após os eventos do “Ocarina of Time” houve uma divisão em três linhas temporais.

De lá pra cá saíram alguns títulos inéditos, incluindo os recentes The Legend of Zelda: Breath of the Wild e também o Tears of Kingdom, que apesar de não ter uma cronologia oficial explicada, há conclusões tiradas pelos fãs graças aos acontecimentos do próprio game. Além disso, é importante ressaltar que por mais que os protagonistas sejam “Link” e “Zelda”, cada jogo apresenta personagens diferentes, o que significa que existem “vários Links” e “várias Zeldas” ao longo das gerações, exceto alguns que são continuações diretas. Curiosamente, o personagem “Ganon” é o mesmo em praticamente todos os games.

OBS: A cronologia terá livres spoilers, mas caso queira saber apenas a ordem que se deve jogar, segue.

Antes da divisão da timeline

Cronologia Zelda: como jogar os games em uma história sequencial?
The Legend of Zelda Skyward Sword é o primeiro da cronologia (Reprodução)
  1. The Legend of Zelda: Skyward Sword
  2. The Legend of Zelda: Minish Cap
  3. The Legend of Zelda: Four Swords
  4. The Legend of Zelda: Ocarina of Time (neste a timeline se divide em 3)

Timeline 1 –> Link derrotado por Ganon

Cronologia Zelda: como jogar os games em uma história sequencial?
Em Ocarina of Time há viagens no tempo e, por isso, a linha do tempo da franquia se divide em três timelines.
  1. The Legend of Zelda: Link to The Past
  2. The Legend of Zelda: Link´s Awakening
  3. The Legend of Zelda:  Oracle of Ages e Oracle of Seasons
  4. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
  5. The Legend of Zelda: Triforce Heroes
  6. The Legend of Zelda (Original)
  7. Zelda II: Adventures of Link.

Timeline 2 –> Link criança evita os eventos futuros de Ocarina

Cronologia Zelda: como jogar os games em uma história sequencial?
Em uma das linhas temporais do Ocarina of Time, o Link impede os acontecimentos (Reprodução)
  1. The Legend of Zelda: Majora´s Mask
  2. The Legend of Zelda: Twilight Princess
  3. The Legend of Zelda: Four Swords Adventures

Timeline 3 –> Continuação do futuro com o Link adulto de Ocarina of Time

Cronologia Zelda: como jogar os games em uma história sequencial?
A terceira timeline continua os eventos do futuro do Zelda Ocarina of Time (Reprodução)
  1. The Legend of Zelda: Wind Waker
  2. The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
  3. The Legend of Zelda: Spirits Tracks

Linhas convergem e a Grande Calamidade

Os eventos dos jogos anteriores de Zelda são referenciados em Breath of the Wild, indicando que se passa muitos milênios após (Reprodução).
  1. The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  2. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
Cronologia Zelda segundo o livro “Hyrule Historia” lançado em 2011 (Reprodução)

Antes dos Games: A Criação do Mundo

Segundo a mitologia, antes do começo dos tempos houve três Deusas douradas que desceram sobre o caos: Din, a Deusa do Poder, criou a terra; Nayru, a Deusa da Sabedoria, trouxe ordem ao mundo e Farore, a Deusa da Coragem, criou a vida.

Com sua missão completada, as três retornaram aos céus e deixaram no mundo um artefato conhecido como “Triforce”, que é capaz de realizar os desejos mais profundos daqueles que o possui.

Algum tempo depois a Triforce ficou em posse da Deusa Hylia durante um período da história conhecido como “Era de Hylia”. Um dia, um rei demônio “Demise” quis dominar o mundo e levantou um exército contra o reino de Hyrule. Hylia pegou os humanos sobreviventes e os enviou para o céu atrás de uma barreira de nuvens que ela mesma criou, sendo um lugar conhecido como Skyloft, onde ela escondeu a Triforce também.

A Deusa se uniu aos remanescentes da terra e, após uma dura batalha, ela conseguiu selar as forças do mal lideradas por Demise. Gravemente ferida e sabendo que o selo posto sobre Demise não duraria muito tempo, ela resolveu renunciar sua divindade, já que a Triforce não poderia ser manejada por um Deus. Foi aí que ela transferiu sua alma ao corpo de um mortal que estaria maduro no momento do retorno de Demise. A deusa criou a Espada de Deusa e o espírito Fi para ajudar o herói escolhido, que se revelaria ao levantar a espada do pedestal.

