Share Button

Sempre que um título pertencente à série original Mario é anunciado, é impossível não se sentir ao menos curioso. Afinal, mesmo quem não joga nenhuma aventura do encanador faz um bom tempo ou é partidário de outra companhia que não a Nintendo sabe que um lançamento do tipo sempre é sinônimo de diversão e novidades que vão influenciar muitos títulos futuros.

Com New Super Mario Bros a história não foi diferente, já que o jogo representou a primeira aventura tradicional de Mario em 15 anos. Desde o lançamento de Super Mario World o encanador encarou diversas aventuras tridimensionais que, apesar de bastante divertidas, passavam a sensação de que algo estava faltando. Felizmente, New Super Mario Bros foi capaz de superar qualquer expectativa criada em torno dele, se tornando um jogo merecedor de figurar entre os melhores da franquia.

De volta ao básico…

Esqueça-se de mapas tridimensionais e acessórios como mochilas de águaNew Super Mario Bros retoma os elementos básicos que tornaram a série famosa, oferecendo um jogo de plataformas bastante tradicional. É claro, isso sem deixar de lado as inovações, como os gráficos tridimensionais que atuam de forma 2D e a incorporação de novos movimentos ao encanador. Além dos tradicionais pulos, Mario agora ganhou a habilidade de esmagar seus inimigos com um movimento giratório tirado diretamente de Super Mario 64.

Assim como os outros jogos clássicos de Mario, não espere encontrar aqui um título que guie o jogador pela mão e esteja recheado de tutoriais explicando cada elemento da jogabilidade. Desde o primeiro momento de jogo, New Superio Mario Bros exige que o jogador domine ao menos seus controles básicos, colocando em seu caminho desafios com dificuldade crescente que vão exigir bastante atenção e habilidade, principalmente quando o assunto é terminar as fases sem sofrer nenhum arranhão.

Não que isso signifique que a experiência seja daquelas que frustam pela dificuldade – porém, quem está acostumado a títulos mais recentes feitos simplesmente para o “jogador casual” pode se sentir intimidado no começo. Felizmente, o título é tão divertido que, mesmo quando se torna difícil, tem aquele elemento que faz com que o jogador tente várias vezes até alcançar seu objetivo – e a sensação de tarefa cumprida depois de superar um desafio é uma experiência inigualável e que só se encontrar em jogos eletrônicos de qualidade.

… mas sem se esquecer de novo

Em vez de simplesmente oferecer aos jogadores a mesma experiência encontrada nos jogos clássicos da franquia (o que por si já seria algo muito bom), New Super Mario Bros adiciona alguns elementos novos que mudam um pouco a forma de explorar as fases. Enquanto a tradicional flor que dá poderes de fogo permanece, novos itens garantem a possibilidade de explorar novos terrenos e são uma ótima forma de encontrar caminhos escondidos nas fases.

Apesar do útil casco de tartaruga que protege o jogador dos ataques inimigos ser uma opção que vai atrair muita gente, o destaque vai mesmo para os novos tipos de cogumenlos. Enquanto um diminui Mario a um tamanho microscópico, permitindo desafiar ainda mais a gravidade com seus pulos ou explorar túneis pequenos, o outro transforma o encanador em um gigante e permite destruir tudo que encontra pelo caminho.

Mesmo estando repleto de novidades em sua apresentação, a sensação que fica é que a Nintendo decidiu apostar em um caminho seguro e não incluiu muitas inovações ao jogo. É claro, os novos itens e cenários garantem jeitos diferentes de lidar com as situações, mas quem jogou Super Mario Bros 3 ou Super Mario World logo vai perceber que o esqueleto da aventura permanece o mesmo, sem nenhuma grande inovação que justifique o “New” na frente do título do jogo.