A Era do Céu ao Herói do Tempo

  1. Skyward Sword (2011 – Wii): Este game se passa em Skyloft, vemos a criação da quebra do selo do Demise e a criação da Espada Mestre. A Deusa Hylia encarna em uma garota chamada Zelda e ela tem um guerreiro escolhido para ser o seu salvador, o Link. Ele derrota Demise e devolve a a Skyloft para a superfície, criando Hyrule.
  2. Minish Cap (2004 – GBA):  Após um longo período de desenvolvimento, Hyrule foi atacado por criaturas malignas, deixando o lugar em ruínas. A pequena raça conhecida como “Minish” desce dos céus, e dá para o herói a lâmina Picori, devolvendo a paz ao mundo. Para garantir que as criaturas não destruíssem mais o reino, ele as colocou em um baú selado. Cem anos depois um homem chamado Vaati abriu o baú selado, e um jovem chamado Link vai em busca dos “Minish” para salvar o mundo. Ele consegue a espada Four Swords, que também é utilizada no próximo jogo.
  3. Four Swords (2002 – GBA): Nesse game, o selo do Vaati foi quebrado, e um novo Link foi chamado para usar a espada e selá-lo novamente:
  4. Ocarina of Time (1998 – N64): Aqui surge o vilão Ganondorf que é a essência do vilão Demise. Ele quer a Triforce para ter o poder absoluto, e o Link dessa geração precisa da Espada Mestra para conseguir enfrentá-lo, sendo que agora ela está selada dentro do Templo do Tempo. No entanto, ao removê-la, há uma passagem de tempo de sete anos, já que o Link criança não estava preparado para usá-la. Ao longo desse período, o vilão conseguiu dominar o mundo de Hyrule utilizando a Triforce do Poder. Já a da Coragem ficou com o Link e a da Sabedoria com a Zelda.No fim de Ocarina of Time, a princesa Zelda envia o Link de volta para o período em que era uma criança. Ao voltar, ele avisa a Zelda criança sobre os acontecimentos que virão e evitando que tudo aconteça. É justamente aqui que a timeline da série é quebrada em três: a continuação da história após a derrota do Ganondorf; uma em que o Link criança evitou os acontecimentos do Ocarina of Time; e uma terceira em que o Link foi derrotado pelo Ganon durante a batalha final do Ocarina.

Linha do tempo de Link Derrotado em Ocarina of Time

  1. A Link to The Past (1991 – SNES): Com a derrota de Link, os sete sábios aprisionaram Ganondorf no reino sagrado. Com o tempo, o vilão conseguiu transformar aquele lugar no mundo das trevas e, na atualidade, o mago Agahnim capturou as sete descendentes dos sábios e a princesa Zelda. Nesse contexto, um novo Link surge para salvar Hyrule e, no final, ele usa o poder da Triforce para purificar o Mundo das Trevas.
  2. Link´s Awakening (1993 – Gameboy): Voltando para Hyrule em um barco após uma viagem, o Link sofre um naufrágio durante uma grande tempestade e ele para na ilha Koholint. Para sair dessa ilha, ele precisa acordar um peixe lendário chamado Wind Fish.
  3. Oracle of Ages e Oracle of Seasons (2001 – Gameboy Color): Ainda com o mesmo Link, este aqui as bruxas Twin e Nova querem completar um ritual para reviver Ganondorf. Elas quase conseguem, mas de modo incompleto já que o Link as derrota, e o Ganondorf renasce sem todos os seus poderes e também é derrotado pelo herói.
  4. A Link Between Worlds (2013 – Nintendo 3DS): Muitos anos após o Link to the Past, um novo Link surge para restaurar a paz no reino de Hyrule após o feiticeiro Yuga captura a princesa Zelda e foge para uma dimensão paralela. Seu objetivo é matar os sete sábios para reviver o demônio Ganon.
  5. Triforce Heroes (2015 – Nintendo 3DS): Contando com o mesmo Link do Between Worlds, neste aqui o herói vai para o reino de Hytopia, sendo recrutado pela bruxa Hunting Brigade para derrotar uma outra bruxa: a Lady Maud.
  6. The Legend of Zelda (1986 – NES):  Após um longo período conhecido como “Era Dourada”, vários reis conseguiram manter a paz de Hyrule utilizando o poder da Triforce unida. No entanto, o último rei de Hyrule, preocupado com as verdadeiras intenções de seu filho, esconde a Triforce da Coragem no Grande Palácio. Antes de sua morte, ele usa uma magia em Hyrule para que um dia surja um jovem homem capaz de usar a Triforça da Coragem, e ele confia a localização para sua filha, Zelda. Com sua eventual partida, o então príncipe assume o papel de rei e está em posse da Triforce do Poder e da Sabedoria.Ele questiona a sua irmã a localização da Triforça da Coragem, mas ela se recusa a dizer, então um mago que funcionava como “braço direito” do novo Rei solfa um feitiço para que ela durma eternamente. O novo Rei se arrepende do que aconteceu e, para proteger o corpo de sua irmã, ele a coloca em um altar localizado no Castelo do Norte. Desde então, ele decreta que todas as mulheres que nascerem na família real precisam ser nomeadas como Zelda, enquanto a princesa amaldiçoada passa a ser conhecida como Zelda I. Muitos anos mais tarde, Ganon revive e ataca Hyrule, roubando a Triforce do Poder. Já a princesa Zelda divide a parte da Sabedoria em oito pedaços e um novo Link surge para derrotar o vilão.
  7. Zelda 2: The Adventure of Link (1988 – NES): Com o mesmo Link do primeiro jogo, a personagem Impa conta para o herói sobre a história da Zelda adormecida no castelo do norte e entrega um pergaminho indicando onde estava a última parte da triforce: a da coragem.  Ele vai atrás dela e, no fim, enfrenta sua própria forma obscura: Dark Link. Com a parte da coragem restaurada, ele consegue unir a Triforce e reviver a princesa Zelda do sono eterno.

Linha do tempo de Link Criança evitando o ocorrido em Ocarina of Time

  1. Majora´s Mask (2000 – N64): Se passando meses depois do Ocarina of Time com o Link criança, o herói é atraído para um universo paralelo chamado Termina onde ele encontra várias pessoas que viu durante os eventos de Ocarina, porém tendo outras personalidades. Por lá, um vilão chamado Skull Kid, que está sendo controlado pela máscara de Majora, conseguiu com que a lua daquele lugar fosse em direção a Termina para destruir todo o lugar. Cabe ao Link evitar que isso aconteça e voltar para Hyrule.
  2. Twilight Princess (2006 – GameCube e Wii): Algum tempo depois dos eventos do Ocarina of Time, o Ganondorf é sentenciado a morte pelos sábios, mas ele acaba sobrevivendo ao incidente e mata um dos sete sábios. Os restantes então usam o poder do Espelho do Crepúsculo para selá-lo lá por toda a eternidade. Nesse reino, o Ganondorf encontra Zant e os dois conseguem corromper o mundo do Crepúsculo e ambos têm como objetivo fundir o reino de Hyrule.  A nova geração de Zelda e de Link tentam evitar essa catástrofe.
  3. Four Swords Adventures (2004 – GameCube): Centenas de anos após Twilight Princess, nasce um novo homem na tribo das Gerudos, sendo a reencarnação do Ganondorf, que pretende reviver Vaati. A nova princesa Zelda e o novo Link precisam impedir isso.

Linha do tempo de Link Adulto em Ocarina of Time

  1. Wind Waker (2002 – GameCube): Após os eventos do Ocarina of Time, o selo dos sete sábios que aprisionou o Ganondorf ficou enfraquecido e o vilão conseguiu escapar. Os sábios esperaram que o herói do tempo aparecesse, mas isso não aconteceu considerando que ele voltou para a linha do tempo de quando criança e, sem escolha, eles inundaram Hyrule e mantiveram o Ganon preso em baixo das águas. Algum tempo depois, o Ganon consegue atacar a superfície e um novo Link surge para impedí-lo, que derrota o Ganon transformando-o em pedra.
  2. Phantom Hourglass (2007 – DS): Se passando com o mesmo Link do Wind Waker. Tanto ele quanto a Tetra (princesa Zelda disfarçada) viajam de barco e são atacados por um navio fantasma e a Tetra é capturada pelo monstro Bellum. Link terá de salvá-la e derrotar o novo vilão.
  3. Spirit Tracks (2009 – DS): Após os eventos de Phantom Hourglass, o Link e a Tetra chegam a um novo continente e criam uma nova Hyrule, conectando todo o reino em trilhos espirituais. 100 anos após isso, o chanceler Cole revela ser um demônio que quer reviver o rei demônio Malladus. Ele rouba o corpo da princesa Zelda, e esta, em forma de espírito, precisa encontrar um novo Link para salvar a nova Hyrule.

Linhas convergindo: a Grande Calamidade

A partir daqui não há uma linha oficial da Nintendo. Sabe-se que Breath of The Wild se passa milênios após os anteriores, e todas as histórias até então se tornaram mitos, sendo impossível dizer o que é fato ou o que é lenda. Uma entidade chamada “Calamity Ganon” foi derrotado há 10 mil anos e revivido 100 anos antes dos eventos de Breath of the Wild. A princesa Zelda sela o Calamity Ganon.

  1. Breath of the Wild (2017 – WiiU/Switch): Aqui, o selo da princesa Zelda está enfraquecendo e o Calamity Ganon irá retornar e, portanto, um Link ressucita no Santuário da Ressureição, só que sem suas memórias. O herói precisará recuperar suas memórias, enfrentar o Ganon e a Zelda o sela novamente.
  2. Tears of the Kingdom (2023 – Switch): Continuaçãao direta do anterior, Link e Zelda estão explorando os túneis subterrâneos e encontram um antigo corpo em Gerudo que revela ser Ganondorf. O corpo do Rei Demônio acorda, e ele faz o Castelo de Hyrule surgir do chão e ele quebra a Espada Mestre e faz a Zelda desaparecer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!